Viagem de trem na Alemanha: confira uma lista imperdível com ótimas sugestões de itinerários e faça um inesquecível roteiro de trem pela Alemanha

Uma das experiências mais procuradas de quem vai para a Europa, é viajar a bordo de um dos famosos trens de passageiros que cruzam diversas regiões e até países em uma só viagem. Os países da União Europeia investiram bastante em transporte ferroviário e hoje é um dos principais meios de transporte por lá.

A Alemanha, além de ser um dos países mais ricos da região é muito apreciado pelos turistas, graças a suas lindas paisagens, modernos centros urbanos e deliciosa gastronomia. Apesar de ser conhecido como o país do automóvel a Alemanha possui uma grande malha ferroviária que representa o principal fluxo coletivo de passageiros em médias e longas distâncias dentro do país. Para os turistas que buscam conhecer as belezas alemãs de norte a sul é com certeza a melhor escolha.

Aqui, juntamos alguns dos diversos roteiros de viagens de trem na Alemanha. Inspire-se para as suas próximas férias!

Viagens de trem na Alemanha

Trem de Offenburg para Konstanz – Rota da Floresta Negra

A Rota da Floresta Negra é muito conhecida por abrigar algumas das paisagens mais deslumbrantes do país. A Floresta Negra (Schwarzwald) se estende por 200 km no sul da Alemanha e uma das regiões mais procuradas pelos alemães durante as férias de verão.

A linha ferroviária percorre 150 km de paisagens memoráveis entre Offenburg e Konstanz, passando por túneis, florestas de pinheiros e árvores de galhos escuros. Paisagens que inspiraram a mitologia local, repleta de lobisomens, bruxas e duendes. O local também serviu de inspiração para os contos dos Irmãos Grimm, lembra da floresta que João e Maria quase foram devorados por uma bruxa? Então, é essa mesmo.

Para os amantes da gastronomia, essa rota é ótima para provar pratos típicos da região durante as paradas, como o Kalbsrouladen (rocambole de vitela) e o mundialmente conhecido bolo Floresta Negra. A sobremesa foi criada nessa região da Alemanha e é feito com aguardente de cerejas. Na parada em Baden-Baden o legal são os relógios-cuco, típicos da cidade.

Nessa rota panorâmica, o turista viaja nos trens regulares Deutsche Bahn (DB)

Viagens de trem na Alemanha

Viagens de trem na Alemanha: Offenburg. Foto: Jüri Lillemets

Trem de Munique para Füssen – Rota Romântica

O trecho Munique – Füssen, também conhecido como a Rota Romântica, é procurado por quem quer conhecer a parte mais antiga e “alemã” da Alemanha. A Rota Romântica percorre 325 km e recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano. As cidades e vilarejos que compõem a rota parecem ter saído de um livro de fantasia, o charme e a beleza das paisagens não são equiparados por nada no mundo. A quantidade enorme de castelos e palácios ao longo do caminho só aumentam a ilusão de estar dentro de um mundo mágico. Um dos castelos, o de Neuschwastein, serviu de inspiração para o castelo da própria Cinderela. Ele é um dos principais cartões-postais da Alemanha, e está localizado entre as cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera.

Você pode adquirir o Bayern Ticket, passe que permite viagens ilimitadas durante 1 dia no estado da Baviera e pode ser utilizado para viagens de trem de Munique a Füssen (vice-versa), custando a partir de 25 euros para uma pessoa e a viagem dura em média duas horas.

De segunda a sexta o Bayern Ticket só vale depois das 9 da manhã e vai até as 3 da madrugada do dia seguinte. Nos sábados e domingos, vale o dia inteiro, a partir da zero hora. Este ticket ainda te dá direito a pegar um ônibus de Füssen até as proximidades do Castelo de Neuschwanstein.

O trecho e realizado pela empresa Rail Europe.

