Para explorar lugares que vão além de Floripa, descubra um pouco mais sobre as cidades de Santa Catarina que encantam com sua cultura típica e diversas atrações

Claro que grande parte dos brasileiros conhece Santa Catarina, ou pelo menos, tem vontade de visitar. O local abriga a grande ilha de Florianópolis, mais conhecida pelos turistas por conta das praias e vida noturna, que acaba trazendo jovens e surfistas. Mas, quais são as outras maravilhas que esse lugar esconde?

Se você deseja descobrir as praias em Santa Catarina e algumas curiosidades locais, que fogem um pouco do mainstream, esse é o seu texto guia. Separamos alguns destinos pouco conhecidos da região, onde você pode curtir com mais tranquilidade, sem tantos turistas. Vai perder essa oportunidade?

Confira 10 destinos pouco conhecidos em Santa Catarina

Indaial 

Foto: via guiadoturismobrasil.com

Um lugar que podia passar a receber mais atenção dos turistas é Indaial, uma das cidades de Santa Catarina que vale a pena conhecer. O local normalmente é usado como ponto de parada ou descanso pelos viajantes, mas oferece muitas atividades, como passear pela Ponte dos Arcos, construída em cima do rio que corta o território, ou até mesmo se aventurar em um rafting pelas águas da correnteza.

Porto Belo

Foto: W.Feistler

Ponto de parada de transatlânticos, Porto Belo possui grande parte das melhores praias em Santa Catarina. O local faz parte dos “quase desconhecidos” porque recebe uma grande quantidade de turistas anualmente. Mas, vale a pena conhecer, já que em sua ilha central é possível visitar um sítio arqueológico, fazer trilhas ecológicas e ainda se banhar em águas calmas e cristalinas.

São Joaquim

Foto: Arthur Puls

Outra cidades de Santa Catarina pouco conhecida, mas que merece sua atenção é São Joaquim. Lá, ao contrário do que muitos pensam sobre o Estado e sua fama de praias bonitas, a cidade tem como grande atração a neve. Passeios e atividades são muito realizados durante o frio, mas não esqueça de visitar a Vinícola local, que oferece degustações ao fim de cada tour.

Apiúna 

Foto: Portal d Turismo de Apiúna

Assim como Indaial, Apiúna é cortada pelo rio Itajaí Açu e os turistas fazem a festa quando visitam a cidade, porque além de experimentarem esportes radicais nessas águas, também podem se aventurar nas mais de 100 cachoeiras espalhadas pelo território. Entre as atividades mais realizadas estão: rafting, rapel e montanhismo.

Ascurra 

Foto: Portal d Turismo de Ascurra

Se você gosta de ecoturismo e locais com traços de cultura europeia, uma das cidades de Santa Catarina que você precisa conhecer é Ascurra. Lá é possível fazer ciclismo, trekking, trilhas, conhecer cachoeiras e ainda ter vistas panorâmicas do local nos mirantes montanhas. Além disso, explorar a gastronomia e a arquitetura com traços típicos de colonização europeia.

São Francisco do Sul 

Foto: Visite São Francisco do Sul

Uma das cidades mais antigas do Brasil integra nossa lista de destinos desconhecidos em Santa Catarina: São Francisco do Sul. Justamente por isso, nenhum visitante pode deixar passar o centro histórico e muito menos o arquipélago que faz parte da construção cultural do lugar. Com diversas praias, a região também atrai aqueles que curtem uma água salgada.

Timbó 

Foto: Rosanetur

Uma cidade de interior, construída com base na imigração européia, o local é pequeno mas possui diversos encantos. Timbó contém o Parque Ecológico Freymund Germer, um de seus pontos mais altos, perfeito para quem quer acampar ou realizar práticas de voo livre. Mas todos os turistas também precisam conhecer a Represa do Rio Benedito, que reúne o centro da cidade.

Benedito Novo 

Foto: Portal de Turismo de Benedito Novo

Pertencente ao Vale Europeu, com traços da colonização de alemães, italianos e poloneses, Benedito Novo é mais uma das cidades de Santa Catarina quase desconhecida. O local também é ponto de ecoturismo e casa dos aventureiros de plantão, perfeita para trekking, rapel, canyoning, cascading e tirolesa.

Penha 

Foto: Marcello Sakal

Grande parte das praias em Santa Catarina que ainda precisam de mais atenção estão localizadas em Penha. O lugar é famoso por abrigar o parque temático Beto Carreiro World, que atrai visitantes de todo Brasil, mas as praias em si são pouco conhecidas, por isso, não perca a chance de mergulhar em belezas praticamente intocadas.

Corupá 

Foto: Eliane Minel

Em Corupá, os grandes atrativos estão ligados ao ecoturismo. São cerca de 60 cachoeiras espalhadas pela região, que fazem parte da Rota das Cachoeiras, localizada no Parque Emílio Batista. Na cidade, é possível realizar atividades como trekking e rapel, além de se arriscar nas águas geladas das quedas d’água.

Leia também:

» Melhores praias e atrações para visitar em Bombinhas, Santa Catarina
» Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
» Conhecendo a Serra Catarinense: principais cidades para visitar
» Caminho dos Cânions, conheça uma das regiões mais belas de Santa Catarina

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

16 lugares legais para ir em São Paulo

Artigo anterior

Ilha Grande, a paradisíaca ilha brasileira em 15 fotos perfeitas

Artigo seguinte

Você pode gostar