Conselhos para comprar o melhor seguro de viagem à Europa barato

Atualizada em:

Já aprontou as malas para viajar do outro lado do oceano? Comprou o voo e reservou a hospedagem junto com os traslados de trem e ônibus? Agora é momento de cumprir com o requisito obrigatório e necessário: contratar um seguro viagem na Europa com a cobertura adequada.

Mas, você sabe o que precisa levar em conta para escolher uma cobertura segundo completa para as suas necessidades? Vamos te ajudar com isso.

Seguro ou assistência de viagem? Qual é a diferença


Foto: StockSnap / Pixabay

Mesmo que habitualmente as pessoas pensem que os dois serviços são iguais, existem diferenças entre um e outro, em referência a quem faz os pagamentos pelos atendimentos na hora em que eles são feitos.

SEGURO VIAGEM

Se o turista contratar um seguro viagem e precisar utilizar a apólice, deverá pagar pelo serviço médico ou farmacêutico no momento do atendimento e conservar os comprovantes de pagamento, despesas médicas, laudos, notas fiscais e qualquer documento que comprove os gastos. Uma vez de volta no seu país, será necessário entrar em contato com a seguradora para solicitar o reembolso.

A vantagem deste tipo de cobertura é que o viajante pode escolher o local de atendimento, porém além de ter que guardar muito bem os comprovantes de gastos, terá que contar com dinheiro ao momento da atenção médica.

ASSISTÊNCIA DE VIAGEM

A assistência de viagem funciona de forma diferente. De acordo com a cobertura, neste tipo de serviço, quando o turista for usar a apólice, não será necessário pagar nada no momento do atendimento, porque a seguradora arcará com todos os gastos. O passageiro deverá entrar em contato com a companhia para informar o que está acontecendo e o funcionário lhe indicará onde deve se dirigir para ser atendido.

O benefício é que não terá que deixar nem um centavo em nenhum hospital ou clínica, já que todos os gastos estarão cobertos, mas também não poderá escolher o local de atendimento, pois ele será preestabelecido pela seguradora. Esse serviço é similar aos convênios médicos que temos aqui no Brasil.

Coberturas obrigatórias do seguro de viagem à Europa


Foto: SplitShire / Pixabay

Para entrar e ficar no “Velho Mundo” é requerido que os turistas tenham uma série de documentos que garantem o ingresso sem problemas. Um desses requisitos é a obrigatoriedade de contar com um seguro de saúde.

Mesmo que estiver pesquisando um seguro viagem na Europa barato, sempre tenha em conta que existem alguns países europeus onde os turistas devem obrigatoriamente possuir um seguro de viagem com uma cobertura mínima de EUR 30.000, ou seu equivalente em dólares.

Dado que a média de gasto diário na Europa pode ser um pouco alta, contar com este tipo de assistência viagem é uma garantia de tranquilidade para os passageiros, já que não somente garante segurança diante de doenças ou acidentes, mas também evita gastos imprevistos.

O seguro viagem e a assistência ao viajante para Europa inclui atendimento médico e odontológico de urgência e emergência, e também cobre gastos farmacêuticos, acompanhante em caso de hospitalização, repatriação sanitária ou funerária, hospedagem após alta hospitalar e traslados, de acordo com a necessidade.

Aliás, existem planos que também oferecem benefícios adicionais, como reembolso por cancelamento ou atraso de voo, localização e reposição de bagagem em caso de perda, remarcação de passagem por motivos de força maior, pagamento antecipado de fiança ou despesas jurídicas, entre outras possibilidades.

Países europeus nos quais é obrigatório ter assistência de viagem


Foto: Pexels / Pixabay

Os países da Europa onde é obrigatório que os turistas contem com um seguro de viagem são aqueles assinantes do Tratado Schengen. Este acordo não somente estabelece a livre circulação de pessoas e a abertura das fronteiras, mas também exige que os estrangeiros possuam uma assistência de saúde com uma cobertura de pelo menos EUR 30.000.

