Intercambio trabalho e estudo na Irlanda – Visto de estudante, tempo de permanência e tudo o que você precisa saber para estudar inglês na Irlanda

Segundo pesquisa recente, a cada ano aumenta a quantidade de brasileiros fazendo intercâmbio. Em 2018, o número apresentou um crescimento relevante, foram registrados cerca de 365 mil intercambistas brasileiros espalhados por diferentes destinos do mundo. 

Os motivos para tanta gente querer estudar no exterior é bem diverso, mas uma coisa é certa, essa é uma oportunidade que está cada vez mais fácil e agrada pessoas de diferentes idades.

Seja para quem busca fazer um curso de especialização, extensão em universidades, aperfeiçoar uma nova língua ou simplesmente sair da zona de conforto e ficar imerso em um país totalmente diferente do nosso. Não importa qual for a sua motivação, com certeza há um destino ideal para o que você planeja.

Vantagens de fazer um intercâmbio na Irlanda? 

Entre os principais lugares da Europa, a Irlanda se tornou um dos países mais escolhidos por quem deseja fazer um intercâmbio no Velho Continente. Além de aperfeiçoar o inglês na Irlanda ou estudar em alguma universidade do país, esse é um dos poucos destinos europeus que permitem o visto de trabalho para brasileiros que não tenham cidadania europeia. 

Essa modalidade de intercâmbio com visto de trabalho e estudo no exterior é conhecida como study & work, onde o estrangeiro pode trabalhar legalmente durante 20 horas semanais, recebendo em euro. 

Essa vantagem de fazer o Intercambio trabalho e estudo na Irlanda, torna o investimento mais econômico, já que o estudante consegue ganhar um salário em moeda local, praticar a língua diariamente nas aulas e no trabalho, ter uma experiência profissional no exterior e ainda abater o investimento que fez com a agência de intercâmbio. E, além desses fatores, viajar por toda a Europa é muito mais barato para quem vive na Irlanda. 

Companhias aéreas low cost vendem passagens muito mais econômicas. Para se ter uma ideia, um voo de Dublin para Londres, na Inglaterra, fica em torno de 20 euros ida e volta, caso a passagem seja comprada com antecedência.

O mesmo se repete para outros destinos, já que a Ryanair, companhia aérea de baixo custo, é irlandesa e conecta Dublin com diferentes cidades da Europa.

Preciso de visto ou cidadania para estudar na Irlanda? 

O estudante estrangeiro que deseja fazer intercâmbio na Irlanda não precisa ter cidadania europeia. Para os brasileiros que não possuem o “passaporte vermelhinho”, a maioria dos intercambistas preferem aplicar o visto como estudante nas opções Stamp 0 e Stamp 2 (estudo e trabalho).

O visto para conseguir permissão de trabalho e estudo na Irlanda, exige o período mínimo de 25 semanas de permanência no curso. 

Mas, diferente de outros países, podemos afirmar que é fácil conseguir visto de trabalho e estudo na Irlanda, sendo ainda mais seguro contratar os serviços com uma agência de intercâmbio. O visto de estudante chamado Stamp 0, é direcionado para estrangeiros que querem ficar até 90 dias no país, conforme detalhamos melhor no tópico abaixo.

A diferença desses vistos de estudante na Irlanda, é que na segunda opção, com o visto Stamp 2, o intercambista poderá trabalhar legalmente no país durante 20 horas semanais enquanto estuda e 40 horas semanais no período de férias. Normalmente, esse visto é indicado para quem escolhe o intercâmbio de 8 meses (6 meses de aula mais 2 meses de férias), ficando cerca de 25 semanas no total.

Irlanda

Intercambio trabalho e estudo na Irlanda, tempo de permanência e dicas de intercâmbio. Foto: WallpapersAccess

Qual é o tempo de permanência na Irlanda para estudantes?

O tempo de permanência para estudantes estrangeiros na Irlanda é de 8 meses inicialmente, podendo ser renovado até duas vezes como falamos anteriormente. Para esse prazo ser estendido, o estudante precisa continuar frequentando escolas, podendo renovar os cursos de inglês na Irlanda e depois, só poderá seguir legalmente no país fazendo uma graduação, estendendo o prazo para mais 2 anos ou conforme a duração do curso (mais o período de férias).

