Cultura, história e belezas naturais fazem parte do roteiro de lugares que você precisa conhecer em Bento Gonçalves

A cidade de Bento Gonçalves é um verdadeiro pedacinho da Itália no Brasil. Foi nela que os primeiros imigrantes italianos chegaram e, mais de um século depois, aportaram em terras brasileiras. A alegria dessas pessoas está por todos os lados na bela cidade da Serra Gaúcha, assim como sua cultura e história.

Conhecida como a capital do vinho, Bento Gonçalves é um destino perfeito para a prática do enoturismo, onde os visitantes podem percorrer mais de 80 km repletos de vinícolas e acompanhar todas as etapas da produção da bebida até a degustação. Uma dica para quem quer imergir ainda mais na cultura italiana é visitar o Caminho da Pedras, que passa por charmosas casinhas de madeira e pedras típicas do século passado.

Mas engana-se quem pensa que Bento Gonçalves oferece somente atividades voltadas para o vinho e história. Os amantes de natureza e esportes radicais vão se encantar com Parque Gasper, um reduto de mata nativa que concentra diversas atrações radicais como tirolesa e rapel. Confira os melhores lugares para conhecer em uma viagem a  Bento Gonçalves.

O que fazer em Bento Gonçalves

Foto: Divulgação / MTur

Caminhos de Pedra

Essa rota de 12 km de extensão passa por paisagens belíssimas, mas a arquitetura da região agrega charme especial ao passeio. Casas históricas de pedra e madeira, onde hoje funcionam deliciosos restaurantes e vinícolas, é uma das atrações imperdíveis para se conhecer em Bento Gonçalves.

Vale dos Vinhedos

Como todos sabem, as vinícolas não podem faltar no roteiro. Conhecer as plantações, a produção de vinho e degustar a bebida nas vinícolas Miolo e a Casa Valduga, emolduradas entre colinas e vales, é um passeio para ficar guardado na memória.

Rota Cantinas históricas

Outra opção para apreciar as lindas paisagens dos vinhedos e ainda experimentar as delícias da culinária italiana é realizar o passeio pela Rota das Cantinas. Afinal, nada combina mais com um bom vinho do que uma massa para acompanhar.

Via del Vino

A Via Del Vino, localizada na rua Marechal Deodoro, no centro, é o ponto inicial para a construção da cidade. É nesse local onde estão os prédios mais antigos do município e o chafariz La Fontana, que jorra água na cor de vermelha para lembrar o principal símbolo da região, o vinho.

Igreja Cristo Rei e Praça das Rosas

Na Praça das Rosas, um espaço com uma grande quantidade de lazer para crianças ao ar livre, está a imponente Igreja Cristo Rei, que foi inaugurada em 1954 e mantém um estilo gótico moderno.

Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante resgata a história do povo italiano que chegou a região, dividido em ambientes que representam os antigos quartos, cozinha e objetos pessoais com mais de 15 mil peças da cultura regional. O prédio em que o museu está instalado foi construído em 1913 e é um Patrimônio Histórico da cidade.

Estação Ferroviária

Inaugurada em 1919, a estação ferroviária de Bento Gonçalves já não recebe trens de passageiros, mas é conhecida pela famosa “Maria Fumaça” que leva os turistas até as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa. Este tradicional passeio conta com músicas típicas italianas e degustação de vinhos ao longo dos 23 km de trajeto.

Parque Epopeia Italiana

Um parque temático que oferece aos visitantes um contato direto a história da imigração italiana. Os guias conduzem as pessoas por uma viagem detalhada sobre o trajeto do povo da Itália até sua chegada na cidade.

Parque Gasper

Para atrair mais jovens para a região, o Parque Gasper é um lugar destinado ao turismo de aventura. O Paredão da Eulália, de 135 metros de altura, é formado por rochas e permite que os turistas pratiquem rapel. Outra atração do parque é a tirolesa, com um percurso de 750 metros.

Como chegar em Bento Gonçalves

Foto: Divulgação / MTur

De avião

Bento Gonçalves se localiza a 114 km de aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Outra opção para quem vem de avião é chegar pelo Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, que está a 45 km de Bento, porém por receber uma menor quantidade de voos, costuma ter preços mais altos. O indicado é alugar um carro na capital e subir a serra até Bento, reservar um transfer ou, se preferir, recorrer ao ônibus.

De ônibus

Saindo da rodoviária da capital Porto Alegre, em diversos horários há ônibus diretos para Bento Gonçalves. A frota é operada pelas empresas UNESUL e Bento.

De carro

Um dos melhores trajetos para a cidade saindo de Porto Alegre é pela via BR-116 até Novo Hamburgo, em seguida pegar a RS-240 e RS-122 que leva até São Vendelino. Por último, seguir pela RS-446 e BR-470 até Bento Gonçalves.

Melhor época para visitar Bento Gonçalves

Foto: Divulgação / MTur

Visitar Bento Gonçalves em qualquer estação do ano é uma aventura imperdível, mas é no período que vai de janeiro a março que as paisagens ficam ainda mais bonitas por conta da colheita das uvas.  

As temperaturas baixas do inverno trazem um novo visual para a cidade, onde as parreiras sem folhas e ventos fortes são convidativos para degustar um bom vinho.

Onde se hospedar em Bento Gonçalves

Foto: Renato Soares / MTUR

Em Bento Gonçalves há alternativas de hospedagem para todos os estilos, como o luxuoso Spa do Vinho, rodeado por parreirais do Vale dos Vinhedos. No centro, um dos mais buscados é o Dall’Onder Grande Hotel. Para quem busca uma opção econômica, mas muito confortável, a Pousada do Chalé recebe boas avaliações dos viajantes. 

O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem em Bento Gonçalves. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Bento Gonçalves tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Viajando para a Serra Gaúcha, o que fazer na região
» Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha

» Lugares para conhecer em Gramado
» Lugares para conhecer em Canela

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Dicas de turismo em Gramado

Artigo anterior

Melhor época para conhecer Gramado

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.