Se você é um chocólatra assumido vai amar conhecer essas cidades brasileiras  

Se você não consegue passar um dia sequer sem provar um chocolate e também gosta de viajar, temos uma boa notícia: há lugares no Brasil que são destinos perfeitos para os chocólatras.

São fábricas, lojas e até mesmo plantações de cacau onde é possível compreender mais sobre o processo de produção desse doce tão amado. Da plantação até sua chegada ao consumidor, cada passo pode ser apreciado – e também degustado – pelos visitantes.

Diversas cidades brasileiras se destacam pela produção artesanal e industrial do chocolate. E não é para menos: o Brasil é o 5° maior produtor de cacau do mundo. Selecionamos alguns lugares no Brasil que certamente deixarão sua vida mais doce.

Penedo/ RJ


Foto: Chocolates Tonttulakki

Única colônia finlandesa do Brasil, a charmosa Penedo reserva muitas atrações, entre elas diversas fábricas e lojinhas que oferecem os mais variados tipos de chocolate.  O clima de montanha e as baixas temperaturas formam o cenário ideal para degustar fondues e um delicioso chocolate quente cremoso. Os preços e sabores são diversos, vale a pena fazer uma caminhada para eleger o seu preferido.

Campos do Jordão/ SP


Foto: Boulevard Geneve

Campos do Jordão é uma das cidades mais famosas do Brasil quando o assunto é chocolate. Além de fábricas, a “suíça brasileira” também concentra chocolaterias com diversos tipos, aromas e sabores do doce. Algumas das mais famosas marcas de chocolates são encontradas na cidade, que também promove festivais em homenagem à iguaria.

“A Vila do Chocolate” é uma maquete da cidade reproduzida em…chocolate, é claro. A famosa franquia Cacau Show também mantém sua fábrica em Campos do Jordão. Apesar de não ser possível visitar a produção, o local conta com uma lojinha  com lembranças exclusivas da região.

Gramado/RS


Foto: Mundo de Chocolate

Gramado é uma cidade tão chocólatra que além de diversas fábricas e lojas abriga até mesmo um parque temático de chocolate, o Mundo de Chocolate. O local reúne mais de 200 esculturas de chocolate produzidas manualmente.

Lugares como a Casa Branca, Monte Rushmore, Torre Eiffel, Cristo Redentor e Estátua da Liberdade são alguns dos cenários feitos de chocolate que integram o parque. Já conseguiu imaginar o aroma desse lugar? É um verdadeiro paraíso para quem é viciado nessa delícia.

Vila Velha/ ES


Foto: Guia Capixaba

É em Vila Velha que está a fábrica dos tradicionais Chocolates Garoto. É possível agendar visitas monitoradas ao local para conhecer todo o processo de fabricação dos icônicos chocolates nacionais. Para os saudosistas, o tour conta com um museu especial que revive toda a história da marca. É claro que o passeio também inclui uma deliciosa degustação.

Monte Verde/ MG


Foto: Chocolates Gressoney

A charmosa e romântica cidade mineira tem muitos encantos: um deles, sem dúvida, é o chocolate. São fábricas e lojas que oferecem uma imensa variedade de tamanhos, formatos, sabores e também valores – dos mais baratinhos aos mais gourmets.  Na dúvida, vale provar todos para tirar as próprias conclusões, mas sem esquecer o delicioso chocolate quente para deixar tudo ainda mais aconchegante.

Ilhéus/BA


Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Considerada a capital do cacau, não há lugar melhor no Brasil para os chocólatras que Ilhéus. Lá é possível percorrer a Estrada do Chocolate, caminho que vai até Uruçuca e que conta com mais de 20 fazendas produtoras de cacau da região. Esses lugares abrem suas portas portas e conduzem o visitante a conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações até sua chegada ao consumidor.


Caçapava/SP


Foto: Divulgação

A cidade de Caçapava, região do Vale do Paraíba, abriga a fábrica de chocolates Nestlé. Com portas abertas para visitação, o tour monitorado é realizado em pequenos grupos e apresenta todo o processo produtivo dos famosos chocolates. Entre explicações e curiosidades, há também as aguardadas degustações. Ao final do passeio há uma lojinha da Nestlé com diversos produtos que podem ser adquiridos com desconto.

Combu/ PA


Foto: Agência Belém

Combu é uma ilha bem próxima de Belém e ganhou fama pela produção de chocolates 100% artesanais. Lá, tudo é feito de modo bem autêntico, com o cacau plantado diretamente pelos pequenos produtores. O chocolate virou a segunda maior fonte de renda da população, ficando atrás somente do açaí.

O resultado é um produto tão saboroso e único que até mesmo o famosos chef Alex Atala incorporou a iguaria ao menu de seus restaurantes.

» Melhor época para conhecer Gramado
» Rota do café: conheça 5 roteiros para amantes da bebida
» 19 fotos que comprovam que Campos do Jordão é a Suíça Brasileira
» Lugares para conhecer em Monte Verde

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Lineage 1000E: veja como é o maior jato privativo da Embraer

Artigo anterior

Aniversário de São Paulo: confira 20 eventos gratuitos para curtir no feriado

Artigo seguinte

Você pode gostar