Entre em sintonia com a natureza e aproveite os parques da serra gaúcha com árvores seculares e esportes de aventura

Situada a 130 km de Porto Alegre, Canela fica no coração da serra gaúcha e oferece ao turista muitas opções de ecoturismo com cachoeiras, trilhas e esportes de aventura. Outro forte da cidade são os parques temáticos, que levam os visitantes a -10°C ou mesmo de volta no tempo para encarar dinossauros frente a frente.

Canela soube preservar e aproveitar muito bem a natureza que a cerca, criando parques com vistas de tirar o fôlego como o do Caracol, com a cachoeira de mais de 120 metros de altura, o Parque da Serra, das Sequoias, Pinheiro Grosso e Ferradura. Além desses, há o Alpen Park deixa os visitantes em contato com a mata preservada, mas difere por ter mais atrações de aventura, como montanha russa, tirolesa, rapel e arvorismo.

Outros pontos turísticos muito procurados são os parques temáticos, como a Vila dos Imigrantes, que conta a história da imigração que deu origem à cidade, os pré-históricos Parque Terra Mágica Florybal e Vale dos Dinossauros, o congelante Mundo Gelado, que leva os turistas a -10°C, e o curioso Mundo À Vapor, que reúne miniatura de máquinas que funcionam com vapor, como olaria, fundição e fábrica de papel.

Os visitantes tem opções de hospedagem para todos os bolsos, com muitas pousadas e hotéis, mas Canela fica um pouco mais cara durante a alta temporada, que acontece no inverno pela neve e geada e nos meses de novembro e dezembro pela decoração de final de ano conhecida como Sonhos de Natal.

O que fazer em Canela

Foto: Renato Soares / MTUR

Parque do Caracol 

Aqui está um dos principais cartões postais de Canela, a Cascata do Caracol. O turista pode admirar os mais de 120 metros de queda d’água de um mirante, mas tem que ter fôlego para os 934 degraus. No local também é possível fazer trilhas e subir ao Observador, uma torre de 30 metros com elevador panorâmico que leva a uma plataforma com vista 360° do parque. A infraestrutura oferecida é muito boa e conta com banheiros, churrasqueiras, restaurantes e lojas de souvenir.

Parque da Serra

Esse parque leva os visitantes por um passeio de teleférico por cima dos lindos cânions que formam a Cascata do Caracol. Aqui você tem uma visão ampla da região com mata preservada.

Parque da Ferradura

Repleto de mirantes, esse parque tem vista única para o Cânion do Rio Caí, que tem curvas fortes lembrando o formato de ferraduras. Localizado a 13km do centro de Canela, tem opções de trilha para todos os tipos de aventureiros, de 10 minutos até 3 horas de caminhada.

Alpen Park

O parque oferece vista para todo o vale da região e ainda acesso a um parque de diversões com montanha russa e simulador 3D, e esportes de aventura, como arvorismo, rapel, escalada e tirolesa.

Catedral de Pedra

Localizada no cento de Canela, a igreja tem 65 metros de altura e recebe as festividades Sonhos de Natal. Alguns shows acontecem nos jardins da catedral e as pedras da parede são enfeitadas com estrelas e luzes projetadas.

Outros lugares para conhecer em Canela:

  • Alambique Flor do Vale
  • Castelinho Caracol
  • Eco parque Sperry
  • Mirante Laje de Pedra
  • Museu da Moda
  • Museu do Automóvel
  • Mundo A Vapor
  • Mundo Gelado
  • Parque das Sequoias
  • Parque da Cachoeira
  • Parque do Pinheiro Grosso
  • Parque Estação Verde
  • Parque Fazenda da Serra
  • Parque Terra Mágica Florybal
  • Vila dos Imigrantes
  • Vale dos Dinossauros

Como chegar em Canela

Foto: Renato Soares / MTUR

De avião

O aeroporto mais próximo fica Caxias do Sul (74km), mas o mais procurado acaba sendo o de Porto Alegre (130km) porque a oferte de voos é maior. Em ambos os lugares o viajante pode alugar um carro ou seguir de ônibus.

De carro

O acesso vindo é Porto Alegre é pela BR-116, RS-122 e RS-470. Se o motorista sair de Caxias do Sul deve pegar a RS-453 e RSC-470.

De ônibus

Há linhas saindo de diversas capitais rumo a Porto Alegre e de lá o viajante deve pegar outro ônibus até canela.

Melhor época para visitar Canela

Foto: Renato Soares / MTUR

A cidade tem dois momentos de alta temporada durante o ano. O primeiro acontece de maio a agosto quando o inverno provoca geadas e até nevascas, o que atrai turistas do país todo para aproveitar o frio. O segundo destaque do ano para Canela é novembro e dezembro, quando as ruas são tomadas pela decoração natalina.

Nos meses mais frios, a temperatura média é de 6°C, já os mais quentes ficam por volta dos 20°C.

Onde se hospedar em Canela

Foto: Renato Soares / MTUR

O Booking oferece mais de 600 opções de hospedagem em Canela. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Canela tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» 12 hotéis e pousadas para conhecer na Serra Gaúcha
» Viajando para a Serra Gaúcha, o que fazer na região
» Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha

» Hotel Sky arquitetura européia na Serra Gaúcha

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Passeios diferentes para fazer em São Paulo

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Zurique

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.