Os países que fazem parte do Tratado Schengen e exigem o seguro
viagem são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Como escolher a melhor companhia para comprar o seguro de viagem à Europa


Foto: Free-Photos / Pixabay

Quer saber como eleger a melhor empresa seguradora e comprar um seguro de saúde para Europa? Confira estas dicas:

Verifique a reputação da companhia

Pesquise o que aparece na web quando você coloca o nome da empresa, para ver se teve algum caso (ou casos) de problemas com usuários ou com instituições que regulam seu funcionamento.

Confira os comentários na web

Para encontrar o melhor seguro viagem Europa é sempre uma boa ideia pesquisar as opiniões de outros clientes. Revise os comentários dos usuários nas páginas das seguradoras e entre em fóruns específicos sobre assistência viagem.

Prefira as empresas com presença internacional

Não adianta escolher uma companhia desconhecida só porque oferece um seguro viagem para a Europa mais barato. Contrate sua assistência com empresas que tenham representações internacionais, de preferência nos países de destino. Caso tiver algum imprevisto de saúde, possuir uma apólice com uma companhia reconhecida no país garantirá um melhor atendimento.

Escolha aquelas que oferecem diferentes tipos de planos

Ao contratar seu seguro de viagem para entrar na Europa, além da cobertura básica requerida pelo Tratado de Schengen, sempre é melhor fechar o contrato com empresas que oferecem diversos tipos de planos, especialmente quando exige coberturas especiais, como nos casos de pessoas idosas ou mulheres grávidas.

Contar com variedade de planos para escolher permitirá que você possa eleger a apólice que mais se ajuste às suas necessidades.

Conselhos ao momento de escolher seu seguro de saúde para Europa


Chegou o momento de comprar o seguro de viagem para percorrer as diferentes cidades da Europa? Não decidiu ainda qual vai adquirir? Então lhe damos alguns conselhos:

Use um comparador de seguros com várias opções em companhias seguradoras

As ferramentas de comparação de seguros disponíveis na web serão suas aliadas para encontrar um seguro de viagem barato na Europa e conveniente ao mesmo tempo. É só preencher com o destino, as datas de saída e retorno, a idade dos passageiros e a duração da viagem e pronto: a comparação estará feita!

A maioria dos comparadores de apólice no Brasil, só oferecem o serviço de seguro de viagem, não assistência ao viajante, assim que recomendamos verificar isso. Se você decidir comprar assistência ao viajante com as características que lhe explicamos antes, o comparador Asseguresuaviagem.com é um dos poucos que oferece apólice de várias empresas com as características mencionadas e com bom preço.

Compare o custo das apólices e suas coberturas

Nem sempre o mais barato é o melhor. Verifique limites de cobertura e benefícios adicionais e preços para obter o melhor seguro em termos de custo e benefício.

Se tiver dúvidas, fale com os especialistas

Os atendentes das companhias seguradoras possuem a experiência e os conhecimentos para lhe orientar sobre o plano que mais se adapte às suas necessidades. Explique com detalhe o que precisa e escute seus conselhos.

Tenha em conta as características da sua viagem, atividades que realizará e condições de saúde preexistentes

Vai viajar por um período prolongado? Fará atividades de risco ou esportes de aventura, como esqui ou rapel? Possui alguma doença específica?
Caso tiver respondido “sim” a alguma das perguntas, considere adquirir algum plano que ofereça cobertura para estas situações.

Se for preciso, contrate coberturas adicionais

Nunca é demais investir em planos com benefícios extras, como cobertura por cancelamento de viagem, atraso dos voos, perda ou roubo de bagagem, principalmente quando o turista possui datas específicas para tirar férias ou tem um orçamento muito ajustado.

» Como não errar na hora de contratar o seguro viagem
» Seguro viagem é obrigatório?
» Vacinas obrigatórias para viagens ao exterior
» Documentos para entrar na Europa atualizado | Imigração 2019

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima