Lugares para conhecer em El Calafate

Porta de entrada para o Parque Nacional dos Glaciares, a encantadora cidade de El Calafate está entre os destinos mais charmosos da Patagônia argentina

Foto: Max Pixel / Creative Commons Zero – CC0

O resultado é praticamente unânime, a maioria dos turistas que colocam El Calafate na lista de próximo destino, certamente conheceram o nome da cidade através de imagens ou comentários sobre o majestoso Glaciar Perito Moreno. A cidade está entre os destinos mais visitados da Argentina graças ao fácil acesso para a atração milenária, que há muito tempo vem deslizando seus gigantescos blocos de gelo em direção ao charmoso Lago Argentino.

Com construções em estilo alpino e charmosos espaços que atendem o turismo massivo que chega em El Calafate, o destino conseguiu unificar de forma harmoniosa as belezas da região formada por campos extensos e montanhas quase sempre em torno de lagos e lagoas impressionantes, com o rústico e charmoso estilo de vida das pessoas que habitam essa região gelada e inóspita da Patagônia.

A cidade fica à beira do Lago Argentino, o maior do país, e na base de incríveis montanhas rochosas. Você pode começar um tour pela Av. del Liberador San Martín, a maior e principal via de acesso de El Calafate, que cruza toda a cidade e concentra a grande maioria das hospedagens, restaurantes, lojas, bares, cafés, chocolaterias e agências de turismo do destino. Em um rápido passeio pela elegante avenida é possível sentir o clima contagiante de um clássico destino invernal: parques e áreas verdes colorem toda a via, casinhas de madeira servem de apoio a inúmeros empreendimentos e atrações como bares de gelo e tendas que alugam acessórios para patinação na Lagoa Argentina (apenas no inverno), chamam a atenção dos turistas.

Verdade seja dita, não teria como El Calafate não se tornar um enorme potencial turístico no país, a localização da cidade, permite com que o turista visite pontos estratégicos da Patagônia  que abrigam alguns dos cenários mais belos do mundo, começando pelo Parque Nacional dos Glaciares. A incrível reserva foi declarada como Patrimônio da Humanidade em 1981 pela Unesco e hoje preserva uma extensa porção da cordilheira austral, considerada a maior área de gelo do planeta depois da Antártica, onde encontram-se mais de 300 geleiras, lagos e bosques patagônicos.

Observação e  caminhadas sobre os glaciares, trekkings para inúmeros mirantes com vistas panôramicas de cenários completamente selvagens e navegações que oferecem um contato próximo dos glaciares são os principais destaques turísticos entre os viajantes que visitam El Calafate.

Outra atração imperdível da Patagônia argentina é o famoso Monte Fitz Roy. A maravilhosa cadeia de montanhas que seguem o maciço Fitz Roy, entre facilmente na lista das paisagens mais bonitas da América do Sul. Apesar da cidade mais próxima da atração ser El Chatén, El Calafate está a apenas 3 horas de distância e muitas agências da cidade oferecem excursões full day para a montanha.

A cidade também fica bem próximo Parque Nacional Torres del Paine, em Puerto Natales, no Chile, e pode ser uma alternativa para quem está fazendo uma viagem com dias contados pela Argentina e deseja fazer um bate-volta no país vizinho.

A gastronomia é outra atração a parte de El Calafate. Os restaurantes mais renomados oferecem diferente pratos com carne de cordeiro. O mais clássico é o cordeiro assado em fogo de chão, que pode ser acompanhado com empanadas de entrada e um delicioso vinho argentino.

Leia também:
Patagônia: como viajar pela região de avião, ônibus e barco
Lugares para conhecer em Ushuaia
Principais atrações turísticas para você visitar na Patagônia argentina
Descubra a melhor época para visitar a Patagônia argentina

O que fazer em El Calafate:

Foto: Deensel / Flickr

– Glaciar Perito Moreno

O Perito Moreno é o glaciar mais famoso do Parque Nacional dos Glaciares por seu fácil acesso. O glaciar possui uma área de 250 km², que chega ser maior que a cidade de Bueno Aires! Os mirantes com as melhores vistas da atração são todos interligados por passarelas de madeira em 4 trilhas extremamente fáceis que possibilitam a visitação de turistas de todas as idades.

– Navegação Perito Moreno

Essa é uma outra possibilidade de observar as belezas do Glaciar Perito Moreno. A navegação é feita no Lago Argentino até uma distância considerável dos paredões de gelo que chegam a 70 metros de altura!

– Glaciar Upsala

Bem maior que o Perito Moreno, mas com uma dificuldade maior de acesso, o Glaciar Upsala já foi o maior da América do Sul. O título acabou sendo perdido pela geleira estar diminuindo cerca de 200 metros por ano para o Glaciar Viedma.

– Glaciar Viedma

Menos famoso que o Perito Moreno, o Glaciar Viedma é o maior da Argentina e desemboca suas paredes de gelo com aproximadamente 40 m de altura em uma maravilhosa lagoa de águas claras. As formas de visitação oferecidas pela agência até a atração variam entre excursões de navegação e trekkings sobre o glaciar.

– Navegação Ríos de Hielo Express

Catamarãs saem diariamente do porto de Punta Bandera, a aproximadamente 50 km de El Calafate, rumo às geleiras Upsala e Spegazzini. Os turistas passam 5 horas navegando em paisagens majestosas formadas pelos glaciares, icebergs soltos pelo lago e as montanhas que cercam a região.

