A capital alagoana reservas ótimas praias urbanas com águas claras e mornas. Sua orla é considerada uma das mais belas do Brasil, abrigando uma enorme ciclovia que percorre boa parte dos 40 quilômetros de litoral que banham a cidade.

O centro histórico da cidade  de Maceió é um ótimo lugar para conhecer um pouco mais do passado e cultura alagoana, que foi cenário importante na época da colonização, quando Portugal e Holanda exploravam terras tupiniquins. Igrejas e casarões históricos com estilos arquitetônicos variados podem ser vistos nas ruas do centro e no bairro histórico do Jaraguá, uma zona boêmia com construções do século 19.

É na Praia de Jatiúca que está o pólo gastronômico da cidade, restaurantes de diversas especialidades que vão de comida típica regional, passando por restaurantes franceses e japoneses encontrados por todo o bairro. Uma das opções que oferece uma grande variedade de comida nordestina em um ambiente temático é o restaurante Bodega do Sertão, um dos mais famosos da cidade.

O destaque da praia de Pajuçara são as piscinas naturais localizadas a poucos minutos mar adentro. As águas claras em tons esverdeados de Maceió também são tão belas quanto as praias do norte e sul do estado alagoano.

Diversas agências de turismo na capital oferecem passeios para municípios e praias espalhadas por todo estado, como as cidades de Barra de São Miguel e Marechal Deodoro, a cidade histórica de Penedo e o tranquilo município de São Miguel dos Milagres ao norte do estado.

Praias para visitar em Maceió

10413241254_9604488dda_z

Foto: Sec Turismo Maragogi

Localizada bem em frente a Praia de Pajuçara, a mais movimentada de Maceió. As piscinas naturais se formam apenas na maré baixa. Os passeios às piscinas naturais de Pajuçara são feitos através de jangadas rústicas que levam em média 10 min para percorrer 2 quilômetros entre a praia e os recifes.

Uma das melhores praias urbanas da cidade, a Praia de Ponta Verde possuí águas claras e calmas, ao fundo um simpático farol ajuda a enquadrar a bela paisagem da região.

A praia de Jatiúca possuí ondas fortes que atraem muitos surfistas e é sede de campeonatos do esporte ao decorrer do ano. Em sua orla diversos restaurantes dos mais variados tipos de cozinhas ajudam o aumento de pedestres neste lado da cidade.

Veja um guia completo das praias de Maceió aqui.

Outros passeios populares entre os turistas que visitam Maceió, são as praias situadas nos municípios vizinhos de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Roteiro.

A Praia do Francês se enquadra nas mais bonitas da região. A atração está localizada no município de Marechal Deodoro, e atraí turistas que buscam uma área mais calma do litoral. A praia é protegida por imensa barreira de corais, que vista de longe, se assemelha à um muro, formando uma imensa piscina natural durante a maré baixa.

A Barra de São Miguel é o local escolhido por famílias com crianças pequenas e pessoas que preferem praias com águas bem calmas. Com características semelhantes a Praia do Francês, a Praia da Barra de São Miguel também é cercada por uma barreira de coral, o destaque fica no encontro do mar com a Lagoa do Roteiro e a vista para o coqueiral da famosa Praia do Gunga, localizada no município de Roteiro.

O que fazer em Maceió

7030546883_8900b343f2_z

Foto: Sec Turismo Maragogi

Passeio das Nove Ilhas

O passeio de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba é um dos passeios mais inesquecíveis de Maceió.  No bairro Pontal da Barra, é possível realizar o ‘Passeio das Nove ilhas’, com barcos típicos que navegam em um arquipélago localizado na Lagoa Mundaú. Das nove ilhas, oito delas ficam na capital alagoana e uma em Marechal Deodoro, no município vizinho.

Feira de artesanato de Pajuçara

Agrande estrutura com dezenas de lojinhas de souvenirs à beira mar chama atenção dos turistas e moradores que passam pela região da orla. A feira acontece na Av. Dr. Antônio Gouvêia, na Praia de Pajuçara.

