Pequena, aconchegante e tranquila, a cidade de Aracaju se destaca entre as capitais nordestinas por oferecer uma excelente qualidade de vida aos seus moradores. Bem estruturada e planejada, a capital dispõe de ótimos parques, praças, praias e a famosa Orla de Atalaia, que ganhou título de “A orla mais bonita do Brasil”.

O motivo você já deve saber, em toda a sua extensão a orla é recheada de ótimos restaurantes especializados em diferentes culinárias, área de lazer completa para crianças com parquinhos, pista para patins, uma enorme ciclovia, lagos com pedalinhos e até mesmo um kartódromo.

A cidade está contida entre dois rios, o Rio Sergipe na fronteira mais ao norte que faz a divisa com o município de Barra dos Coqueiros e ao extremo sul está o Vaza Barris, ambas interligadas por duas pontes.

Dona de uma das festas juninas mais famosas do Brasil, Aracaju tem muitas atrações culturais para oferecer ao decorrer do ano. No mês de junho as comemorações de festas juninas começam no primeiro dia do mês segue por mais de 30 dias. O centro da capital fica ainda mais charmoso com os enfeites temáticos, por toda a praça Hilton Lopes milhares de bandeirinhas coloridas são colocadas, para tornar o local palco do festival mais famoso da cidade, o Forró Caju.

A rica gastronomia combina pratos típicos do sertão nordestinos com deliciosos frutos do mar. Pratos caprichados e coloridos com aromas surpreendentes conquistam os turistas. Pirão de capão, carne do sol, galinha guisada, bacalhau, pratos preparados à base de caranguejos e camarão estão no cardápio dos principais restaurantes da cidade. Frutas regionais também podem ser encontradas no Mercado Municipal Albano Franco destaque para mangaba, acerola, jenipapo e claro o caju.

A história e cultura do estado está presente no centro histórico da cidade e pode ser conferida em diversos museus, casarios e no cotidiano do sergipano. O Museu da Gente Sergipana e a Casa de Cultura de Aracaju apresentam exposições, filmes e um acervo bem variado voltados a preservação da tradição do estado.

O que fazer em Aracaju

Foto: Wikimedia Commons

Praias

Aracaju tem aproximadamente 35 km de litoral com águas mornas e calmas. Entre as mais badaladas destacam-se as praias de Atalaia com uma infraestrutura perfeita cheia de ótimas opções de restaurantes, hotéis e lazer.

A Praia do Robalo é um dos lugares mais badalados da orla de Aracaju. Lá estão localizados os melhores restaurantes, bares, casas noturnas e hotéis. A praia possui uma longa faixa de areia e águas claras e rasas.

A praia de Mosqueiro fica em um povoado de mesmo nome localizado no extremo sul de Aracaju, durante a maré baixa algumas ilhas aparecem na região, a mais famosa e procurada é a Crôa do Goré.

Orla Atalaia

A Orla do Atalaia é um dos principais cartões postais da capita. Cercada pelos melhores hotéis e restaurantes da cidade, o local tranquilo é uma ótima pedida para longas caminhadas, passeios em família, grupo de amigos e casais. O calçadão na praia abriga uma incrível área de lazer que reúne quadra de esportes, ciclovia, lanchonete e áreas para lazer infantil.

Centro histórico

O Centro histórico de Aracaju está recheado de lugares para conhecer. Museus, monumentos históricos, casarões antigos podem ser apreciados nessa parte da cidade. Muito movimentado durante a semana por causa do comércio, é o melhor lugar para observar o cotidiano e os costumes da população.

Entre as atrações estão a Praça Fausto Cardoso, a mais antiga da capital, o Parque Teófilo Dantas – com sua feira de artesanato -, o Palácio Olímpio Campos , o Centro de Turismo e Museu de Artesanato, a Ponte do Imperador – um ancoradouro, construído em 1859 para desembarque do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina, que visitaram Sergipe em 1860.

Catedral Metropolitana

Principal igreja e Aracaju foi construída na década de 60 e está localizada no Centro Histórico da cidade.No interior merece especial destaque uma bela cúpula revestida com pinturas do século XIX.

Oceanário de Aracaju – Projeto Tamar

O enorme complexo em formato de tartaruga é o primeiro oceanário do nordeste e abriga 18 aquários e 5 tanques que mostram toda a diversidade e fauna marinha da região e é administrado pelo projeto Tamar.

Mercado Municipal Albano Franco e Thales Ferraz

O mercado está bem e frente ao Rio Sergipe e mais voltado para venda de artesanatos mais populares como bordados, redes, rendas e objetos de palha. Em anexo está a Passarela das Flores, que faz a ligação com o Mercado Thales Ferraz, especializados em produtos típicos como farinha de tapioca, queijos, rapaduras e vários tipos de castanha de caju.

Colina de Santo Antônio

Ponto mais elevado da cidade, e de onde se tem a melhor vista de Aracaju. Também Neste mesmo local foi realizada a histórica assembleia que definiu a transferência da capital de Sergipe da cidade de São Cristóvão para Santo Antônio de Aracaju, em 1855.

Orla do Bairro Industrial

Às margens do rio Sergipe, no norte da capital, a orla do Bairro Industrial é um dos novos atrativos turísticos de Aracaju. Está equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, que oferecem excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão.

Outros atrativos turísticos em Aracaju:

  • Centro de Arte e Cultura José Inácio
  • Espaço Zé Peixe
  • Palácio Museu Olímpio Campos
  • Crôa do Goré
  • Ilha dos Namorados
  • Museu da Gente Sergipana
  • Parque da Cidade
  • Museu do Artesanato de Sergipe
  • Passeio de catamarã pelo Rio Sergipe
  • Mirante 13 de julho
  • Orla do Pôr do Sol
  • Orla do bairro Industrial
  • Parque da Sementeira
  • Parque dos Cajueiros
  • Passarela do Artesão

Como chegar em Aracaju

Foto: Wikimedia Commons

De avião

O Aeroporto de Aracaju – Santa Maria recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro

Acesso pela BR-101.
São 330 km entre Aracaju e Salvador (BA) ou 280km até Maceió (AL).

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Aracaju, vale ligar na rodoviária da capital sergipana.
Rodoviária de Aracaju
Tel: (79) 3238-3900

Melhor época para visitar Aracaju

Foto: Wikimedia Commons

A cidade tem atrativos o ano inteiro por conta do clima tropical. Entre maio e julho, quando pode haver mais chuvas, a paisagem do Cânion do Xingó está mais vistosa. Os meses de setembro a março o clima fica mais seco, dificultando a possibilidade de chuvas, as praias são mais garantidas. E em junho a cidade fica mais colorida e vive o ritmo das festas juninas.

Onde se hospedar em Aracaju

Foto: Divulgação

O Booking oferece mais de 200 opções de hospedagem em AracajuVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Aracajú tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Orla de Atalaia o principal cartão postal de Aracaju
» Passeios para fazer em Aracaju: conheça o Parque dos Falcões
» Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju
» Museu da Gente Sergipana, passeio cultural em Aracajú

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Conheça as melhores tirolesas do Brasil

Artigo anterior

Novas regras de bagagem 2019

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.