Descubra onde e quando encontrar os campos de girassóis na Toscana

Quer conferir os charmosos campos de girassóis na Toscana ao vivo e a cores? Confira algumas dicas para saber quando e onde encontrá-los!

Foto: philipbase / Pixabay

Quando pensamos na belíssima região da Toscana, na Itália, a imagem que vem à cabeça são charmosos vilarejos medievais, casinhas e castelos em um cenário cinematográfico tomado por campos verdes, vinhedos e, é claro, os incomparáveis campos de girassóis.  

A planta é um dos símbolos toscanos e chegou na região por volta do século XVIII pelas mãos de exploradores americanos. O objetivo, que persiste até os dias atuais, era extrair o óleo de suas sementes. Apesar dessa função principal, os girassóis acabaram virando cartão postal da região e encantando turistas com sua beleza singular.  

Como tudo o que é bom dura pouco, não seria diferente com os girassóis, que não florescem o ano todo. A paisagem tingida de amarelo só poderá ser apreciada no auge de sua floração, que acontece em junho, em pleno verão. No máximo, e com sorte, é possível encontrá-los também entre julho e agosto.

Apesar disso, a floração e colheita vão depender muito das condições climáticas do ano da sua visita: se choveu muito, se o inverno foi rigoroso ou se acabou mais cedo. Isso tudo vai influenciar se será possível avistar os girassóis fora dos períodos mais comuns.

Onde encontrar os girassóis na Toscana?

Foto: Giovanni / Wikimedia Commons

Os girassóis na Toscana são plantados no sistema de rotação de culturas, ou seja, trocando as espécies na mesma área agrícola de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Por conta disso, não há como afirmar com exatidão onde as flores estarão. Contudo, os campos acabam ficando quase sempre nos caminhos para as mesmas cidades, geralmente em algumas propriedades na estrada.

Nos caminhos que levam o turista para a famosa cidade medieval San Gimignano será possível avistar alguns dos mais incríveis tapetes amarelos. Nas estradas que cercam as cidades de Pisa e Cortona as chances de avistar belos campos de girassóis também serão grandes.  No sul da Toscana, em cidades como Pitigliano e Sovano, os tons amarelados tomam espaço no verão. Pienza, famosa pela produção do tradicional queijo pecorino, assim como Montepulciano e Montalcino, também são cidades que ficam tomadas pelas flores amarelas.

Outra dica para encontrar os campos de girassóis na Toscana é fugir das rotas convencionais e trafegar de carro pelas estradinhas secundárias entre as cidades medievais, onde não há tanto movimento. Como esses locais costumam ser muito mais tranquilos, facilitam a visão dos campos floridos, bem como o acesso a eles.

Na época certa, com um pouquinho de sorte e disposição, não será difícil encontrar os campos de girassóis na Toscana. A recompensa será um cenário inesquecível e que, com toda certeza, renderá alguns dos melhores registros fotográficos da sua vida.

Foto: miksoladi / Pixabay

Gostou das dicas para saber quando e onde encontrar os girassóis na Toscana? A empresa Elmocar oferece atendimento em português para brasileiros que querem conhecer e se apaixonar de vez pela Itália.

Nada melhor que realizar um passeio incrível, curtindo todo o charme medieval e as cores únicas que da região da Toscana com quem mais entende da Itália.

+ Info:

Elmocar
Transfer com Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.