Estrangeiros que conseguem o visto Stamp 1 ou Stamp 4 com permissão para trabalhar, ficam no país por mais tempo, podendo estender até a data do contrato.

Intercâmbio na Irlanda: como são as aulas de inglês

A didática de ensino varia de uma escola para outra, mas segue basicamente o mesmo formato. Todos as aulas apostam na conversação e interação entre os alunos, como uma forma de melhorar a aprendizagem trazendo exercícios sobre temas variados do cotidiano, com a finalidade de aperfeiçoar o vocabulário e a fluência.

Mas, caso você escolha fazer um curso especializado, isso pode mudar dependendo de qual for o foco do seu curso. Por exemplo, se a sua aula tiver como objetivo inglês para negócios, as tarefas e atividades terão uma linha diferente, com vocabulários corporativos e interação com alunos que tenham esse mesmo perfil.

intercambio irlanda

Intercambio trabalho e estudo na Irlanda, tempo de permanência e dicas de intercâmbio. Foto: GetWallpapers

Escolhendo a escola de inglês na Irlanda

Existe diferentes escolas na Irlanda, mas o mais importante é escolher instituições que sejam reconhecidas pelo governo irlandês. Essa exigência é uma forma de garantir um padrão na qualidade de ensino, além de certificar os alunos com testes reconhecidos internacionalmente como os exames da Cambridge e Trinity.

Depois de finalizar o curso, você receberá um certificado que prova qual é o seu nível de inglês e fluência, podendo ser solicitado por empresas no Brasil e exterior, inclusive em universidades de outros países que exigem proficiência em inglês. 

Mas, já que o investimento para estudar no exterior não é pouco, vale a pena escolher bem qual será a escola que você irá frequentar. A The English Studio, por exemplo, tem unidade para quem pretende estudar em Dublin e Londres e aceita apenas professores capacitados para dar aula. Há uma mescla de profissionais de diferentes nacionalidades, com o objetivo de trazer ao aluno vivências com pessoas do mundo todo.  

É fácil conseguir emprego na Irlanda?

Há quem diga que é mais fácil conseguir trabalho na Irlanda do que uma acomodação com preços justos. Isso ocorre, pois há um grande volume de estudantes estrangeiros vivendo no país. Mas uma coisa é certa, há uma grande oferta de trabalho na Irlanda e isso tem aumentado conforme o passar do tempo, sendo que a maior parte das vagas são para trabalhos chamados de sub emprego, aqueles que não exigem experiências anteriores e nem um nível excelente de inglês, já que a maior parte dos estudantes estão no país para aperfeiçoar o idioma. 

De qualquer forma, conseguir um emprego na Irlanda depende do empenho (e um pouco de sorte) de cada candidato. Essa é uma experiência pessoal de cada um, sendo que a maior parte das pessoas conseguem empregos rápidos, pois a demanda é realmente grande.

Irlanda

Intercambio trabalho e estudo na Irlanda, tempo de permanência e dicas de intercâmbio. Foto: WallpapersAccess

Qual é a média de salário na Irlanda para estudante?

Em média, o salário para estrangeiros em cidades como Dublin, a capital da Irlanda, é de 10 a 15 euros a hora. Ou seja, caso você tenha o visto de estudante com permissão para trabalhar 20 horas semanais, o seu salário será de 800 a 1200 euros por mês. Mas, apesar de não ser permitido trabalhar mais do que 20 horas semanais, alguns estudantes conciliam o trabalho e o estudo com outras atividades remuneradas com uma carga horária menor, podendo receber um valor maior no final do mês. 

Durante o período de férias de estudo, o governo irlandês permite que o estudante possa trabalhar 40 horas semanais, mas isso é apenas permitido na época de férias escolares.

Inglês na Irlanda

Intercambio trabalho e estudo na Irlanda, tempo de permanência e dicas de intercâmbio. Foto: Wikipedia

Veja os tipos de vistos da Irlanda

Stamp 0 – Estadia temporária na Irlanda com permanência de até 90 dias

O Stamp 0 é o tipo de visto mais fácil de conseguir na Irlanda, pois o limite de tempo é o mesmo para o visto de turista (90 dias de duração), indicando que o estrangeiro terá uma estadia temporária em solo irlandês. Ele é ideal para intercambistas que foram estudar por até três meses. Neste caso você não vai precisar do IRP – Visto de Estudante na Irlanda (documento de permanência irlandês).

