Salvador carregou por 200 anos o título de primeira capital do país e pode ser considerado o berço histórico do Brasil. A cidade abriga diversas igrejas, fortes e centenas de casarões do século 17 e 18 que abrigam de museus a lojinhas de souvenir, espalhados principalmente no Pelourinho, bairro e centro histórico da cidade, localizado em uma área denominada como cidade alta, um dos principais cartões postais do destino.

A mistura de culturas, crenças e raças junta ao divertido calendário de festas populares, arrastam milhares de turistas fazendo da capital baiana um dos destinos mais visitados no país.

O turista que escolhe Salvador pode ir à praia pela manhã, fazer um passeio ao Centro Histórico à tarde, jantar em um dos bons restaurantes da cidade e ir dançar nos ensaios dos blocos de carnaval ou ao som de outros estilos musicais. Outras opções de lazer são os teatros, como o Castro Alves, o Jorge Amado e o Vila Velha. Ainda se pode ir ao Farol da Barra ver o pôr-do-sol ou na Baía de Todos os Santos, os locais prediletos dos turistas e moradores de Salvador. O Mercado Modelo é o ponto escolhido por muitos turistas para comprar lembranças do destino, dentre elas rendas, especiarias da região, berimbaus e todo tipo de artesanato produzido no estado.

A cidade mais animada do Brasil consegue transformar tudo em festa, tem a festa dos sabores, do tabuleiro da baiana, dos ensaios abertos dos blocos, festa do candomblé e devoção cristã, da capoeira, a festa do pôr-do-sol no Farol da Barra, do artesanato, do patrimônio arquitetônico, das regatas, são tantas comemorações, que é possível escutar a expressão “quando o baiano não está em festa, é porque está se preparando para a próxima”.

Não são só as paisagens que vão fazer você se apaixonar por Salvador, a gastronomia é outro ponto forte da cultura baiana. Além dos tradicionais acarajés, as receitas típicas dessa região do Brasil, como o bobó, a moqueca, o vatapá e o caruru, são considerados relíquias gastronômicas da Bahia.

O que fazer em Salvador

Foto: Márcio Filho / Mtur

Pelourinho

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Centro Histórico de Salvador é repleto de ladeiras com casarões históricos coloridos. O largo abriga diversos restaurantes, lojas e bares que ficam dentro das construções coloniais. Uma maneira de chegar até o local é pegando o Elevador Lacerda, outro cartão postal da cidade, que liga a cidade baixa a cidade alta.

Praias

Sempre cheia aos finais de semana a praia do Farol da Barra é a mais movimentada da capital. Durante as marés baixas formam-se algumas piscinas naturais perfeitas para crianças. Aproveite a proximidade com outras atrações litorâneas na região e faça uma caminhada até o Porto da Barra, outra praia muito famosa entre os moradores da capital baiana. Outras opções próximas são a Praia de Ondina, a Praia do Buracão e a Praia da Paciência.

Imortalizada por Vinícius de Moraes a praia de Itapuã é uma das mais famosa de Salvador e bem movimentada, o cartão postal é formado pelo farol, as águas verdes do litoral e o extenso coqueiral que acompanha a faixa de areia.

Vizinha a Itapuã e Stella Maris, a Praia do Flamengo é um local calmo e próprio para quem quer descansar. Seus coqueiros, ao longo da orla, proporcionam uma paisagem muito bonita.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Famosa por ser cenário da tradicional comemoração da “lavagem do Bonfim, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é a mais famosa da cidade. A construção possuí uma belíssima decoração em estilo neoclássico e sua fachada é revestida com azulejos portugueses do século 19.

Igreja e Convento de São Francisco

Uma das principais construções de arquitetura barroca, a igreja está localizada no Pelourinho e possui cerca de 800kg de ouro decorando seu interior.

Fundação Casa de Jorge Amado

A residência do Casal Jorge Amado e Zélia Gattai se transformou em um memorial aberto à visitação e administrado pela prefeitura de Salvador. O espaço exibe diversos vídeos, efeitos sonoros e fotografias interativas e mantém os móveis e utensílios que foram restaurados e as cinzas dos dois escritores que foi depositada no jardim do casarão.

Solar do Unhão

O lugar é ideal para quem busca fazer um passeio cultural em Salvador. Construído no século 17, abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia e reúno mais de 2 mil obras de pintores brasileiros, entre eles Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Candido Portinari.

