Lugares para conhecer em Puerto Natales

Puerto Natales é a porta de entrada para as mais belas paisagens no sul da Patagônia, a pequena cidade fica bem próxima do Parque Nacional Torres del Paine e Bernanrdo O´Higgins, duas importantes reservas ambientais do Chile

Foto: Ksenia Ragozina / Shutterstock

Destino cobiçado por aventureiros e amantes da natureza, a Patagônia chilena reserva paisagens cênicas dignas de cenários de filmes. Cortada por centenas de canais, glaciares, fiordes, lagos e montanhas, a região no extremo sul do Chile é conhecida por suas paisagens naturais preservadas e inóspitas.

A pequena cidade de Puerto Natales está cercada por essas paisagens, bem aos pés das montanhas, e serve como uma ótima opção de base para quem busca conhecer os parque nacionais chilenos, as paisagens intocadas das montanhas ao sul da Patagônia e os extensos campos de pampas.

Bem próxima dos Parques Nacionais de Torres del Paine e Bernardo O’Higgins, Puerto Natales pode ser apontada como um dos grandes destinos turísticos do Chile e da América do Sul. Sua localização privilegiada, próximas de geleiras e majestosas montanhas, forma cada vez mais um destino surpreendente que entrou de vez na rota dos aventureiros que querem conhecer as maravilhas da Patagônia.

O Maciço Paine, localizado no Parque Nacional Torres del Paine, é o principal motivo para atrair tantos turistas durante o verão, que aproveitam as paisagens do parque para fazer caminhadas em cenários fabulosos. A Cueva del Milodón mostra evidências de um animal pré histórico que habitou a região a mais de 10 mil anos atrás e foi encontrado nessa parte do Chile. Foi nessa grande cova que encontraram ossos de um milodon, uma espécie de preguiça, que tinha em média três metros de altura e pesava mais de 200 quilos.

Nas navegações, partindo do cais de Puerto Natales, há acesso náuticos que sobem para o norte em diferentes cidades da Patagônia chilena. Saindo da cidade, é possível fazer travessias longas de 2, 3 ou 4 dias a bordo de barcos no estilo ferry boat. O tempo de viagem varia conforme o seu destino e é feito pelas empresas Navimag e Austral Broom, passando pelos encantadores fiordes do país. Para passeios mais curtos, navegando pelo canal de Última Esperança, a empresa Turismo 21 de Mayo oferece tours de um dia inteiro com embarque e desembarque pela cidade de Puerto Natales.

Como se não bastasse toda essa quantidade de atrações naturais a serem descobertas, a cidade é uma das entradas ao Campos de Hielo Sur, a terceira maior área coberta de gelo do planeta. Sua localização próxima da fronteira com a Argentina, também possibilita uma esticada até outros destinos famosos da Patagônia, como o Glaciar Perito Moreno, na cidade de El Calafate e o monte Fitz Roy, na pequena comunidade de El Chaltén.

Puerto Natales está bem em frente ao Cabo da Última Esperança, um estreito braço do Pacífico, que entra em direção ao continente, formando paisagens surreais. Apesar de pequena, a aconchegante Puerto Natales dispõe de ótimas opções de hospedagens, restaurantes e bares. A Av. San Martin, cruza todo o município e reúne a grande maioria de agências de turismo, lojas, cafés e supermercados.

Puerto Natales possui uma mescla de cultura campesina e pescadora. A cidade tem um pequeno porto e está cercada por belos campos e montanhas onde vivem os tradicionais gaúchos da região. Sua gastronomia é regada de frutos do mar e da famosa parrillada com carne de cordeiro. Algumas das opções gastronômicas mais bem avaliadas estão ao redor da Praça San Martín e da Av. Costanera. O restaurante Bahia Mansa é uma opção para quem deseja provar peixes e mariscos. Escolha uma das opções de ceviches disponíveis como entrada e finalize o tour gastronômico provando a maravilhosa merlouza com purê de alcachofras, que fica ainda melhor acompanhada de um bom vinho chileno.

Se você busca comer o famoso churrasco de cordeiro, as melhores opções são as estâncias que preparam a tradicional Parrillada, nossa dica é a Estância Perales. Dentro da cidade, os restaurantes Parrila Don Jorge e a Parrila Pehoe, estão entre as melhores opções.

Leia também:

Patagônia: como viajar pela região de avião, ônibus e barco
Lugares para conhecer em Punta Arenas
9 lugares sensacionais que você precisa conhecer no Chile
Passeio com pinguins: navegação no Canal de Beagle e Isla Martillo

O que fazer em Puerto Natales:

Foto: Miguel Vieira / Wikimedia Commons

– Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine está entre as regiões mais visitadas da Patagônia. A reserva abriga áreas de florestas, campos com vegetação seca, glaciares, montanhas, cachoeiras e é o habite natural de uma rica vida silvestre. Em 1978, a área foi declarada como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

– Circuito W

Esse é o trekking mais conhecido da Patagônia. A caminhada de 5 dias passa por inúmeras atrações próximas a base de Torres del Paine. A trilha é indicada a trilheiros mais experientes. Quem decide enfrentar a aventura, adentra em 3 diferentes vales, cada um com uma paisagem diferente.

– Cueva del Milodón

A enorme caverna fica a 24 km de Puerto Natales e abriga vestígios de um animal pré histórico que viveu na região. Além da história, a paisagem é cercada por montanhas nevadas e bosques. Na entrada do parque é possível conhecer outras quatro atrações: a Cueva del Medio, a Cueva Chica, a Silla del Diablo e um mirante localizado na cobertura da Cueva del Milodón.

