A capital maranhense é conhecida como a “Jamaica brasileira” desde a década de 1980, expressão cultural que se iniciou com os marinheiros no porto, se espalhou pela cidade e conquistou os maranhenses

São Luís do Maranhão, cidade litorânea do nordeste brasileiro, tem temperatura média anual de 27ºC, o que a torna o destino ideal para quem gosta de sol o ano todo. Mas o destino de praias também é rico em cultura: o bumba-meu-boi é a maior manifestação cultural da região, que também conta com festejos tradicionais de quadrilhas juninas, o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses do país, e uma gastronomia que encanta e muito, muito reggae!

Fundada em 1612 por franceses, sua colonização urbana é caracteristicamente portuguesa, com casarões com fachadas de azulejos típicos do século XIX. A cidade é cartão-postal do Brasil e Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco desde 1997.

O Centro Histórico abriga museus (como o do reggae, o de artes visuais e o de arte sacra), a Feirinha São Luís e a Igreja da Sé. Nos seus arredores, estão os palácios dos Leões e La Ravardière, respectivamente sede do governo do Estado e da prefeitura, e a Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche, museu sem vínculos governamentais e que cuida da memória da fundação francesa de São Luís – todas elas construções que já valem por seu valor arquitetônico.

Centro histórico de São Luis. Foto: Governo do Maranhão

Destacam-se as praias locais, com águas quentes e faixas de areia branca. A principal atração natural, entretanto, está fora do município, localizado num parque nacional dentro da cidade de Barreirinhas: são os Lençóis Maranhenses, destino conhecido internacionalmente pelas dunas altas de areia com lagos e lagos, também chamado de “deserto tropical”. Uma das grandes atrações é o passeio de helicóptero sobre as dunas, que proporciona uma experiência única.

Lençóis Maranhenses. Foto: Governo do Maranhão

Lençóis Maranhenses. Foto: Walter Vinagre

É possível chegar ao local de carro, por meio de transporte intermunicipal ou por intermédio de agências de turismo, como a Eco Adventure Tour, uma das pioneiras da região que atende desde 1998.

Outra opção encantadora próxima a capital é a cidade de Alcântara. A região era originalmente uma aldeia de índios chamada Tupuitapera (terra de índios), mas no século XV também sofreu dominação francesa e ocupação portuguesa. Sua peculiaridade está na importância histórica no período de dominação holandesa, contribuindo com engenhos de açúcar para a economia local. Os conventos Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora do Carmo são construções vultuosas que fazem valer o passeio pela cidade.

Alcântara. Foto: Paulo Carrano

É importante lembrar que São Luís possui aeroporto internacional (Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado), principal via de chegada de turistas, e tem fuso-horário com diferença de menos 3 horas em relação ao horário oficial de Brasília, além de não ter horário de verão.

Eco Adventure
Av. Presidente Vargas, 26 – Porto das Barcas, Parnaíba – Piauí
Tel.:(86) 3323.9595
E-mail: eco@ecoadventure.tur.br
Site.

» Guia completo da Chapada das Mesas
» Turismo no Maranhão: 9 destinos incríveis para visitar no estado
» Roteiro de 5 por São Luís e Lençóis Maranhenses
» Trekking nos Lençóis Maranhenses

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Viajando para a Rota das Emoções em família

Artigo anterior

Viajando pelo Delta do Parnaíba e as praias piauienses

Artigo seguinte

Você pode gostar