Igrejas, sobrados centenários, museus e até mesmo uma charmosa Maria Fumaça mantidas desde o século XVIII, preservam a história de uma das cidades coloniais mais importantes do estado de Minas Gerais

São João Del Rei é uma das maiores, mais importantes e antigas cidades setecentistas mineiras, a cidade nasceu em 1702 às margens do rio das Mortes pelas mãos de bandeirantes paulistas. Atualmente, São João Del Rei conta com diversos comércios, trânsito movimentado e é conhecida por ser uma vibrante cidade universitária devido à expressiva presença de centros de ensino e repúblicas estudantis que atraem jovens do país inteiro e também do exterior.

Para o encanto dos locais e turistas, a cidade mantém viva uma tradição de séculos: o repicar dos sinos das igrejas. Tal costume fez dela a “cidade dos sinos” e a “terra onde os sinos falam”. Os toques religiosos são executados por sineiros que passam de geração a geração a sua arte. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) concedeu ao ofício de sineiro e aos acordes dos sinos o título de Patrimônio Imaterial Brasileiro.

A religiosidade é um traço marcante e está presente nas belas igrejas, testemunhas de um rico passado. A matriz de São Francisco de Assis (1774) tem projeto e decoração do Aleijadinho, um dos maiores artistas barrocos do país. A Basílica Nossa Senhora do Pilar é tombada pelo IPHAN e é a única da cidade com altares de talhas douradas.

O Centro Histórico exibe chafarizes, pontes de cantaria e belo casario colonial. Destaca-se o Memorial Tancredo Neves, criado para homenagear o advogado e político brasileiro nascido na cidade. São João del Rei também celebra a sua tradição religiosa através da atividade musical sacro-barroca e de cerimônias como a Festa do Divino e a Semana Santa, em que turistas e cidadãos enfeitam as ruas com delicados tapetes decorativos confeccionados com areia, serragem e pétalas.

O que fazer em São João Del Rei

Memorial Tancredo Neves. Foto: Pedro Vilela/MTur

Igreja São Francisco de Assis

Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a igreja é uma das mais bonitas e importantes de São João Del Rei. A igreja com características barroca se destaca pela quantidade de detalhes e sua localização privilegiada no centro antigo Da cidade. Aos domingos a missa das 9h15 é acompanhada por uma majestosa orquestra seguida de um coro impressionante.

Serra do Lenheiro

A enorme formação rochosa tem mas de 1,6 bilhões de anos, na trilha que da acesso ao local é possível ver de perto pinturas rupestres datadas com mais de 6 mil anos! A Serra do Lenheiro foi a principal fonte de extração de lenhas e pedras preciosas que serviram na construção de várias igrejas de São João del Rei.

Maria Fumaça

Inaugurada em 1881 por D.Pedro II, é a mais antiga do país e única locomotiva da época que permanece em atividade. O trajeto percorre 12 quilômetros partindo de São João Del Rei, passando pela Serra da Mantiqueira com destino final a cidade de Tiradentes.

Lojas de Estanho

São João del Rei é conhecida como a cidade do estanho, se destacando por ser o único lugar do Brasil que se produz artesanato com metal.

Museu Ferroviário

Localizado dentro da estação ferroviária de São João Del Rei, o Museu Ferroviário foi inaugurado no centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Quem visita o local descobre a história da ferrovia com um rico acervo de objetos antigos, como relógios, telefones, ferramentas que ajudaram a construir a estrada de ferro e até mesmo um vagão de luxo que foi utilizada por personalidades que fizeram história, como o imperador D. Pedro II.

Ponte do Rosário

Construída em 1800 sob a direção do mestre Francisco de Lima Cerqueira, a Ponte do Rosário faz parte ds principais cartões postais do município. Essa foi a terceira ponte de pedra construída na cidade e ligavam as ruas Direita e da Prata, onde vivia a elite local da época. Outra curiosidade que pode ser observada são os bancos onde os escravos eram comercializados.

Outros atrativos turísticos em São João Del Rei

  • Rua da Prata
  • Catedral Basílica de N.Sra do Pilar
  • Cemitério do Carmo
  • Memorial Tancredo Neves
  • Solar da Baronesa de Itaverava
  • Teatro Municipal
  • Museu Regional de São João del-Rei
  • Rua das Casas Tortas
  • Museu de Arte Sacra
  • Mercado Municipal de São João Del Rei

Como chegar em São João Del Rei

Catedral Nossa Senhora do Pilar. Foto: Pedro Vilela/MTur

De avião

O acesso a São João Del Rei por avião pode ser realizado no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte a 185 km da cidade.

De carro

Partindo de Belo Horizonte, pela BR-040 (no sentido Rio de Janeiro até o município de Joaquim Murtinho) para, então, entrar no acesso à BR-383.

Do Rio de Janeiro BR-040, sentido Belo Horizonte, até chegar em Barbacena, pegando então o acesso para a BR-265.

Saindo de São Paulo é necessário pegar a BR-381 até Lavras, para, então, acessar a BR-265 e seguir caminho até São João Del Rei.

De ônibus

Da rodoviária de Belo Horizonte partem ônibus para São João del Rei pela empresa Viação Sandra. Clique aqui para conferir horários e valores.

Melhor época para visitar São João Del Rei

Centro histórico. Foto: Pedro Vilela/MTur

Quem visita a cidade durante o verão tem a possibilidade de aproveitar mais os passeios ao ar livre, como cachoeiras, trilhas e mirantes próximos da cidade. São João Del Rei também é conhecido pelo Carnaval agitado. O destino pode ser visitado o ano inteiro, mas se você busca conhecer as atrações históricas com mais calma o aconselhável é evitar os grandes feriados, como a Semana Santa e Páscoa.

Durante o inverno a cidade apresenta o incrível festival cultural de inverno, reunindo inúmeros artistas de diferentes vertentes, como músicos, artesãos, poetas e atores.

Onde se hospedar em São João del Rei

Foto: Wikimedia Commmns

O Booking oferece mais de 50 opções de hospedagem em São João del ReiVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

São João del Rei tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

» Turismo em Belo Horizonte: o que ver e fazer
» Turismo em Ouro Preto, melhores lugares para conhecer na cidade
» Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo
» 6 motivos para conhecer Capitólio em Minas Gerais

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

4 aplicativos que vão te ajudar a fazer dinheiro enquanto você viaja

Artigo anterior

Garapuá, destino encantador que você precisa conhecer na Bahia

Artigo seguinte

Você pode gostar