Se você está procurando viagem e aventura, nós te ajudamos a decidir o melhor destino para passar suas férias

Se para você uma viagem boa de verdade não pode faltar um pouco de emoção, esse texto foi elaborado pensando no seu próximo destino. Sabemos que o Brasil é um país cheio de belezas naturais e ótimos lugares para visitar, no entanto, onde ir para fazer uma viagem com aventura?

Listamos 19 opções que podem te atrair na hora de planejar seu roteiro. Cada um desses lugares conta com seus próprias particularidades, tudo depende do que você quer se divertir com. Ficou interessado? Então dá uma conferida no nosso guia de turismo de aventura no Brasil.

Destinos no Brasil para quem ama turismo de aventura

Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

Foto: CJoão Bispo Aragão / Wikimedia Commons

Para começar nossa lista de turismo de aventura, não podia faltar as Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, que são famosas por todo o país. A região abriga inúmeras quedas d’água, entre as mais famosas estão a Santa Bárbara, com formação de piscina natural e da Capivara, cercada por cânions.

Monte Roraima

Foto: Caio Vilela / Wikimedia Commons

O Monte Roraima, na divisa do Brasil com a Venezuela e a Guiana é um dos destinos mais procurados para fazer trekking. O local é ideal para os turistas que buscam misturar viagem e aventura, já que a subida até o topo pode levar alguns dias e é preciso se preparar para acompanhar. Alguns até chamam o percurso de “expedição”, por exigir um forte preparo e contato com a natureza.

Trekking no Parque Nacional do Itatiaia

Foto: Nando Bomfim / Wikimedia Commons

O Parque Nacional do Itatiaia é um dos lugares para se aventurar no Brasil e fica na divisa do Rio com Minas Gerais. O local oferec diversas opções de trekkings, cachoeiras e montanhas para visitar. No entanto, a atividade mais famosa é o percurso pelas trilhas, passar por muitas pedras e escaladas até chegar nos picos mais altos. Alguns morros o caminho é mais difícil, mas é só questão de preparo.

Trekking na Chapada Diamantina

Foto: AndréOlmos / Wikimedia Commons

As longas caminhadas pela Chapada Diamantina são os grandes atrativos do local, que é ponto de turismo de aventura no Brasil. O recomendando é ir com auxílio de guias turísticos para não se perder, principalmente em espaços com mata mais fechada. No entanto, as regiões são tranquilas, como o Vale do Pati, famoso entre os turistas.

Paraquedas em Boituva

Foto: Divulgação

Logo que pensamos em turismo de aventura já relacionamos com Boituva, um ótimo lugar para saltar de paraquedas. A região é sede do Centro Nacional de Paraquedismo, então se você quer viver essa experiência radical, esse é o local ideal. Lembrando que você pode escolher a modalidade de salto, se quer em grupo ou sozinho com instrutor.

Rota das Emoções

Foto: Rosanetur / Wikimedia Commons

Já pensou visitar três dos destinos mais visitados do Brasil de uma vez só? A Rota das Emoções te oferece essa opção e ainda faz com que sua viagem seja cheia de adrenalina. Passando pelo Parque Nacional de Jericoacoara, a Área de Proteção Ambiental do Delta de Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, você pode vivenciar o verdadeiro turismo de aventura.

Cachoeiras Amazônicas de Presidente Figueiredo

Foto: Francisco Euzébio / Flickr

As Cachoeiras Amazônicas de Presidente Figueiredo abrigam tudo que você precisa nas suas férias. Algumas precisam de trilha para chegar e ainda possuem quedas d’água violentas. Já outras são mais tranquilas, mas com diversas pedras e mata nativa ao redor. Lembrando que algumas possuem espaço para camping em suas proximidades.

Kitesurf em Jericoacoara

Foto: Divulgação

O Kitesurf é o novo esporte radical da moda. E Jericoacoara é o melhor ponto para praticá-lo, porque além de você garantir um passeio pela região, os ventos fortes te proporcionam o aprendizado de uma atividade totalmente nova. Esse é um dos tipos de turismo de aventura que vale a pena experimentar.

Viagem de barco na Amazônia

Foto: Divulgação

Já pensou em fazer um passeio de barco entre os famosos Rio Negro e Simões? Mas não só isso, uma viagem de barco na Amazônia possibilita caminhadas por dentro da floresta e visitas à diversas tribos indígenas. O turismo de aventura está presente em cada parada do barco, onde você pode descobrir as belezas ribeirinhas.

