Lugares para conhecer em São João del Rei

Igrejas, sobrados centenários, museus e até mesmo uma charmosa Maria Fumaça mantidas desde o século XVIII, preservam a história de uma das cidades coloniais mais importantes do estado de Minas Gerais

Foto: Pedro Vilela / MTur

São João Del Rei é uma das maiores, mais importantes e antigas cidades setecentistas mineiras, a cidade nasceu em 1702 às margens do rio das Mortes pelas mãos de bandeirantes paulistas. Atualmente, São João del Rei conta com diversos comércios, trânsito movimentado e é conhecida por ser uma vibrante cidade universitária devido à expressiva presença de centros de ensino e repúblicas estudantis que atraem jovens do país inteiro e também do exterior.

Para o encanto dos locais e turistas, a cidade mantém viva uma tradição de séculos: o repicar dos sinos das igrejas. Tal costume fez dela a “cidade dos sinos” e a “terra onde os sinos falam”. Os toques religiosos são executados por sineiros que passam de geração a geração a sua arte. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) concedeu ao ofício de sineiro e aos acordes dos sinos o título de Patrimônio Imaterial Brasileiro.

A religiosidade é um traço marcante e está presente nas belas igrejas, testemunhas de um rico passado. A matriz de São Francisco de Assis (1774) tem projeto e decoração do Aleijadinho, um dos maiores artistas barrocos do país. A Basílica Nossa Senhora do Pilar é tombada pelo IPHAN e é a única da cidade com altares de talhas douradas.

O Centro Histórico exibe chafarizes, pontes de cantaria e belo casario colonial. Destaca-se o Memorial Tancredo Neves, criado para homenagear o advogado e político brasileiro nascido na cidade. São João del Rei também celebra a sua tradição religiosa através da atividade musical sacro-barroca e de cerimônias como a Festa do Divino e a Semana Santa, em que turistas e cidadãos enfeitam as ruas com delicados tapetes decorativos confeccionados com areia, serragem e pétalas.

Leia também:
Turismo em Belo Horizonte: o que ver e fazer
Turismo em Ouro Preto, melhores lugares para conhecer na cidade
Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo
6 motivos para conhecer Capitólio em Minas Gerais

O que fazer em São João del Rei


Memorial Tancredo Neves. Foto: Pedro Vilela/MTur

Igreja São Francisco de Assis

Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a igreja é uma das mais bonitas e importantes de São João del Rei. A igreja com características barroca se destaca pela quantidade de detalhes e sua localização privilegiada no centro antigo Da cidade. Aos domingos a missa das 9h15 é acompanhada por uma majestosa orquestra seguida de um coro impressionante.

Serra do Lenheiro

A enorme formação rochosa tem mas de 1,6 bilhões de anos, na trilha que da acesso ao local é possível ver de perto pinturas rupestres datadas com mais de 6 mil anos! A Serra do Lenheiro foi a principal fonte de extração de lenhas e pedras preciosas que serviram na construção de várias igrejas de São João del Rei.

Maria Fumaça

Inaugurada em 1881 por D.Pedro II, é a mais antiga do país e única locomotiva da época que permanece em atividade. O trajeto percorre 12 quilômetros partindo de São João del Rei, passando pela Serra da Mantiqueira com destino final a cidade de Tiradentes.

Lojas de Estanho

São João del Rei é conhecida como a cidade do estanho, se destacando por ser o único lugar do Brasil que se produz artesanato com metal.

Museu Ferroviário

Localizado dentro da estação ferroviária de São João del Rei, o Museu Ferroviário foi inaugurado no centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Quem visita o local descobre a história da ferrovia com um rico acervo de objetos antigos, como relógios, telefones, ferramentas que ajudaram a construir a estrada de ferro e até mesmo um vagão de luxo que foi utilizada por personalidades que fizeram história, como o imperador D. Pedro II.

Ponte do Rosário

Construída em 1800 sob a direção do mestre Francisco de Lima Cerqueira, a Ponte do Rosário faz parte ds principais cartões postais do município. Essa foi a terceira ponte de pedra construída na cidade e ligavam as ruas Direita e da Prata, onde vivia a elite local da época. Outra curiosidade que pode ser observada são os bancos onde os escravos eram comercializados.

Outros atrativos turísticos em São João del Rei

  • Rua da Prata
  • Catedral Basílica de N.Sra do Pilar
  • Cemitério do Carmo
  • Memorial Tancredo Neves
  • Solar da Baronesa de Itaverava
  • Teatro Municipal
  • Museu Regional de São João del-Rei
  • Rua das Casas Tortas
  • Museu de Arte Sacra
  • Mercado Municipal de São João del Rei

Como chegar em São João del Rei


Catedral Nossa Senhora do Pilar. Foto: Pedro Vilela/MTur

De avião

O acesso a São João del Rei por avião pode ser realizado no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte a 185 km da cidade.

De carro

Partindo de Belo Horizonte, pela BR-040 (no sentido Rio de Janeiro até o município de Joaquim Murtinho) para, então, entrar no acesso à BR-383.

Do Rio de Janeiro BR-040, sentido Belo Horizonte, até chegar em Barbacena, pegando então o acesso para a BR-265.

Saindo de São Paulo é necessário pegar a BR-381 até Lavras, para, então, acessar a BR-265 e seguir caminho até São João Del Rei.

De ônibus

Da rodoviária de Belo Horizonte partem ônibus para São João del Rei pela empresa Viação Sandra. Clique aqui para conferir horários e valores.

Melhor época para visitar São João del Rei


Centro histórico. Foto: Pedro Vilela/MTur

Quem visita a cidade durante o verão tem a possibilidade de aproveitar mais os passeios ao ar livre, como cachoeiras, trilhas e mirantes próximos da cidade. São João del Rei também é conhecido pelo Carnaval agitado. O destino pode ser visitado o ano inteiro, mas se você busca conhecer as atrações históricas com mais calma o aconselhável é evitar os grandes feriados, como a Semana Santa e Páscoa.

Durante o inverno a cidade apresenta o incrível festival cultural de inverno, reunindo inúmeros artistas de diferentes vertentes, como músicos, artesãos, poetas e atores.

Onde se hospedar em São João del Rei


Encontre hospedagens em São João del Rei aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.