Dicas de turismo em Fernando de Noronha

Atualizada em:

O arquipélago composto por 21 ilhas tem alguns das paisagens mais cênicas do Brasil e está localizadas a 345 km de distância do continente

Praias com águas claras, piscinas naturais que parecem mentira visto tamanha beleza, picos altos e cobertos por vegetação densa e uma fauna marinha abundante que pode ser notada facilmente em qualquer canto do litoral da pequena ilha, faz com que Noronha seja um dos destinos nacionais mais cobiçados pelos turistas.

As águas transparentes que banham as praias com aspectos selvagens da ilha, estão na lista de desejos de todo viajante que tem como principais inspirações lugares paradisíacos e bem preservados. A ótima visibilidade da água que chega até 50 metros de profundidade, junto a diversidade de peixes, arraias, tartarugas, tubarões e golfinhos que vivem ao redor do arquipélago em meio ao Oceano Atlântico, elegem Fernando de Noronha como um dos melhores pontos de mergulho do mundo.

Não é difícil ver animais marinhos em Fernando de Noronha, em todas as praias é possível notar a presença de algumas espécies sem precisar de muita experiência com mergulhos. Boiar entre as águas transparentes com um snorkel e pé de pato já é o suficiente. Se quiser ver tartarugas, moreias, arraias e tubarões, a praia do Sueste e a Praia do Porto são as melhores opções. Os golfinhos estão sempre se exibindo para os barcos de passeios e na baía dos golfinhos, que só pode ser admirada no topo do Mirante dos Golfinhos com acesso fácil em uma trilha dentro da reserva do Parque Nacional de Fernando de Noronha.

A ilha foi descoberta em 1503 pelo navegador Américo Vespúcio, que ao chegar ao local, batizou o arquipélago homenageando o português Fernão de Lorona, que financiou a expedição de descoberta. Diversos povos já passaram pela ilha desde então, entre eles portugueses, franceses e holandeses, deixando alguns vestígios da idade colonial presentes até hoje na ilha, como algumas construções que podem ser visitadas na Vila dos Remédios, entre elas a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, o Palácio São Miguel e o Forte da Vila dos Remédios.

A maior concentração de hotéis, pousadas e restaurantes estão no entorno da Praça Flamboyant na Vila dos Remédios, mas outros bairros bem próximos apresentam uma boa estrutura para turistas, como os bairros de Floresta Velha, Floresta Nova e a Vila do Trinta. Também existem outras opções em alguns pontos mais reservados da ilha como o Porto e Vila do Boldró, ao Norte, e Vila do Sueste ao Sul da ilha.

O que fazer e Fernando de Noronha

Foto: Bruno Lima / MTUR

Cacimba do Padre

Famosa entre os surfistas, a Praia da Cacimba do Padre possuí ondas perfeitas nos meses de dezembro a março que podem chegar até 5 metros de altura. A praia fica bem em frente ao Morro dos Dois Irmãos, duas gigantescas rochas com aparência similar em meio ao mar.

É pela Cacimba do Padre que é feito o acesso a Baía dos Porcos, local imperdível em qualquer visita a ilha, que já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo.

Baía dos Porcos

O acesso privado da praia cercada por uma imensa falésia, deixa as águas mais calmas nessa parte da ilha. A vida marinha também é intensa na atração: arraias, tartarugas e moréias aproveitam a tranquilidade das águas nesse ponto e abrigam-se nas pedras e corais espalhadas pelo pequeno litoral. A Baía dos Porcos já foi considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

Baía do Sancho

A Baía do Sancho abriga o principal cartão postal do arquipélago e tem acesso pela entrada do Parque Nacional Fernando de Noronha, em uma trilha feita de palafita com madeiras. Em seguida o visitante precisa descer dois lances de escada construídas em meio a uma enorme fenda para chegar até as águas incrivelmente transparentes do Sancho. Ao lado direito da atração, o paredão acidentado que contorna a praia forma algumas piscinas perfeitas para a prática de mergulho com snorkel. Ao lado esquerdo uma cachoeira se forma sobre as falésias no período de chuva.

Sueste

O Sueste é o melhor ponto para avistar a vida marinha do arquipélago. A enorme baía está localizada no chamado mar de fora e é cercada por paredões rochosos, morros e duas ilhas que permitem com que as águas fiquem mais tranquilas. O uso de snorkel, pé de pato e colete é indispensável nesse passeio, já que o movimento de tartarugas, tubarões, arraias e peixinhos coloridos é constante.

Praia da Conceição

Uma das mais frequentadas devido ao fácil acesso, a Praia da Conceição está aos pés do Morro do Pico e está sempre badalada por grupos que aproveitam a extensa faixa de areia para bater bola, surfar e curtir um belo pôr-do-sol.

Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios é o bairro principal da ilha e mais movimentado. Restaurantes, lanchonetes e barzinhos ocupam a região da Praça Flamboyant, onde o movimento é intenso dependendo da época. Nele estão também construções históricas da ilha,  como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios e a Igreja que leva o mesmo nome. O centrinho cresceu nos arredores das construções e foi construída em 1772 pelos portugueses que viveram no arquipélago.

Projeto Tamar

O centro de visitantes do Projeto Tramar em Fernando de Noronha possui painéis explicativos, réplicas das 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, silhuetas, exposições de esqueletos, maquetes e vídeos, apresentam as características biológicas, as principais ameaças à vida desses animais, seu complexo ciclo de vida e as atividades desenvolvidas pelo Tamar para sua conservação.

