Pensando em aproveitar uma viagem a Foz do Iguaçu para fazer comprinhas no Paraguai? Confira dicas imperdíveis para se jogar na agitada Ciudad del Este e voltar com a mala cheia

Uma pergunta que sempre vem à mente de quem viaja à Foz do Iguaçu é: vale a pena reservar um tempinho para fazer compras no Paraguai? A resposta é sim, sem dúvida. Dedicar algumas horas para passear na caótica e empolgante Ciudad del Este é um dos programas que você não pode deixar de fazer, já que os valores compensam muito para brasileiros – mesmo com o dólar mais alto.

Antes de se aventurar pelo mundo das compras paraguaias é importante se atentar a alguns detalhes e dicas para não transformar o passeio em uma frustração. Em Ciudad del Este há todo o tipo de produto que você possa imaginar e diferentes padrões de lojas. Assim que você começa a caminhar pelas ruas, ofertas tentadoras começam a surgir nas diversas barraquinhas e pelos ambulantes que oferecem as mais variadas mercadorias.

Foto: Wikimedia Commons

Diferente do que muitos imaginam, as compras no Paraguai podem render ótimas aquisições, inclusive para quem curte marcas famosas. É necessário tomar cuidado pois a oferta de produtos falsificados é grande, por isso é tão importante procurar sempre lojas confiáveis.

Dicas de lojas confiáveis para comprar no Paraguai

Imagine o seguinte cenário: muitos carros nas ruas, milhares de pessoas andando para um lado e para o outro, vendedores ofertando produtos a todo instante. É essa visão frenética que você terá ao visitar Ciudad del Este pela primeira vez. Com tanta movimentação, fica um pouquinho difícil saber para onde ir e o que ver primeiro. Uma dica é fazer uma lista com todos os itens que você pretende comprar em sua visita ao Paraguai.

Para não ter erro, procure os shoppings já conhecidos e as grandes lojas paraguaias, como o Shopping del Este, Mega Eletrônicos, Shopping Paris, Bonita Kim e a Cell Shop.

Nesta última loja, uma das mais famosas da cidade, são vários andares com uma diversidade bem variada de produtos originais e com garantia. O primeiro piso é o paraíso para quem curte cosméticos. Uma imensidão de perfumes, cremes e as mais variadas maquiagens podem ser encontradas com valores bem bacanas.

Foto: Tarobá Hotel

Dá para passar horas e mais horas provando produtinhos e conhecendo as últimas novidades e tendências. No mesmo piso também há um setor de adega, com licores e bebidas das mais variadas marcas, além de muitos chocolates e guloseimas.

No subsolo da Cell Shop você vai ficar de queixo caído com tantas opções de eletrônicos. Aliás, esse departamento é um dos preferidos pelos turistas e um dos mais vantajosos para os brasileiros que querem fazer compras no Paraguai. São diversos modelos e marcas de smartphones, câmeras fotográficas, tablets, iPhones, filmadoras, computadores e até mesmo drones.

Foto: Guia Viajar Melhor

Os acessórios para smartphones também são bem variados e com um preço ótimo. São capinhas, cabos, cartão de memória, fones de ouvido e tudo mais que você possa imaginar. Há também, um espaço com itens para carros, como caixas de som, rádios, lâmpadas, DVDs e muito mais.

Os outros andares apresentam roupas, sapatos, acessórios, brinquedos e itens de decoração para a casa e utensílios domésticos como equipamentos para a cozinha, pratos, talheres e muito mais.

Foto: Guia Viajar Melhor

Para quem curte marcas famosas e um ambiente mais luxuoso, uma dica é dar um pulo à Loja Monalisa, um enorme espaço de 6 andares que fica bem próximo ao Cell Shop. Aqui, as ofertas são mais sofisticadas e mais caras, mas vale a pena se deslumbrar com os showrooms.

São produtos de marcas como Adidas, Dior, Chanel, Gucci, Calvin Klein e muitas outras que podem ser adquiridos por um valor até 40% mais barato que no Brasil. A Monalisa é uma das lojas mais caras de Ciudad del Este, mas possui algumas vantagens como wi-fi para os visitantes, ar condicionado e um atendimento um pouco mais personalizado.

Quais documentos são necessários para entrar no Paraguai?

A aduana do Paraguai, que fica logo após a Ponte Internacional da Amizade, exige a apresentação do RG em bom estado e com menos de 10 anos de expedição ou o passaporte.  Algumas lojas em Ciudad del Este também exigem um cadastro e a apresentação desses documentos para realizar as compras, portanto, tenha sempre esses documentos em mãos.

Qual moeda levar para o Paraguai?

O mais vantajoso para fazer compras no Paraguai é levar dinheiro vivo em dólar, mas a maioria das lojas aceita o real e faz a conversão na hora do pagamento. Se precisar trocar reais por dólares, as casas de câmbio no Paraguai trabalham com a cotação um pouco mais favorável que as do lado brasileiro.

Uma grande parte das lojas também aceita cartão de débito e crédito internacional, mas cobram uma taxa adicional. Além disso, realizando o pagamento com cartão você também pagará o IOF.  Qualquer turista pode adquirir o equivalente a 300 dólares em produtos no Paraguai e ficar isento de impostos.

Como chegar ao Paraguai?

Uma das melhores opções para chegar ao Paraguai é contratando um serviço de transfer, já que o trânsito é bem caótico na cidade. Essa opção é bastante vantajosa porque desembarca os passageiros nos principais e mais confiáveis pontos de compras de Ciudad del Este.

A Combo Iguassu, por exemplo, é uma agência que oferece esse tipo de serviço. Além de cuidar de todo o processo e burocracia na aduana para a entrada no Paraguai, também conta com motoristas-guias que indicam os melhores lugares para realizar as compras.

+ Info

Cell Shop Paraguay
Avenida Carlos Antonio López – Ciudad del Este

Tel.: +565 61 518810/ +565 61 501474
comercial.turismo@cellshop.com.py
www.cellshop.com.py

Monalisa Paraguay
Monseñor Rodriguez, 654 – Ciudad del Este
Tel.: +595 61 500 645/ +595 973 205 260
sac@monalisa.com.py
www.monalisa.com.py/

Leia também:

» Passeio no Parque das Aves em Foz do Iguaçu
» Melhores lugares para fazer compras no Brasil
» Sobrevoo de helicóptero no Rio de Janeiro e nas Cataratas do Iguaçu
» Tarobá Hotel: opção de hospedagem em Foz do Iguaçu

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Sobrevoo de helicóptero no Rio de Janeiro e nas Cataratas do Iguaçu

Artigo anterior

Dicas de turismo em Foz do Iguaçu

Artigo seguinte

Você pode gostar