Mercado Modelo

Construído em 1861, o Mercado Modelo está localizado na Cidade Baixa e concentra diversos boxes que oferecem uma infinidade de produtos típicos da região.

Forte Mont Serrat

Uma ótima maneira de admirar a Baía de Todos os Santos é fazendo uma visitação ao Forte Mont Serrat. Erguido em 1687 e 1742, a construção passou por várias reformas após as invasões dos adversários.

Farol da Barra

O Farol da Barra, erguido em 1698, está localizado no Forte de Santo Antônio da Barra e é aberto para visitação. Do alto de seus 22 metros de altura você terá uma bela vista da Baía de Todos os Santos. Dentro do forte, o visitante também poderá conhecer o Museu Náutico da Bahia, que abriga um acervo representativo de toda a história marítima da primeira capital brasileira.

Rio Vermelho

Considerado um dos bairros mais badalados de Salvador, o Rio Vermelho concentra uma enorme variedade de bares, restaurantes e casas noturnas. A concentração costuma acontecer na Praça da Dinha e no antigo Mercado do Peixe, espaço que foi revitalizado e hoje abriga diversas opções gastronômicas com música ao vivo.

Outros atrativos turísticos em Salvador:

  • Ilha dos Frades
  • Morro do Cristo
  • Ponta de Humaita
  • Teatro Castro Alves
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
  • Palacete Das Artes Rodin Bahia
  • Museu de Arte da Bahia
  • Museu Carlos Costa Pinto

Como chegar em Salvador

Foto: Márcio Filho / Mtur

De avião

O Aeroporto Internacional de Salvador é moderno e recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro

De vitória: 1.165 km pela BR-101
De Aracaju: 316 km via BA-099 e SE-100
De Minas Gerais: 1.400 km com acesso BR-101 depois de Feira de Santana

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Salvador, vale ligar na rodoviária da capital baiana.
Rodoviária de Salvador
Tel: (71) 3450-0333

Melhor época para conhecer Salvador

Foto: Márcio Filho / Mtur

A capital baiana recebe sol em quase todos os dias do ano e seu termômetro costuma ficar sempre entre 24ºC e 27ºC. O verão é a época mais quente e mais movimentada na cidade, por isso, se você pretende conhecer Salvador entre os meses dezembro e fevereiro, planeje tudo com antecedência – desde a compra da passagem até a hospedagem. A época do ano em que mais chove vai desde abril a julho.

O Réveillon é outra época em que a cidade recebe muitos turistas. A virada do ano em Salvador é a mais procurada entre as cidades do nordeste brasileiro. As comemorações costumam acontecer em vários pontos da orla, mas o grande destaque são as queimas de fogos que ocorrem na Praia do Farol da Barra.

A capital inda conta com diversas festas tradicionais que atraem turistas em diversas datas do ano, como Lavagem do Senhor do Bonfim, a Festa de Iemanjá e a Festa de Santa Bárbara.

Onde se hospedar em Salvador

Foto: Márcio Filho / Mtur

Como toda grande capital, Salvador tem muito a oferecer e escolher um bairro para se hospedar pode parecer difícil durante o planejamento. Se você pretende conhecer as principais atrações da cidade escolha um bairro como os bairros da Barra, Rio Vermelho e Ondina, se sua pegada for conhecer a história do estado, não hesite em procurar uma pousada de charme no Pelourinho. Já se sua ideia for relaxar e ficar em um canto mais tranquilo da capital baiana escolha bairros como Flamengo e Itapuã.

Uma ótima opção no bairro do Rio Vermelho, um dos mais boêmios e bem localizados da cidade, é o Mercure Rio Vermelho. O hotel dispõe de restaurante,bar, piscina com borda infinita, business center, academia e estacionamento. Se você está buscando opções no bairro da Barra, nossas dicas são o Grande Hotel da Barra e o The Hotel.

» As melhores praias para você conhecer na Bahia
» Praias para conhecer em Salvador e arredores
» 7 hotéis pousadas bem localizadas para você ficar em Salvador
» Bahia: veja 9 fotos das melhores praias de Salvador e entornos

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Lugares para conhecer em Aracaju

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Olinda

Artigo seguinte

Você pode gostar