Stamp 1 – Visto de trabalho na Irlanda

Para conseguir o visto de trabalho na Irlanda e ter o direito de trabalhar 40 horas semanais e com contratos, o estrangeiro precisa ter em mãos uma proposta de trabalho de alguma empresa local, depois disso, basta aplicar o visto exigindo a permanência conforme o período indicado em contrato. 

Stamp 2 – Visto de estudante com permissão de trabalho

Esse visto é indicado para estudantes que vão ficar 8 meses no país ou mais. Neste caso você irá precisar agendar o seu IRP – Irish Residency Permit. Se quiser permanecer mais do que 8 meses, basta fazer a renovação quando o prazo estiver chegando ao fim.

Agências no Brasil podem ajudar em todo o processo burocrático e consultoria para intercambistas que querem estudar e trabalhar na Irlanda. A World Study tem uma área especial para esse tipo de programa chamada trabalhar e estudar na Irlanda, onde você pode consultar especialistas e tirar todas as suas dúvidas

Stamp 2A –  Visto de estudante sem permissão de trabalho na Irlanda

O Stamp 2A é um visto complementar ao anterior, dedicado para quem deseja estudar por até 6 meses, mas não precisa trabalhar no país. Ele garante uma permanência maior que o visto de estudante Stamp 0, mas restringe alguns quesitos na permanência do estrangeiro. Neste caso, o intercambista não pode exercer nenhuma atividade remunerada no país.

Lembrando que os vistos de estudantes na Irlanda, dedicado para quem cursa inglês na Irlanda, só pode ser renovado 2 vezes.

Stamp 3 –  Permanência sem permissão de trabalho

O visto irlandês Stamp 3 está em processo de mudança e provavelmente em breve será adaptado. Esse visto é direcionado para estrangeiros que não fazem parte da União Europeia, mas que tenham interesse em permanecer no país. 

Os casos mais comuns são: cônjuge ou dependentes de um cidadão que possua permissão de trabalho e permanência na Irlanda, aposentados que tenham como se manter no país sem trabalhos ou membros de alguma ordem religiosa que esteja em atividade na Irlanda.

Lembrando que o estrangeiro que tenha o visto de permanência Stamp 3, precisa seguir arrisca o prazo de expiração do visto para permanecer legal no país. 

Stamp 4 – Visto de Permanência na Irlanda

O Stamp 4 é o visto de permanência que autoriza um prazo específico dentro da Irlanda, sendo indicado para alguns dos casos abaixo:

Estrangeiros que sejam parentes de um cidadão europeu, qualificado sob o Regulamento das Comunidades Europeias que entrou em vigor em 2006; Refugiados; Estrangeiros que sejam cônjuge de algum irlandês; Pai ou mãe de uma criança nascida em território irlandês ou profissionais que trabalhem em alguma das áreas com grande demanda de profissionais. 

Há alguns meses o governo da Irlanda publicou uma lista, apresentando as áreas que mais necessitam de profissionais. Isso pode ser excelente caso seja a sua formação, pois é mais fácil conseguir permanência para trabalhar no país, mesmo que você não tenham cidadania europeia.

A Irlanda tem uma grande carência de profissionais especializados em diferentes áreas, facilitando o visto de permanência de pessoas que supram essas oportunidades. O nome dado para isso é Critical Skills Employment ou em tradução direta “Empregos de habilidades críticas”. A lista é imensa e foi publicada através do Department of Business, Enterprise and Innovation (em inglês).

intercambio irlanda

Intercambio Irlanda, tempo de permanência e dicas de intercâmbio.

Leia também:

» Intercâmbio na Irlanda com trabalho e estudo
» Intercâmbio para pessoas com mais de 50 anos
» Estudando na Europa: qual é o custo de vida na Irlanda?
» Lista de escolas de inglês confiáveis na Irlanda

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Seguro Viagem Europa: É obrigatório? Quais países exigem o seguro?

Artigo anterior

Exposição Egito Antigo no CCBB reúne estátuas, sarcófagos e até múmia!

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.