– Glaciar Serrano e Balmaceda

Os glaciares estão localizados dentro do Parque Nacional Bernardo O’Higgins e podem ser acessados de barco navegando pelo Canal de Última Esperança. Após navegar entre os fiordes e avistar um pouco da vida marinha do local, é necessário fazer uma pequena trilha que conduz o turista ao mirante do Glaciar Serrano. A segunda geleira é observada dentro da embarcação em uma distância relativamente perto. Leia mais.

– Navegação Glaciar Grey

O Glaciar Grey está localizado na parte norte do Parque Nacional Torres del Paine bem ao lado da formidável cordilheira. É possível chegar bem pertinho através das navegações oferecidas na atração.

– Bate-volta El Calafate e Perito Moreno

Algumas agências da cidade oferecem tours full day até o Perito Moreno, em El Calafate. Apesar de corrida, a viagem pode ser uma opção válida caso você não tenha muitos dias disponíveis no roteiro, mas queira fazer uma visita até o famoso glaciar da Patagônia argentina.

– Navegação pelos fiordes até Puerto Montt

Puerto Natales e Puerto Montt são conectadas por linhas de transporte fluviais através dos Ferry boats que cruzam os fiordes patagônicos. Algumas empresas disponibilizam quartos para passageiros conhecerem essa rota emblemática da região. A navegação dura 4 dias e tem paradas rápidas em alguns vilarejos localizados na Carretera Austral.

Outros lugares para conhecer em Puerto Natales:

  • Plaza a los vientos
  • Estatua de la Mano
  • Plaza de Armas
  • Mercado de Artesanatos Etherh Aike
  • Mirante da Avenida Santiago Bueraque

Como chegar em Puerto Natales:

Foto: K_Boonnitrod / Shutterstock

De avião
O Aeroporto Internacional Carlos Ibáñez del Campo, de Punta Arenas é a opção mais cômoda e rápida de chegar até Puerto Natales. De lá é possível chegar ao destino usando serviço de transfers, táxis e ônibus coletivo.

De ônibus
As empresas Buses Fernández, Buses Pacheco e Bus Sur fazem o trecho Punta Arenas x Puerto Natales diariamente em apenas 3 horas de duração. Se você estiver vindo do lado argentino da Patagônia, a Cootra e Buses Pacheco oferecem o trecho desde El Calafate.

Melhor época para visitar Puerto Natales:

Foto: Remi Jouan / Wikimedia Commons

O verão é a estação mais procurada pelos turistas. Os dias são mais longos e a temperatura aumenta entre os meses de novembro e fevereiro, proporcionando dias mais limpos e uma possibilidade maior de avistar as maiores montanhas da região. Essa grande procura, costuma limitar rapidamente as opções de hospedagem na cidade. Se estiver programando uma viagem para Puerto Natales durante o verão, faça as reservas com antecedência, principalmente se você vai fazer a caminhada pelo circuito W ou O. Os refúgios e acampamentos tem uma quantidade máxima de lotação e a procura costuma ser bem grande nos meses mais quentes do ano.

Durante o outono a vegetação ganha colorações mais quentes e os bosques ficam ainda mais belos com suas árvores em tons de vermelho. Apesar da temperatura já estar mais baixa, é possível fazer tranquilamente as trilhas dentro do Parque Torres del Paine e a grande maioria das atrações ainda estão abertas.

O inverno ganha uma paisagem bucólica interinamente branca. As temperaturas nessa época podem chegar a incríveis -10 C e os dias são mais curtos. Essa pode ser uma ótima época se você deseja ter contato com neve e saber como são os dias mais frios nessa área austral do globo. Vale lembrar que no inverno algumas opções de hotéis e restaurantes fecham as portas devido à baixa procura, e algumas atrações como o Circuito W ficam indisponíveis devido a neve.

Onde se hospedar em Puerto Natales:

O pequeno destino oferece inúmeras possibilidades e experiências exclusivas em hotéis situados dentro do Parque Nacional Torres del Paine. Próximo ao centro de Puerto Natales, o Hotel Martín Gusinde, está na Rua Carlos Bories ao lado da Plaza de Armas e oferece ótimos quartos com custo benefício na cidade. Já o Hotel Costaustralis, oferece quartos super aconchegantes com vista para o Canal de Última Esperanza.

Os hostels Andes Patagônicos, Vinnhaus e o Motas de Coirón, estão entre as opções mais bem avaliadas em sites de viagens, plataformas e estão entre os preferidos dos mochileiros que passam por Puerto Natales.

Quem decidir passar algumas noites dentro do Parque Nacional Torres del Paine, pode desfrutar de ótimas estruturas que oferecem vistas exclusivas de algumas atrações da reserva. O Hotel Lago Grey oferece as famosas navegações ao glaciar de mesmo nome e todas as habitações possuem vistas para a Cordilheira Paine. O Ecocamp possui chalés luxuosos em meio as montanhas oferecendo momentos únicos de contato com a natureza local.

Encontre hospedagens em Torres del Paine aqui.

Outra opção são as tradicionais estâncias gaúchas que oferecem hospedagens em fazendas. A Estância Mercedes é uma das mais famosas (e charmosas) fazendas da região. Além da hospedagem, a fazendo dispõe de inúmeras atividades que conectam os visitantes a natureza, entre elas cavalgadas e caminhadas pelas montanhas da região. Outro destaque da Estância Mercedes são as deliciosas ceias gaúchas que a própria família prepara ao hóspede.

Encontre hospedagens em Puerto Natales aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.