Viajando para Bonito, descubra as principais dicas e conheça as melhores atrações turísticas da região

Ao viajar para Bonito (MS), você estará conhecendo um dos principais destinos de ecoturismo do mundo. Florestas, cachoeiras, grutas e nascentes dão forma a um dos mais belos cenários do Brasil, oferecendo aos visitantes uma chance única de desfrutar momentos emocionantes junto à natureza e ainda se divertir.

Antes de dar início à aventura, no entanto, é importante se atentar em algumas dicas que podem tornar seu passeio ainda melhor. Elaboramos, em parceria com a São Jorge, agência de turismo em Bonito que oferece pacotes e passeios na região, uma série de informações imperdíveis para quem está planejando uma viagem à região.

Bonito: qual a melhor época?

Foto: Divulgação MTur

Uma dúvida recorrente é sobre a melhor época para visitar Bonito. Uma coisa é certa: Bonito faz jus ao nome e encanta em qualquer estação do ano, no entanto, é possível garantir uma melhor experiência em determinados meses.

Entre dezembro e março, no verão, as temperaturas sobem e as chuvas aumentam, tornando cachoeiras mais cheias e a vegetação mais exuberante. É necessário considerar que o período também é o que mais recebe turistas e, por consequência, as atrações são mais concorridas.

Já no inverno, de maio a agosto, apesar das temperaturas mais amenas, as águas dos rios ficam mais cristalinas e perfeitas para as flutuações, que são realizadas com roupas de neoprene para evitar o frio. Na época das férias escolares as atrações também recebem um maior número de visitantes.

Bonito: o que fazer na cidade?

Foto: Divulgação MTur

Uma vez na cidade, é hora de saber: o que fazer em Bonito? Esta pode ser uma tarefa complicada, especialmente para quem tem poucos dias na cidade, já que há muitas atrações para conhecer e se encantar por lá.

Entre os principais passeios para fazer em Bonito está a Gruta do Lago Azul, que pode ser conciliado com outra atração no mesmo dia, já que a visita dura apenas algumas horas. Uma trilha bem tranquila dá acesso ao lago, que possui uma água em tons de azul impressionante. A caverna também é repleta de belezas, como estalactites e estalagmites.

Outro passeio que você não pode deixar de fazer em Bonito é o Abismo Anhumas, mas reserve um dia inteiro para ele. O acesso é realizado por um rapel de 72 metros de altura, ou seja, é preciso coragem para encarar a descida. Uma coisa é certa: vale muito a pena, pois chega-se a um lago de água transparente cercado por uma caverna gigantesca e intocada. É possível realizar um passeio de bote, flutuação e mergulho para se deslumbrar mais ainda com o lugar.

O Buraco das Araras também é uma atração indispensável para quem visita a região. A 54 quilômetros de Bonito, por ser mais distante esta atração pode ser combinada com outra próxima, como o Rio da Prata. No local está uma dolina, uma depressão do solo que abriga diversas araras nativas. Observar os animais, suas cores e sua vida em seu habitat natural são momentos incríveis que devem ser adicionados em seu roteiro.

Existem diversas opções de flutuação para fazer e se encantar com paisagens surreais até mesmo debaixo d’água, que rendem ótimas fotos de Bonito. Uma das mais bonitas é a da Nascente Azul, que encanta turistas com diversos peixinhos coloridos e 7 metros de profundidade que permitem explorar o local também com mergulho livre.

Outro local que é bastante conhecido para realizar flutuação em Bonito é o Rio da Prata, que possui uma visibilidade incrível por conta de suas águas cristalinas e condições ideais para a observação de diversas espécies. Já no Aquário Natural de Bonito a flutuação é bem tranquila, indicada para principiantes, e suas águas são tão limpas que lembram, de fato, um aquário.

Se você não dispensa um bom banho de cachoeira, a dica é o Parque das Cachoeiras, um complexo que reúne sete quedas belíssimas, localizadas a aproximadamente 17 quilômetros da cidade, que garantem banhos cristalinos e um contato único junto à natureza.

Bonito: como reservar passeios na região?

Foto: Divulgação MTur

Você sabia que Bonito é um dos destinos mais sustentáveis do Brasil? Mais do que oferecer lugares belíssimos aos turistas, a cidade se preocupa em preservá-los. Por isso, a maioria das atrações de Bonito possuem um limite diário de visitação. Geralmente, antes de iniciar os passeios, os visitantes são recepcionados e orientados para que desfrutem dos lugares de forma responsável. Tudo é realizado de forma bastante organizada e segura.

É por isso que não adianta tentar adquirir os passeios na hora: você deve reservá-los com antecedência junto à uma agência que atua na região. Os valores das atrações são tabelados e, na maioria das vezes, você só consegue acessar com um voucher emitido exclusivamente por uma das agências credenciadas, já que grande parte dos lugares não possui bilheteria. Vale lembrar ainda que algumas atrações, como a flutuação no Rio da Prata e a visita à Gruta do Lago Azul, são bastante concorridas.

Bonito: como se locomover na cidade?

Foto: Flávio André – MTUR

Em Bonito, as atrações não ficam concentradas em um só lugar, elas se espalham por fazendas que cercam a região e por cidades próximas. Isso significa que você terá que fazer grandes deslocamentos na hora de realizar os passeios.

Neste caso, existem duas opções: alugar um carro em Campo Grande (a distância de Campo Grande a Bonito é de 300 quilômetros) ou contratar um serviço de transporte com agências da região. Ao alugar um carro, apesar da flexibilidade e autonomia, é necessário ter disciplina em relação aos horários das atrações.

A segunda opção, que é a de contratar um serviço de transporte em Bonito, costuma ser mais cômoda e barata. Nossa dica para quem deseja reservar passeios na cidade é a agência São Jorge, que também oferece ótimos hotéis em Bonito. A empresa é especialista em serviços privativos e guias bilíngues que dão suporte full time aos turistas.

+ Info

Agência São Jorge
Tel.: (67)3255-2226/ (67) 99191-9117
contato@agenciasaojorge.com.br
www.agenciasaojorge.com.br

Leia também:

» O que fazer em Bonito roteiro de 2, 3 ou 4 dias
» Bonito e Pantanal Sul Mato-Grossense na mesma viagem
» Como fazer o seu roteiro em Bonito
» 10 motivos para incluir Bonito na sua próxima viagem!

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Como fazer o seu roteiro em Bonito

Artigo anterior

Low cost argentina anuncia voos entre Buenos Aires e Florianópolis

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.