Forte da Vila dos Remédios

A enorme fortaleza foi construída no século 18 pelos portugueses. A construção também serviu como presídio comum e político na década de 30 e foi tombado pelo Iphan, as ruínas são abertas para visitação. A construção possuí uma maravilhosa vista das praias ao lado da Vila dos remédios, um dos melhores lugares para curtir a o pôr do sol.

Amanhecer na Baía dos Golfinhos

Uma outra maneira de apreciar a doçura dos golfinhos que vivem na ilha, é acompanhar a saída diária dos cardumes retornando do alto mar em direção a baía sempre bem cedinho.

Passeio de barco

O passeio de barco é a melhor maneira de começar um tour pela ilha, a embarcação sai no período da manhã e tem paradas em alto mar para banho, e uma vista privilegiada da ilha.

Ponta da Sapata

Ponta da ilha coberta de vegetação nativa e virgem. Um dos lugares preferidos dos mergulhadores, mas não propício para banho. Uma abertura na falésia, chamada de portão, tem o formato do mapa do Brasil dependendo do ângulo visto.

Outros atrativos turísticos em Fernando de Noronha:

  • Praia do Leão
  • Piscina natural praia do cachorro
  • Mirante Dois Irmãos
  • Praia da Atalaia
  • Baía dos Golfinhos
  • Forte São Pedro do Boldró
  • Forte De Nossa Senhora Dos Remedios
  • Capela de São Pedro
  • Museu do Tubarão
  • Buraco da Raquel
  • Ponta das Caracas
  • Praia Enseada dos Abreus
  • Palácio de São Miguel
  • Igreja Nossa Senhora dos Remédios
  • Memorial Noronhense
  • Capela do Quixaba
  • Mirante do Boldró
  • Mirante dos Golfinhos
  • Mirante do Leão
  • Forte do Sueste
  • Capela de São Pedro

Como chegar em Fernando de Noronha

Foto: Bruno Lima / MTUR

Atualmente a ilha recebe três vôos diários, dois saindo de Recife e um de Natal, não existem outros vôos diretos para ilha, já que o aeroporto de Fernando de Noronha não tem estrutura para receber outros aviões com destino a lugares mais longes.

Melhor época para visitar Fernando de Noronha

Foto: Bruno Lima / MTUR

O clima em Fernando de Noronha é bom durante todo o ano, a diferença nessa região são os ventos e respectivamente ondas mais altas.

Para quem gosta de surfar os melhores meses são de dezembro a março. Os nativos da ilha costumam dizer que Fernando de Noronha tem duas épocas a seca, de agosto a fevereiro e a chuvosa (março a julho) sendo que na segunda as chuvas são rápidas e passageiras.

No meses de agosto a janeiro a frequência de chuvas é bem pequena, já nos meses de fevereiro a julho chove um pouco mais dando mais vida a vegetação que domina toda ilha. Para o mergulho a melhor época é de março até novembro. Para o surf a melhor época é de dezembro ao final de fevereiro

Onde se hospedar em Fernando de Noronha

Foto: Bruno Lima / MTUR

O bom de se hospedar na região da Vila dos Remédios é a aproximação do comércio de Noronha. Mercados, restaurantes, lojas e alguns dos destinos mais cobiçados da ilha, como a Praia do Cachorro, a Praia do Meio e a Praia da Conceição, estão a pouco menos de 15 min caminhando. Algumas das pousadas mas bem avaliadas estão por essa região. A Pousada do Vale fica a 4 minutos a pé da praia é uma opção a considerar. Outras destaques são a Pousada Del Mares, a Pousada da Germana e a Pousada Malibu.

A Vila do Trinta está entre o Porto e a Vila dos Remédios. Essa é a parte da cidade que oferece opções um pouco mais econômicas. Apesar de ficar um pouco mais distante das praias, é possível locomover-se de ônibus coletivo pelos até outros bairros e praias da ilha. A Pousada da Villa é uma das alternativas para quem opta se hospedar nesse bairro.

Agora se sua intenção for passar dias luxuosos em Fernando de Noronha as sofisticadas Pousada Zé Maria, Triboju, Maria Bonita e Pousada Maravilha estão entre as mais cobiçadas e deslumbrantes do arquipélago.

O Booking oferece mais de 100 opções de hospedagem em Fernando de NoronhaVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Fernando de Noronha tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Links úteis para sua viagem em Noronha

Planeje sua viagem para Fernando de Noronha:

Confira uma seleção de artigos com dicas de turismo em Fernando de Noronha para ajudar o planejamento da sua viagem:

Reserve seu hotel

Além de ter várias promoções, a Booking.com tem a possibilidade de cancelamento gratuito. Confira um artigo com dicas de melhores bairros e hotéis para ficar hospedado próximo aos principais pontos turísticos em Fernando de Noronha.

Se você prefere AirBnb, tem vários apartamentos e quartos incríveis em SP. Neste link você ganha descontos na sua primeira hospedagem pelo AirBnB.

Aluguel de carro

A Rent Cars é o site líder em aluguel de carros na América Latina e oferece até 60% de desconto em reservas. Além disso, quem utiliza a plataforma não precisa se preocupar com taxas de IOF e e tem vantagens com formas de pagamento mais facilitadas e cancelamento de serviço gratuito.

Passagens para São Paulo

MaxMilhas é uma das referências de quem busca viagens baratas. O site vende passagens aéreas com até 50% de desconto. Eles conseguem esses valores atraentes, pois compram as passagens aéreas com milhas de pessoas que querem vender pontos. Tudo é feito com total segurança e se tornou o site predileto para viajantes assíduos que sempre compram passagens, simule o valor do seu voo com a MaxMilhas.

Seguro Viagem

Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Tours

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima