Conheça lugares que você não pode deixar de visitar em uma viagem a Ankara, capital da Turquia

Quem viaja para a Turquia não costuma incluir Ankara, a capital do país, em seu roteiro. A cidade turca pode não oferecer belos e imponente palácios otomanos como a belíssima Istambul, mas é repleta de atrações e apresenta uma atmosfera singular.

Localizada no caminho entre dois destinos bastantes turísticos que são Istambul e a Capadócia, Ankara se torna uma ótima cidade para visitar e conhecer seu rico legado histórico concentrado em museus e sítios arqueológicos repletos de relíquias.

Atualmente a segunda maior cidade do país, Ankara conta com uma população de mais de 4 milhões de pessoas em seu centro urbano e mais de 5 milhões em sua província. A cidade foi também a sede de Ataturk, primeiro presidente da República da Turquia após a queda do império Otomano.

Aliás, Ankara foi palco de diversos impérios, como como os hititas, frígios, helenísticos, romanos, bizantinos e otomanos, e por isso é uma cidade riquíssima em história.

Se você tem uma viagem marcada ao país, nossa dica é a agência Guia na Turquia, uma das mais indicadas no TripAdvisor, e especialista em receber brasileiros no destino. A empresa realiza tours com muito conforto e segurança aos principais pontos turísticos do país, incluindo Istambul, Capadócia e a incrível capital Ankara.

Descubra agora lugares para conhecer em Ankara e prepare sua viagem.

O que fazer em Ankara

Foto: Bernard Gagnon / Wikimedia Commons

Mausoléu de Ataturk

Conhecido como o ponto turístico mais famoso de Ancaka, o Mausoléu de Ataturk é uma homenagem a Mustafa Kemal (Ataturk), o “pai dos turcos” e primeiro presidente da República da Turquia. A imponente construção fica situada no topo de uma colina e, além de abrigar a tumba do presidente, também reúne diversos objetos pessoais de seu legado em um museu anexo. No local também é possível aprender mais sobre sua vida e realizações no país por meio de uma rica e detalhada exposição.

Mesquita de Kocatepe

A Mesquita Kocatepe pode ser vista de diversos pontos da cidade, já que é a maior mesquita de Ankara.  Erguida entre 1967 e 1987, fica situada no bairro de Kocatepe. Apesar de seu exterior imponente já impressionar os turistas, o interior da mesquita foi construído em mármore e apresenta um belíssimo lustre, além de detalhes como um tapete vermelho e vitrais coloridos. A mesquita é um belo exemplo da arquitetura islâmica moderna e sua entrada é gratuita.

Cidadela de Ankara

Construída no alto de uma das diversas colinas de Ankara, a cidadela (também conhecida como o castelo da cidade) é uma fortaleza erguida entre os séculos VII e IX com muros que chegam a atingir 16 metros de altura. Um dos locais imperdíveis para visitar na capital turca, a cidadela é a parte mais antiga da cidade e revela algumas ruínas construídas pelos Gálatas e que posteriormente foram restauradas pelos romanos e bizantinos. O local também abriga algumas áreas verdes para descansar, além de restaurantes e bares.

Banhos romanos

Os banhos romanos apresentam construções da época do imperador Caracala, datadas do século III. No local há ruínas de onde, na época, havia salas para banhos frios, quentes e mornos. O espaço foi descoberto na década de 40 por escavações realizadas na região e posteriormente aberto ao público, se transformando em um grande e interessante museu a céu aberto.

Museu das Civilizações da Anatólia

Considerado um dos museus mais completos e importantes da Turquia, o Museu das Civilizações da Anatólia foi erguido inicialmente como um mercado, no século XV, e ocupa dois edifícios otomanos. Na década de 30, foi transformado em museu e atualmente abriga um incrível acervo com relíquias e artefatos pertencentes aos períodos Romano, Helenístico, Otomano, Bizantino, Seljúcida, entre outros.

Torre Atakule

A Torre Atakule possui 125 metros e pode ser avistada de diversos pontos da cidade. Construída em 1989, é um dos pontos turísticos da Ankara e possui um terraço e um restaurante giratório em sua parte superior. A torre abriga ainda outro restaurante em sua cúpula com uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade. Ao lado da torre há também um shopping com diversas lojas interessantes.

