No momento em que o cansaço se acumula, parar, colocar os pés no chão para recarregar as energias pode ser revigorante. Uma forma de fazê-lo é por meio da natureza, que oferece experiências energéticas e até místicas, especialmente em locais conhecidos mundialmente pelos poderes de suas terras.

O Brasil está cheio de destinos místicos para ajudar a renovar a energia dos visitantes. Para quem gosta de viajar e também adora um bom passeio esotérico, segue uma lista que conta com destinos nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Para quem quiser garantir preços baixos e começar a viagem com o pé direito, a dica é pesquisar preços no site da MaxMilhas.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Considerado um dos principais centros energéticos do planeta, a Chapada do Veadeiros chama atenção não só pela sua beleza natural, mas também pelas diversas histórias e mistérios que circundam a região. A chapada está localizada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, com cerca de 4 mil metros quadrados de área. O cristal teria a propriedade de filtrar as energias da terra e, por sua grande extensão, tornar toda a extensão da chapada um ambiente livre de qualquer apocalipse.

Acredita-se que suas águas cristalinas têm propriedades curativas, também pelo contato direto com o quartzo. Grupos espirituais com diversas crenças – cristãos, budistas, hare krishnas e até seguidores do santo Daime – realizam rituais que atraem turistas de todo o mundo. O acesso à região se dá por Alto Paraíso de Goiás, cidade da qual falaremos mais adiante.

Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Santa Bárbara, na Chapada dos Veadeiros. Foto: Priscila Kamoi

São Tomé das Letras (MG)

Misticismo e ufologia se misturam nesta cidade que é uma das mais conhecidas do Brasil quando se trata de renovar as energias. Turistas de várias partes do Brasil e do mundo vão a São Tomé das Letras para conhecer como vivem os habitantes das diversas comunidades alternativas da região nas quais o contato com o cosmos e a vivência com o universo são as principais crenças.

Histórias de extraterrestres, seres místicos e até portais que ligam a outras dimensões e outros planos atraem curiosos. Mas as belas grutas, cascatas, vales, montanhas e corredeiras também tornam a cidade localizada a 1.440 metros de altitude atrativa para os céticos que desejam apenas relaxar.

Muito  turística, São Tomé das Letras oferece facilidades para seus visitantes, contando com boa estrutura para hospedagem. Localizada no Sul de Minas, a cidade está próxima de Três Corações, Caxambu e Baependi.

Casa da Pirâmide, São Tomé das Letras. Foto: Wikimedia Commons

Alto Paraíso de Goiás (GO)

A cidade de Alto Paraíso de Goiás é conhecida por seu solo rico em cristais, especialmente o quartzo. Acredita-se que tal cristal é capaz de canalizar energias, o que tornaria o reduto indicado para quem quer renovar o astral e se livrar de influências externas negativas, como inveja e mau olhado. 

Mesmo quem não acredita no poder de purificação das pedras vai adorar Alto Paraíso de Goiás. O destino é porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e sua vocação para o ecoturismo o torna ideal para curtir cachoeiras, piscinas naturais, trilhas e muito contato com a natureza. 

Com boa rede hoteleira, a cidade está localizada a 229 quilômetros da cidade de Brasília, onde está o aeroporto mais próximo.

Cachoeira Saltos do Rio Preto, na Chapada dos Veadeiros. Foto: Wikimedia Commons

Barra do Garças (MT)

Índios xavantes e bororós; histórias de ufologia; perfeito abrigo pós-apocalíptico; destino onde o arqueólogo e explorador britânico Percy Fawcett desapareceu. Essas são algumas das famas da cidade de Barra do Garças, um paraíso banhado pelo rio Araguaia, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Goiás. 

A cidade especializou-se em turismo místico graças ao desaparecimento de Fawcett. Após longo período sendo explorada por arqueólogos de todo o mundo, Barra do Garças percebeu sua vocação turística e hoje aposta em aproveitar os diversos grupos místicos e rituais de várias crenças para atrair visitantes.

A 540 quilômetros de Cuiabá, Barra do Garças pode ser também acessada por Goiânia. É porta de entrada para a Serra do Roncador, outro local que reserva histórias místicas de todo o tipo.

Arraial do Sana (RJ)

Que tal visitar o distrito onde Raul Seixas teria se inspirado para criar sua tão cantada “sociedade alternativa”? Com essa fama mais do que peculiar, Sana, entre a serra e o mar do norte do Estado de Rio de Janeiro, é envolta por uma atmosfera mística advinda do amor de Seixas pelo lugarejo pertencente à Macaé.

O distrito onde “todo homem, toda mulher, é uma estrela” tem beleza natural implacável. Cachoeiras, montanhas e vales estão entre os principais atrativos para os ecoturistas. A rede de hospedaria é formada em sua maioria por pousadas. A chegada é por Macaé, a cerca de quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

Para quem já conhece as sugestões da lista, a dica é conhecer os destinos místicos da América do Sul. Clique aqui para conhecer.

» Lugares para fazer um mochilão no Brasil
» Passeios gratuitos para fazer em São Paulo
» Castelos para conhecer na Irlanda perto de Dublin
» 10 cidades imperdíveis para visitar no Marrocos

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Farol Santander inaugura exposição imersiva de Tarsila do Amaral

Artigo anterior

Região dos vinhos na Serra Gaúcha: experiências para fugir do óbvio

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.