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

O grande acervo de arte popular existente no museu foi doado pelo patrono Théo Brandão. Para homenageá-lo, a instituição recebeu o nome de Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore da Universidade Federal de Alagoas. Peças de países como a Espanha, Portugal, México, além de obras brasileiras constituem o acervo do museu que está localizado na Avenida da Paz.

Museu do Comércio de Alagoas

Localizado no bairro de Jaraguá, parte histórica de Maceió o Museu do Comércio de Alagoas abriga os museus do Comércio de Alagoas e da Tecnologia do século 20 com diversas informações sobre a evolução dos meios de comunicação, desde as mídias impressas pela tipografia até os primeiros computadores pessoais.

Memorial Teotônio Vilela

Biblioteca e acervo do senador da anistia, o alagoano Teotônio Vilela. Av. Dr. Antônio Gouveia, S/N – Pajuçara.

Memorial da República

Um espaço no qual as pessoas podem saber um pouco mais da história da República e conferir exposições itinerantes.

Palácio Floriano Peixoto

Constituído basicamente do peças imobiliárias dos séculos XIX e XX, o MUPA reúne prataria, cristais e objetos decorativos, além de obras de artistas alagoanos, como Luís Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e, em destaque as telas do pintor Rosalvo Alexandrino de Caldas Ribeiro, nascido em Marechal Deodoro.

Mirante Ambrózio Lira

Localizado na Rua Ambrósio Lira, bairro do Farol, entre as Ladeiras do Brito e dos Martírios. Por ele, observa-se o mar da Praia da Avenida e todo o resto da costa que vai até o Pontal da Barra e o Centro da cidade de Maceió.

Mirante Kátia Assunção

Localizado no bairro do Jacintinho, avista-se quase todo o litoral da cidade, desde a Praia de Cruz das Almas até a Praia da Avenida, onde está localizado o porto da cidade.

Como chegar em Maceió

8735550601_92731449fe_z

Foto: Sec Turismo Maragogi

De avião

O Aeroporto Zumbi dos Palmares é a forma mais recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro

São apenas 250 km entre Maceió e Recife (Pernambuco) ou 270 km até Aracaju (Sergipe).

Vindo de outras capitais do nordeste nordeste, sudeste e sul, o acesso é feito pela BR-101 e BR-104.

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Maceió, vale ligar na rodoviária da capital alagoense.

Rodoviária de Maceió
Tel: (82) 3251-1354

Onde se hospedar em Maceió

Foto: Divulgação

Os bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca concentram a maior parte dos hotéis e pousadas de Maceió. Ambos os bairros ficam na orla da cidade, um ao lado do outro. O bairro de Pajuçara oferece acesso as piscinas naturais e durante a noite, é agitado pela simpática feirinha de artesanato. O Meridiano Hotel, o Mercure Maceió Pajuçara e o Best Western são opções modernas e que oferecem uma vista panorâmica da cidade.

Já o Bairro vizinho de Ponta Verde, concentra as melhores opções de barracas de praia, quiosques e uma área belíssima de coqueiras que seguem a orla maceioense. Algumas das opções dessa região são o Holiday Inn e o Soft Inn Maceió.

Outro bairro bem localizado em Maceió é o Jatiúca. Essa área da cidade é indicada aos perfis que buscam se hospedar próximo da vida noturna e de ótimos restaurantes. O Porto Jatiúca possuí uma ótima avaliação no Bokking e uma ótima alternativa nessa região da cidade.

O Booking oferece mais de 500 opções de hospedagem em MaceióVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Maceió tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade
» Praia do Gunga e suas falésias coloridas
» Praia do Francês, a atração mais badalada de Marechal Deodoro – Alagoas
» Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Como chegar em Barra de São Miguel via Maceió

Artigo anterior

Dicas de turismo em Maragogi

Artigo seguinte

Você pode gostar