Parapente no Rio de Janeiro

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Quem nunca sonhou em ter uma visão panorâmica da cidade maravilhosa? Fazer parapente no Rio de Janeiro é quase uma obrigação dos aventureiros que visitam a região, o vôo dura em torno de 10 minutos, mas escolha bem os lugares que você deseja sobrevoar antes de saltar! Um ótima dica: prefira os vôos sob as praias.

Rafting em Brotas

Foto: Sofia Prado / Wikimedia Commons

Mais um dos lugares que tem turismo de aventura em Sp é Brotas, a capital do rafting.  Mas além das experiências nos rios bravos, você também pode praticar diversas outras atividades como escalada nas cachoeiras, passeio de caiaque, mergulho em nascentes, tirolesa, quadriciclo e muito mais.

Cânion Aparados da Serra

Foto: Germano Roberto Schüür / Wikimedia Commons

O Parque Nacional de Aparados da Serra faz parte do turismo de aventura no Brasil, em que sua atração mais famosa é o Cânion Itaimbezinho, um dos maiores das Américas e muito procurado por turistas. Na região, além de apreciar as vistas, você também pode fazer caminhadas, ir de bike nas trilhas e se banhar no Rio do Boi.

Cavernas da Terra Ronca

Foto: FotoRVasconcellos / Wikimedia Commons

Um tour misterioso é feito pelas Cavernas da Terra Ronca, que são inúmeras, mas todas possuem enormes estalactites, pilares e rochas em seu interior. Sendo que, alguns córregos de águas acabam entrando e invadindo o ambiente, deixando a visão ainda mais bonita. No entanto, para entrar e apreciar todo esse passeio, é preciso ter precauções e equipamentos próprios, por isso é considerado uma atração de turismo de aventura.

Trekking de volta na Ilha Grande

Foto: Divulgação

No Rio de Janeiro, está localizado o Trekking de volta na Ilha Grande, uma das caminhadas mais famosas do Brasil. Uma mistura de praias e montanhas pode ser o ideal para você, já que o percurso passa por regiões abertas e por algumas trilhas dentro da mata atlântica. O tempo pode variar de acordo com a sua disposição e ritmo, mas no geral, é realizado em cerca de 7 dias.

Trekking nos Lençóis Maranhenses

Foto: Vitor 1234 / Wikimedia Commons

Uma mistura de dunas móveis com lagoas paradisíacas é a visão constante do trekking pelos Lençóis Maranhenses. No geral, a caminhada atravessando o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses dura em torno de 5 dias, passando por povoados locais e pelas famosas lagoas cristalinas, como a Azul e a Bonita.

Expedição no Jalapão

Foto: Rodrigo José Fernandes / Wikimedia Commons

Parecido com os Lençóis Maranhenses no quesito dunas, a expedição no Jalapão acontece no Parque Estadual do Jalapão e passa por diversas praias, rios, cachoeiras e “desertos” de areias. É um turismo de aventura, porque leva um determinado tempo e exige acampamentos, mas os percursos e pacotes de dias podem variar de acordo com a vontade do cliente.

Parque Nacional de Anavilhanas

Foto: Divulgação

O Parque Nacional de Anavilhanas está localizado no Rio Negro e faz parte dos destinos de turismo de aventura no Brasil. Lá você pode interagir e nadar com os botos vermelhos, ir nas praias, fazer trilhas terrestres e aquáticas. O ambiente é ótimo para entrar em contato com a natureza e observar a flora e a fauna local.

Trekking da Serra Fina – SP/MG/RJ  

Foto: Divulgação

Esse percurso só é recomendado para aqueles que já tem experiência em trekking e estão com bom condicionamento físico, porque exige bastante disposição. O Trekking da Serra Fina passa por grandes montanhas brasileiras e dura cerca de 4 ou 5 dias, mas esteja preparado para encarar vegetações altas e um pouco de frio no acampamento.

Saco do Mamanguá

Foto: via maladeaventuras.com

O Saco do Mamanguá é um prato cheio para quem está procurando viagem e aventura na praia. Localizado na região de Paraty, você pode aproveitar os passeios de caiaque, remo, snorkeling e muitos outros, além de explorar as trilhas de diversos níveis, sendo que algumas levam para os picos mais altos da região.

» Chile é eleito o melhor destino de aventura do mundo
» 30 roteiros para quem gosta de aventura
» 6 destinos de trekking para fazer grandes expedições pelo mundo
» Turismo de aventura: passeios imperdíveis para fazer no Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

4 hostels bem localizados para ficar no Rio de Janeiro

Artigo anterior

40 destinos incríveis para conhecer no Caribe

Artigo seguinte

Você pode gostar