Museu Etnográfico de Ankara

O museu, construído em 1928, apesar de pequeno concentra um grande acervo de artefatos da época dos Seljúcidas e dos Otomanos. Além disso, há também no museu uma exposição permanente com bonecos de cera vestidos como na época da sociedade turco-otomana. São tapetes, móveis, armas de guerra e outros objetos daquele tempo que podem ser apreciados. O local também conta com uma charmosa cafeteria.

Templo do imperador Augusto

O Templo de Augusto ou “Monumentum Ancyranum”, em latim, é um monumento construído que mantém inscrições preservadas sobre o legado de Augusto, primeiro imperador romano. O mais impressionante é que a história registrada no templo, escrita em grego e latim, permanece preservada há mais de 2 mil anos e conta fatos sobre o legado político do imperador, detalhes de sua vida e seus feitos heroicos.

Melhor época para visitar Ankara

Como em outros lugares da Turquia, o clima em Ankara é bem definido, com as estações do ano bem diferentes umas das outras. O inverno em Ankara é curto, porém bastante frio, chegando até a nevar algumas vezes. Já durante o verão, os dias costumam ser longos, ensolarados e quentes. Julho e agosto são os meses mais quentes.

Já dezembro e janeiro são os meses mais frios da Turquia, quando os dias também costumam ser mais chuvosos. O verão é a época que Ankara mais recebe turistas, portanto, as atrações e hospedagens costumam ser um pouco mais caras e concorridas. Os meses de abril, maio e outubro também são ótimos para quem visita Ankara, com temperaturas agradáveis e menos turistas.

Como chegar a Ankara

Foto: parxel / Pixabay

De avião

Do Brasil, a Turkish Airlines oferece voos partindo de São Paulo e Rio de Janeiro para Ankara. Há também voos que partem diariamente do Aeroporto de Istambul Atatürk ao Aeroporto Internacional de Ankara Esenboğa. A viagem dura aproximadamente uma hora.

De ônibus

Há diversas opções de ônibus que fazem o trajeto de Istambul para Ankara. A viagem dura, em média, sete horas. Para encurtar o percurso, há também a opção dos trens que operam nas cidades. Neste caso a viagem dura cerca de 4 horas e meia.

De carro

De carro, o trajeto dura aproximadamente seis horas de Istambul a Ankara. Há também os serviços de transfer de uma cidade a outra com motorista particular que fala português, como os oferecidos pela Guia na Turquia. Esta é a melhor opção para quem prioriza conforto e segurança.

Melhor época para visitar Ankara

Foto: kerimsarigul / Pixabay

A capital da Turquia está próximo a região centro do país e possuí o clima mais seco que outras regiões. As temperaturas costumam ser extremamente quentes durante o dia, mas a noite o termômetro costuma despencar, chegando a fazer temperaturas negativas.

Os melhores meses para viajar a Ankara são entre Abril e Outubro. O primeiro mês do ano costuma ser o mais frio do ano e é marcado pelas grandes pancadas de chuva, estendendo-se até o mês de Maio.

Onde se hospedar em Ankara

Foto: Bjørn Christian Tørrissen / Wikimedia Commons

A vantagem de se hospedar em um hotel próximo à Centro de Ankara é que você vai gastar muito menos tempo que os outros bairros, para chegar as principais atrações da cidade e onde encontra-se a maior infraestrutura para os turistas, como restaurantes, mercados e lojas em geral. O Latanya Hotel oferece acomodações modernas no centro da cidade e possuí espaços de convivência, como spa, sauna, bar e piscina.

Outra opção mais econômica são o Enerji Otel, o Sc Inn Hotel Ankara e o The Ankara Hotel, que possuí fácil acesso a outras áreas da cidade, como a Estação de Metro de Maltepe e o Castelo de Ankara.

» Dicas para planejar sua primeira viagem a Turquia
» Agência oferece roteiro na Turquia para brasileiros
» 4 países para combinar com uma viagem para Turquia
» Roteiro de 8 dias na Turquia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Conheça as 7 melhores atrações do Island of Adventure em Orlando

Artigo anterior

Bate-volta ao Vale do Loire com 3 castelos

Artigo seguinte

Você pode gostar