Com canais encantadores, muita cultura e belíssimas paisagens, saiba os melhores lugares para conhecer em Roterdã

Sede de um dos maiores e mais importantes portos do mundo, Roterdã é a principal porta de entrada para os Países Baixos. Segunda cidade mais populosa da nação, é repleta de ruas arborizadas, além de mesclar construções centenárias com modernas edifícios. Uma das principais atrações neste sentido, são as Casas Cubo, que ganharam esse nome devido ao formato cúbico de suas partes superiores.

Ganhando vida pelas mãos do arquiteto Piet Blom, as casas que se espalham pela cidade chamam atenção de turistas de todo o mundo por sua aparência arrojada e inovadora. A visita dentro de um dos modelos decorados é recomendada. 

Outra atração imperdível para conhecer em Roterdã inclui uma passagem pela Euromast, uma das torres mais altas da região. De lá, é possível desfrutar de uma deliciosa refeição em um restaurante cinco estrelas, enquanto aprecia uma vista panorâmica da Holanda. Aproveite a tranquilidade e as ruas convidativas da Holanda para explorar Roterdã. Um dos marcos modernistas que decoram a cidade é a Ponte Erasmusbrug, que foi inaugurada em 1996.

Entre os passeios que precisam estar em seu roteiro por Roterdã, está uma visita ao Museu Bokimans Van Beuningen, inaugurado em 1849 para ser o principal templo das artes da cidade. O acervo da instituição conta com obras de renomados artistas mundiais como Salvador Dalí, Monet e Van Gogh. Inaugurado em 2014, o inovador Market Hall de Roterdã é um dos maiores mercados da Europa, contendo uma incrível variedade de produtos naturais, especiarias e outros sabores incríveis da culinária tradicional holandesa. Vale a pena percorrer os corredores e barracas do local, especial aos finais de semana.

Completando sua viagem por Roterdã, experimente passear pela Witte de Withstraat uma das regiões mais boêmias da cidade. Pela redondeza é possível saborear bons cafés, bares e restaurantes, além de encontrar lojas de produtos de design e boas galerias de arte. Por fim, levando o estilo inglês para o coração holandês, o Parque Het é um dos mais elegantes da cidade, com uma incrível área verde, cenário para piqueniques, festivais de música e muita diversão em família.

O que fazer em Roterdã

Foto: Wikimedia Commons

Foto: Nicole Baster / Unsplash

Casas Cubo

Esta vila de casas cujos telhados ganharam formato de cubos é fruto da obra do arquiteto Piet Blom, que revolucionou a arquitetura holandesa. Seu projeto foi inspirado no conceito de viver e aproveitar os telhados das residências e o formato cúbico serviu para ampliar o espaço interno das casas, assim como a entrada de luz. Vale a pena conhecer o complexo, que fica próximo de parques, restaurantes e outras atrações imperdíveis.

Euromast

Para ter uma visão completa da cidade de Roterdã é necessário visitar a Euromast, uma das maiores torres de toda a região. Devido à geografia plana, é possível apreciar uma visão em 360°, além de desfrutar dos sabores de um restaurante exclusivo. A construção fica ao lado do Parque Werk, um dos melhores da cidade.

Erasmusbrug

Com seu design futurista, a Ponte Erasmusbrug é um dos cartões postais de Roterdã, oferecendo um panorama diferente dos canais da cidade. É feita de aço e cabos estaiados e seu pilar principal tem 139 metros de altura.

Museu Bokimans Van Beuningen

Explore o acervo imperdível deste grande museu, que reúne figuras renomadas das artes mundiais como Van Gogh, Monet, Picasso e outros célebres artistas. São modernistas, barrocos e impressionistas, reunidos em diversos pavilhões. O local ainda fica próximo de outros importantes museus, como o de História Natural.

Market Hall Rotterdam

Quem gosta de experimentar novos sabores e a culinária típica dos locais para os quais viaja, terá neste mercado uma das melhores atrações de Roterdã. Seu estilo moderno e futurista acolhe diversos fornecedores regionais, além de restaurantes populares, quiosques e uma infinidade de produtos in natura, além de muitas especiarias. Costuma receber festivais gastronômicos em alguns períodos do ano.

Witte de Withstraat

Para quem gosta de boas refeições, agito e cultura não pode deixar de percorrer essa rua que cruza a região central da cidade. Entre os charmosos prédios, canais e um paisagismo requintado, diversos bares, cafés e restaurantes dão o tom da atmosfera local, que ainda é agraciada com ótimas galerias de arte. 

Parque Het 

Desfrute de uma deliciosa tarde em meio ao parque que levou para o coração da Holanda o paisagismo tradicional dos jardins ingleses. Desenhado em 1852, o espaço é ideal para amigos, casais e famílias, por dispor de churrasqueiras, mini campo de golfe, brinquedos e belíssimos jardins, que convidam para piqueniques e outras aventuras.

Como chegar em Roterdã

Foto: Micheile Henderson / Unsplash

Roterdã é integrada à diversas capitais europeias por meio do sistema ferroviário, sendo a Estação Central a mais movimentada. A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional The Hague (RTM). Quem está em Amsterdã e planeja ir de carro, basta utilizar a rodovia A4, em uma viagem de 1h.

Melhor época para conhecer em Roterdã

Foto: Wikimedia Commons

A melhor época para visitar Roterdã, e escapar do frio, é entre os meses de maio e outubro. No entanto, mesmo durante o verão, é recomendado levar roupa de frio.

A primavera em Roterdã começa dia 21 de março e é a segunda melhor estação para visitar a cidade. As temperaturas médias já ficam entre 2ºC e 13ºC, aumentando ao longo da estação. O inverno em Roterdã é frio, com temperaturas médias entre 0ºC e 7ºC.

Confira qual a melhor época para viajar para a Europa aqui.

Onde se hospedar em Roterdã

Conhecida também pela arquitetura moderna e ao mesmo tempo futurista, Roterdã dispõe de ótimas opções de hospedagem. O Mainport Design Hotel possui classificação 5 estrelas e estpa localizado às margens d Rio Maas. Outra indicação é o Inntel Hotels Rotterdam Centre e o Sroom, um hotel instalado em uma antiga usina de energia no bairro portuário de Delfshaven.

O Booking oferece mais de 200 opções de hospedagem em RoterdãVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Roterdã tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Giethoorn o charmoso vilarejo sem ruas da Holanda
» Faralda, o hotel de luxo constuído em um guindaste na Holanda
» Veja as 8 cidades mais bonitas para visitar na Holanda
» 10 fotos incríveis da temporada de tulipas na Holanda para se apaixonar

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Dicas de turismo em Estocolmo

Artigo anterior

Conheça a lista de escolas certificadas para estudar na Irlanda

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.