Erguida sobre às margens das águas claras do Rio São Francisco, a simpática cidade de Piranhas está localizada no oeste do estado de Alagoas, em meio ao sertão, a cerca de 282 km de distância da capital Maceió. O município possuí um belo conjunto arquitetônico super charmoso, com inúmeras casinhas coloridas e bem preservadas que chamam atenção dos visitantes. Tantas belezas rendeu a cidade o título de Patrimônio Histórico Nacional.

Apelidada de Lapinha do Sertão, Piranhas tem ruas estreitas que são marcadas por diversos casarios da época colonial construídos no séculos XVIII e XIX, com arquitetura estilo colonial inglês e português.

O pequeno povoado ficou nacionalmente conhecido pela a imagem das cabeças degoladas expostas no casarão do Antigo Palácio Provincial de Lampião, Maria Bonita e seu bando de comparsas. A ação foi realizada pelo antigo tenente da cidade João Bezerra, em uma emboscada realizada na Gruta do Anjico, em 1938.

Piranhas é o melhor destino para quem deseja se refrescar nas águas verdes e mornas do Rio São Francisco e desbravar uma das regiões mais bonitas e exóticas do nordeste brasileiro: os Cânions do Xingó. A atração pertence ao município vizinho, Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe.

A cidade também oferece uma gama de opções de hospedagem, restaurantes e barzinhos.

Aos finais de semana seu centrinho histórico tem uma noite bem agitada, com música ao vivo e apresentações tipicas da região. A cidade também pode ser contemplada dos dois mirantes que podem ser vistos em qualquer canto de Piranhas, a Igreja do Senhor do Bonfim, de outro o Mirante Secular ocupa o pico mais alto da cidade com acesso em uma imensa escadaria com 385 degraus.

O que fazer em Piranhas

Cara Siqueira

Foto: Carla Siqueira

Torre do Relógio

A antiga torre do relógio encontra-se em frente ao Museu do Sertão e foi construída em 1879. A noite o Café da Torre funciona no alto da edificação.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

A simpática igreja fica no topo de um mirante com acesso em uma enorme escada com 265 degraus, do topo é possível avistar uma maravilhosa vista com o Rio São Francisco como plano de fundo.

Museu do Sertão

O Prédio da antiga estação ferroviária abriga hoje o Museu do Sertão, que conta com inúmeros objetos, roupas, armamentos e utensílios da época do cangaço. O espaço também carrega murais que narram a história dos cangaceiros e reproduções de imagens famosas.

Centro de Arte e Cultura

Se você deseja levar uma lembrancinha o melhor lugar para fazer compras é o Centro de Artesanato, Artes e Cultura de Xingó. No espaço são vendidos peças de arte e artesanato produzidos nas cidades do sertão alagoano como cestas, cerâmicas, bebidas, doces e roupas.

Prainha

O acesso a prainha é feito pelo centrinho histórico de piranhas, a atração fica na Orla Altemar Dutra, que possuí poucos restaurantes e barzinhos que oferecem estrutura para quem vai passar o dia inteiro relaxando nas águas do Rio São Francisco.

Centro Histórico

Reserve ao menos um dia para andar por todas as ruas do centro que você conseguir. Encontre novos ângulos para visualizar Piranhas, as casinhas coloridas e as praças da cidade são ótimos lugares para fazer uma fotografia perfeita e levar como recordação.

Mirante Secular

Construído no século 19, o Mirante Secular funcionava como um pequeno farol que guiava as embarcações que passavam pela águas do Rio São Francisco. O mirante abriga uma pirâmide com 8 metros de altura que marca a transição do século 19 para o 20.

Outros atrativos para conhecer em Piranhas

  • Praça da Matriz
  • Rota do Cangaço
  • Igreja Nossa Senhora da Saúde
  • Mirante Secular
  • Estação Ferroviária
  • Cachoeira do Vale da Ribeira
  • Riacho do Talhado
  • Trilha do Rio Capiá
  • Largo do Comércio

Como chegar em Piranhas

Foto: Rute Barbosa

De avião

Piranhas não possuí aeroporto, o jeito mais fácil de chegar até a cidade é desembarcar no aeroporto de Maceió ou Aracaju e de lá se deslocar de ônibus ou alugando um carro.

De ônibus

Os ônibus com destino a Piranhas saem diariamente das rodoviárias de Maceió e Aracaju. Da capital sergipana a viagem dura em média 4h30 até Canindé. Em seguida é preciso pegar um táxi até Piranhas, 10 minutinhos no máximo.

De carro

Vindo de Maceió pela BR-101, siga até o município de Areia Branca na BR-235, seguindo para Itabaiana. Após, o trajeto, entre na rodovia SE-106 até Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Glória. Em seguida, siga pela SE-206 percorrendo até chegar em Piranhas.

Melhor época para visitar Piranhas

Hilton Lebarbenchon

Foto: Hilton Lebarbenchon

Visitar Piranhas sempre será uma ótima oportunidade independente da época do ano. A região faz parte do sertão alagoano e as altas temperaturas estão sempre presente. O verão é a época mais quente do ano e a temperatura pode chegar aos 40º, dificultando os passeios ao ar livre. Uma ótima opção é tentar visitar Piranhas durante os festejos que ocorrem durante o ano, como o Carnaval e o Forrogaço, uma espécie de festa junina antecipada, que ocorre no início de junho.

Onde ficar em Piranhas

Foto: Cláudio Maranhão

A Pousada O Canto está localizada no centro histórico da cidade, ao lado das principais atrações de Piranhas. Essa é uma ótima opção para casais que chegam non destino.

O Booking oferece mais de 50 opções de hospedagem em PiranhasVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Piranhas tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade
» Praia do Gunga e suas falésias coloridas
» Praia do Francês, a atração mais badalada de Marechal Deodoro – Alagoas
» Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Drone revela as belezas da vila de Jericoacoara, no Ceará

Artigo anterior

20 profissões para você trabalhar viajando o mundo

Artigo seguinte

Você pode gostar