Bem próximo de Maceió, o município de Barra de São Miguel é um ótimo ponto para explorar as maravilhosas atrações do litoral sul de Alagoas

Um dos destinos mais frequentados pelos turistas que visitam o estado de Alagoas, a cidade de Barra de São Miguel está a apenas 30 km da capital Maceió. O pequeno balneário abriga praias para família e está bem próximo a um dos principais cartões postais mais famosos do estado: A Praia do Gunga, localizada no município de Roteiro.

Barra de São Miguel é basicamente dívida em três partes: o bairro de Barramar, a orla localizada no bairro do Niquim e o centro da cidade. Barramar é a parte nobre da cidade, onde encontram-se centenas de casas de veraneio e algumas pousadas. A praia que recebe o mesmo nome do bairro possui ondas fortes, perfeita para surfistas e atividades à vela. Já na Praia do Niquim é onde concentram-se algumas das melhores opções de hospedagem e restaurantes do município. O local também é muito procurado por ser o ponto de acesso ao formidável Aquário Natural, uma piscina natural localizada em meio a barreira de corais que abriga inúmeras espécies que vivem na região, como peixinhos coloridos, ouriços e estrelas do mar.

As ruas do centro da cidade também podem render muitas fotos boas. Em uma pequena caminhada nas ruas estreitas do município que antigamente era uma vila de pescador, podem ser encontrada casas erguidas em 1880 e igrejas com grande valor histórico. Durante o verão a cidade costuma triplicar o número de habitantes graças a alta procura de turistas vindos de todas as partes do mundo, que encontram no município ótimas praias e temperaturas elevadas que passam da casa dos 26C°.

O momento mais mágico do dia é quando a maré baixa e a gigantesca barreria de corais situada em frente ao município imerge do litoral incrivelmente azul. Durante esse período as águas ficam ainda mais calmas e formam uma gigantesca piscina natural de águas calmas. Uma ótima opção para observar esse pedacinho único do litoral alagoano é subir até o Mirante Alto de Santana, onde se tem uma vista espetacular do azul intenso do oceano mesclado com os milhares de tons de verde dos coqueirais que completam a paisagem paradisíaca do local.

A noite a grande concentração de turistas aproveitam o incrível espaço gastronômico Villa Niquim. Localizado no centro da cidade o área reúne inúmeras opções de restaurantes, pizzarias, bares e lanchonetes além de um espaço totalmente dedicada para as crianças com parquinho e arvorismo.

O que fazer em Barra de São Miguel

Praia do Gunga. Foto: Gustavo Albano

Aquário Natural

A maravilhosa piscina natural em meio o paredão de corais que protegem o litoral da Barra de São Miguel só pode ser acessado durante a maré baixa. O acesso é feito em pequenas lanchas que fazem o tour em aproximadamente duas horas passando em dois pontos com belezas naturais exuberantes e únicos. Na primeira parada os turistas podem se refrescar nas pequenas piscinas de águas cristalinas e recheadas de vida marinha e em seguida partem para um incrível banco de areia em meio ao oceano onde há um restaurante flutuante que prepara diariamente o local com cadeiras, mesas e guarda sóis para acomodar os visitantes que visitam a atração.

Praia do Niquim

Muito procurada por famílias, a praia da orla da cidade conhecido pelos locais como “Praia do Niquim” é protegida por uma gigantesca barreira de corais. Durante a maré baixa a fortaleza de corais corta o mar, deixando uma enorme piscina natural em frente às areias da praia e com ondas fortes atrás. A orla também conta com diversos restaurantes, bares e lojinhas de artesanato. A atração é muito indicada para famílias com crianças.

Praia das Conchas

A praia das Conchas localizada no bairro possui um grande banco de areia durante a maré baixa, durante esse período, pequenas poças se formam na areia diante de uma vegetação quase intocada. Ao lado da praia encontra-se um pequeno cais, onde saem lanchas e barcos de passeios em direção à Praia do Gunga. Um ótimo lugar para curtir o pôr do sol.

Praia do Gunga

Com areia brancas formando uma península preenchida com coqueiros, a Praia do Gunga fica dentro de uma fazenda de cocos, a atração é uma das mais cobiçadas do estado e recebe dezenas de excursões vindas de Maceió, Recife e Aracaju todos os dias. Além da bela paisagem que o local oferece, ao lado direito da praia mais ao sul do estado, encontra-se as Falésias do Gunga. O enorme morro com diferente tonalidades impressiona e encanta qualquer um que chega no local, formando uma paisagem totalmente selvagem. O translado para a atração é feito com os passeios de buggy oferecidos na praia.

Mirante Alto de Santana

O famoso mirante que tem vista privilegiada ao imenso coqueiral da Praia do Gunga é o ponto certo para fazer ótimas fotos do destino. Com vista 360° de toda a região é possível observar outros pontos como o centro da Barra de São Miguel, a Praia de Niquim e a Lagoa do Roteiro.

Como chegar em Barra de São Miguel

Mirante Alto de Santana. Foto: Gustavo Albano

Por estar muito próxima de Maceió, a melhor maneira de chegar ao município é pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares, a 50 km de distância. O translado até a cidade pode ser feito com taxistas, ou arranjados diretamente com as inúmeras opções de agências de viagem que existem no estado.

Para chegar de carro é necessário pegar a BR 101 que interliga o município de Barra de São Miguel com a capital alagoana. São apenas 34 km de percurso que passa pela cidade histórica de Marechal Deodoro e em seguida dá acesso ao destino.

Melhor época para visitar Barra de São Miguel

Praia do Niquim. Foto: Gustavo Albano

Barra de São Miguel oferece temperaturas altas em todas as estações. Durante o verão e feriados prolongados, o destino recebe muitos turistas devido as férias escolares e o fácil acesso via Maceió.

Entre os meses de outubro e janeiro, a região costuma ter os dias mais limpos e a possibilidade de chuva é bem difícil. Durante os meses de abril a agosto, ocorre a temporada chuvosa, deixando a água da praia um pouco turva.

Onde se hospedar em Barra de São Miguel

Aquário Natural. Foto: Gustavo Albano

Por receber muitos turistas a Barra de São Miguel vem se estruturando cada vez mais. Existem ótimas opções de hospedagem em todo o município para diferentes perfis de viajantes. O Village Barra Hotel possuí a maior estrutura hoteleira do município e é perfeito para famílias e grupos de amigos, sua localização bem em frente a Praia do Niquin tem acomodações super confortáveis e equipadas, piscina, salão de jogos, espaço para evento e ainda oferece passeios de catamarã do próprio hotel para praia do Gunga e passeio ecológico entre ilhas e manguezais.

Já a Pousada de charme Gungaporanga, tem espaço unicamente dedicado para casais e oferece bangalôs super aconchegantes e românticos com vista privilegiada para o encontro da Lagoa do Roteiro com as águas calmas da Praia do Gunga.

O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem em Barra de São MiguelVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Barra de São Miguel tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia Também:

» Dicas de turismo em Maceió
» Como chegar em Barra de São Miguel saindo de Maceió
» Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade
» Principais passeios para fazer em Maragogi, Porto de Galinhas, Tamandaré e região

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Hospedagem em Barra de São Miguel: Pousada Brisamar

Artigo anterior

15% de desconto para leitores do site no Hardman Praia Hotel em João Pessoa

Artigo seguinte

Você pode gostar