Saiba as melhores atrações para conhecer em Budapeste, capital da Hungria

A Hungria sempre foi um dos maiores e mais importantes reinos da região dos leste europeu, tendo tido especial importância durante a Alta Idade Média. Sua capital, Budapeste, é uma das joias da região. Sendo cortada pelo histórico rio Danúbio, cada margem do rio tem uma parte do nome da cidade, à direita está Buda e, à esquerda, Peste. Suas ruas centenárias escondem prédios magníficos como o Parlamento de Budapeste, local onde os nobres e depois, a população em geral, debateram as principais decisões do país, como quando a nação uniu-se à Áustria para formar, oficialmente, a Dupla Monarquia Austro-Húngara. Perto dali, outro local que vale a pena conhecer em Budapeste é o Castelo de Buda. Erguido no século XIII, foi o lar de diversos reis do país, até a dissolução da monarquia em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial. Hoje, abriga um importante acervo histórico e artístico da nação.

Se você busca um roteiro de 3 dias em Budapeste, saiba que a Basílica de Santo Estevão não pode ficar de fora. Ela foi concluída no começo do século XX, tendo um bonito acervo de arte sacra em seu interior e oferecendo uma bonita vista a partir de suas torres. Outro ponto interessante para visitar em Budapeste é a Praça dos Heróis, cravada no centro histórico. Ela é cercada de importantes prédios que merecem sua atenção, como o Museu de Finas Artes da Hungria, além de castelos, museus e um dos mais importantes parques, com zoológico, lagos e outras atrações.

As Termas de Széchenyi também é um importante ponto para conhecer em Budapeste. Suas águas termais têm propriedades medicinais e são procuradas desde a Idade Média. É rodeada por uma belíssima área verde e a estrutura das Termas tem um deslumbrante estilo neo-barroco, dando à região um encantador ar bucólico.

Por fim, não deixe de explorar áreas da região central de Budapeste, onde diferentes estilos arquitetônicos, esculpidos ao longo dos séculos, se misturam para formar uma das mais encantadoras cidades européias. Jardins, museus, cafeterias e restaurantes dividem espaço com igrejas e imponentes castelos.

O que fazer em Budapeste


Foto: Alex Proimos / Wikimedia Commons

Parlamento de Budapeste

Este importante edifício histórico é o lar de grande parte da história social e política da Hungria, tendo sido foco de resistência durante a ocupação Otomana e de rebeliões com a anexação austríaca. Sua construção segue uma vertente do gótico tardio e dispõe de uma bela vista para o Danúbio. Em seu interior, entre o rico acervo, é possível apreciar a Coroa de Santo Estevão, símbolo do poder monárquico e imperial da Hungria por séculos.

Castelo de Buda

Lar das famílias reais que governaram a Hungria, esta construção secular também é um dos mais importantes lugares para conhecer em Budapeste. Seus salões e corredores guardam um importante acervo de quadros, mobílias, documentos históricos e outros objetos que ajudam a recontar a história e a diversa cultura desta civilização. A visita guiada é recomendada.

Basílica de Santo Estêvão

A mais importante igreja da cidade, com uma estonteante arquitetura que guarda um dos maiores acervos de arte sacra em seu interior. A vista de suas torres também é um dos destaques da atração, que fica cercada de bons restaurantes e diversas lojas. Dentro, você não pode deixar de notar a cúpula da igreja, um dos locais mais apreciados, e os magníficos vitrais que adornam as janelas.

Praça dos Heróis

Explorando a área central à pé, você não pode deixar de conhecer a magnífica Praça dos Heróis. Homenageando os 7 chefes magiares, que teriam chegado em 895 d.C. nas planícies da região e teriam fundado o reino da Hungria, este local é cercado pelos mais importantes museus da capital, como o de Finas Artes, além de parques, zoológico, restaurantes e outras atrações que merecem um dia inteiro de seu roteiro.

Termas de Széchenyi

Famosas há séculos por suas propriedades curativas, as Termas de Széchenyi é um dos locais mais encantadores para conhecer em Budapeste. É possível banhar-se nas águas, em uma das diversas piscinas que compõe o complexo. Além disso, a belíssima área verde que cerca as termas é um convite para a reflexão e o relaxamento.

Passeio de barco no Danúbio

Não deixe de conhecer o rio que é exaltado em valsas e músicas por toda Europa. Esta  importante artéria para o comércio e desenvolvimento do Leste Europeu fica ainda mais bonita com os passeios de barco, que oferecem uma nova vista de Budapeste. Diversas empresas oferecem o roteiro, algumas incluem um jantar à bordo.

Casa de Ópera de Budapeste

Com sua belíssima arquitetura renascentista, esta casa de óperas concebida no final do século XIX foi um presente do imperador da Áustria-Hungria Franz Joseph, em seu esforço de modernizar as capitais de seu Império. A visita guiada é recomendada, assim como as dezenas de espetáculos mensais que ocorrem no espaço, confira a programação.

Outros lugares para conhecer em Budapeste

– Bastião do Pescador
– Great Market Hall
– Avenida Andrássy
– Museu do Chocolate

Como chegar em Budapeste


Foto: AndreyKrav / iStockphoto

A melhor maneira de chegar em Budapeste é por meio do Aeroporto Internacional Ferenc Liszt (BUD), que interliga a cidade a diversas capitais mundiais. Budapeste também é servida por uma importante malha ferroviária, sendo a Estação Central interligada a cidades como Viena, Atenas e Berlim. Budapeste também é perto de Praga e de outras capitais da região centro-leste da Europa.

Melhor época para conhecer Budapeste


Foto: VitalyEdush / iStockphoto

Com temperaturas amenas em diversos períodos do ano, a melhor época para conhecer Budapeste e suas belezas é entre abril e outubro, quando a chance de conseguir temperaturas mais agradáveis é maior. Lembrando que o verão da cidade é entre os meses de junho e agosto.

Onde se hospedar em Budapeste


Foto: Noppasin Wongchum / iStockphoto

Para se hospedar em Budapeste com boa localização, não deixe de conferir o D8 Hotel. O Hotel Clark Budapest é uma das opções mais novas da cidade e possuí quartos com vistas impressionantes da capital hungara.

Quem, por sua vez, busca viajar com mais luxo, uma boa pedida é o Corinthia Hotel Budapest.

» 7 passeios imperdíveis em Budapeste
» 100 cidades para visitar na Europa
» Qual a média de gasto diário em uma viagem na Europa?
» Lua de mel na Europa: cidades românticas no Velho Continente

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Dicas de turismo em Punta del Este

Artigo anterior

Passaporte brasileiro voltará a ter símbolo do brasão da República

Artigo seguinte

Você pode gostar