– Minitrekking ou Big Ice

Essas são as duas ofertas mais inesquecíveis de El Calafate. Durante o passeio você terá a experiência única de caminhar sobre o Glaciar Perito Moreno e ter uma vista completamente exclusiva do gigantesco glaciar.

A excursão começa com uma pequena navegação para chegar as trilhas que dão acesso a geleira. O minitrekking dura em média 1h30m de caminhada, já o Big Ice, tem um circuito um pouco maior e com dificuldade mais elevada, com duração média de 3h:30m. A grande atração da caminhada são as cavernas de gelo avistadas pelo caminho.

– Glaciarium

O Glaciarium é um divertido espaço interativo que fornece explicações aos visitantes de como se formam as geleiras e sua importância no ecossistema. O museu também conta com o Glaciobar, um bar inteiramente feito de gelo com temperaturas que chegam a -15ºC!

– Balcon de El Calafate

O tour é feito em um caminhão 4×4, para ver a cidade de cima. Ao acessar o ponto mais alto próximo de El Calafate, o turista tem a oportunidade única de conferir uma vista panorâmica da cidade, do Lago Argentino e das montanhas mais afastadas.

– Laguna Nimez

A pequena reserva está bem próxima do centro de El Calafate e tem uma trilha autoguiada próxima da lagoa. Durante o percurso é possível se deparar com algumas espécies de aves que vivem pela região, entre elas, flamingos, cisnes e gansos.

– Bate-volta El Chaltén:

A distância curta entre El Calafate e El Chaltén possibilita fazer uma visita rápida a algumas atrações imperdíveis da chamada capital dos trekkings. A cidade recebe milhares de aventureiros e alpinistas que buscam conhecer as paisagens surreais formadas pelos cerros Fitz Roy e Torre. São inúmeras as possibilidades de trilhas e atividades para fazer na pequena cidade, entre elas visitar mirantes, cachoeiras, lagoas e glaciares.

– Covas de Walichu

A região de El Calafate é habitada há milhares de anos. Alguns dos registro mais antigo dos povos que viveram nesse pedaço da Patagônia estão na Cuevas del Walichu. No local é possível observar pinturas rupestres feitas a aproximadamente  4 mil anos, que representam animais e seres humanos.

Outros lugares para visitar em El Calafate:

  • Estância 25 de Mayo
  • Estância Cristina
  • Floresta Petrificada La Leona
  • Glaciar Onelli
  • Lago Roca

Como chegar em El Calafate:

De avião
O Aeroporto Internacional Comandante Armando Tolade fica a 20 km do centro de El Calafate e recebe voos diretos de Buenos Aires (3h10), de Río Gallegos (0h45), Bariloche (1h45) e de Ushuaia (1h10).

Apesar de estar bem próximo da cidade, não existe serviços de transporte público para realizar o trajeto. A forma mais rápida e cômoda de chegar em El Calafate é usar os serviços de transfers ou táxi.

De ônibus
El Calafate é uma das últimas cidades localizadas ao sul da Argentina, o acesso de ônibus à partir de Buenos Aires e outros destinos mais ao norte é de quase 3000 km. Se você já estiver no sul do país é possível acessar a cidade saindo dos municípos de Río Gallegos (4h), de El Chaltén (4h), Ushuaia (12h), na Argentina, e de Puerto Natales, no Chile (5h).

De carro
El Calafate está bem próxima da Ruta Nacional 40 – rodovia que percorre 5.200 km entre a fronteira da Argentina com a Bolívia até o município de Rio Gallegos no extremo sul do país. A distância da cidade até a capital portenha é de 2.700km.

Melhor época para visitar El Calafate:

Foto: Christer T Johansson / Wikimedia Commons

Apesar de receber turistas o ano inteiro, a melhor época para visitar El Calafate é entre o verão e outono. Durante essas estações a cidade costuma ter temperaturas um pouco mais amenas, o tempo fica mais firme e os dias são mais longos, possibilitando desfrutar ainda mais os cenários patagônicos.

Essa é também a época onde todos os tours estão disponíveis. No inverno por exemplo, a grande quantidade de nevascas e ventos fortes que passam pela região, fecham algumas das atrações mais cobiçadas do destino, como as caminhadas sobre o Glaciar Perito Moreno e algumas trilhas, como o Circuito Huemul na vizinha El Chaltén.

A época mais movimentada na cidade são as datas próximas do dia 15 de fevereiro, quando a população celebra o batismo do Lago Argentino na Fiesta del Lago, a festa mais popular do destino, que comemora promovendo uma série de eventos culturais e esportivos na cidade.

Onde se hospedar em El Calafate:

É no centrinho da cidade que estão concentrados as melhores opções de hospedagem com diferentes niveis de conforto de El Calafate. O bom de estar hospedado perto do centro é que além de economizar com transfers até a área mais movimentada da cidade, você terá uma oferta grande de serviços oferecidos próximo de você e a autonomia de fazer alguns passeios a pé.

O Aca El Calafate está entre os melhores da cidade e possuí um ótimo custo benefício, localização e ambientes aconchegantes. O Hotel Quijote é outra opção muito procurada e bem conhecida na cidade.

Alguns hotéis mais afastados do centro oferecem transfers e vistas deslumbrantes para o Lago Argentino. Essas são opções aconselhadas para quem está com carro próprio ou desejam aproveitar mais os espaços internos da hospedagem escolhida durante a estadia na cidade.

O Boutique Hotel La Cantera e o Mirador del Lago, como o próprio nome já diz, oferecem quartos com vistas privilegiada do Lago Argentino e da região.

Encontre outras hospedagens em El Calafate aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.