Roteiro de trem pela Alemanha

Viagens de trem na Alemanha: Füssen. Foto: Deborah Guber

Trem de Munique para Mittenwald

Mittenwald, situada nos Alpes da Baviera, quase na fronteira com a Áustria, é o paraíso para os praticantes de esqui. Desde Munique o percurso leva apenas 2 horas e os trens saem quase que de hora em hora. Essa viagem de trem na Alemanha passa por paisagens estonteantes: saindo de Munique, a linha ferroviária acompanha as margens do lago Starnberger, onde se afogou o “Rei Louco”, Luís II. Em seguida, o trem sobe a serra junto ao rio Isar até Mittenwald.

A cidade tem a fama de ser uma das mais belas da Baviera, é conhecida pela produção de violinos (Klotz, os melhores da Alemanha) e pelas “pinturas no ar” (Lüftlmalere): pinturas presentes nas fachadas dos prédios que representavam quão ricos os proprietários dos imóveis eram.

Quando mais elaborada a pintura, mais rico o proprietário.

Roteiro de trem pela Alemanha

Viagens de trem na Alemanha: Mittenwald. Foto: Angela B.

Rota dos Castelos

Rota dos Castelos é considerada uma das mais tradicionais rotas de férias na Alemanha. A rota leva você para uma viagem até a Idade Média – saindo de um castelo para o outro, de uma grande atração para a próxima, e sempre seguindo os passos de imperadores, reis, príncipes, cavaleiros medievais, duques e muitos romances.

Essa viagem de trem na Alemanha conta com mais de 70 castelos e pode ser feita de Frankfurt até Bruxelas. O roteiro começa na cidade de Frankfurt, em um trem InterCity Express (ICE), o trem alemão de alta velocidade. O primeiro destino é Heidelberg (viagem de 50 minutos), onde fica o famoso Castelo de Heidelberg, que no século XVII era considerado a oitava maravilha do mundo.

De lá a dica é embarcar em um trem local com direção a Mannheim, onde o Neckar e o Reno se encontram e está um dos maiores palácios barrocos da Europa.

De Mannheim você deve pegar o trem suíço Eurocity com destino a Colônia. Neste trecho com duração de uma hora e meia, você passará pelos lindos castelos ao longo do Rio Reno: Marksburg, Stahleck e Rheinfels, além do Mosteiro Eberbach, onde foram feitas as filmagens internas de “O Nome da Rosa”, que hoje é uma vinícola.

Trem na Alamenha

Roteiro de trem pela Alemanha: Castelo Marksburg. Foto: thinduck42

Trem de Berlim para Schöna

Para quem pretende conhecer a efervescente Berlim, um roteiro bacana de trem é ir até o município de Reinhardtsdorf-Schöna, mais conhecido somente como Schöna, que fica na divisa da Alemanha com a República Tcheca, na região da Saxônia.

Um passeio recomendado por muitos dos que já exploraram a região da Saxônia é o Saxon Switzerland National Park (Sachsische Schweiz National Park), onde você pode fazer trilhas em meio a paisagens estonteantes, com seus desfiladeiros de arenito. O parque fica a mais ou menos 7 km da estação de trem de Schöna.

Há uma hora de trem de Schöna está Dresden, uma cidade cheia de opções bacanas de passeios, como a fábrica da Volkswagen, os jardins do Zwinger , um complexo de edifícios, fontes e jardins barrocos e o Markthalle, um mercado do século 19 que hoje abriga restaurantes, cafés e bancas de produtos locais.

Roteiro de trem pela Alemanha

Roteiro de trem pela Alemanha: Reinhardtsdorf-Schöna. Foto: Hans-Dieter Vesely

Trem de Munique para Berchtesgaden

O tempo médio de viagem entre essa viagem de trem na Alemanha é de 3 horas e 12 minutos. Em um dia de semana normal, existem 17 trens fazendo este trajeto de Munique para Berchtesgaden Hbf.

O trem de Munique vai até Freilassing atravessando belas paisagens do sul da Bavária. De lá, já parte outro trem para Berchtesgaden. É praticamente descer de um vagão e entrar no outro, tudo com letreiro indicativo e tempo de espera de no máximo 5 minutos.

Berchtesgaden é cercada de montanhas que trazem além do ar limpo e fresco para a cidade. Os lagos e as minas de sal da região também possuem um papel importante nos tratamentos de saúde naturais oferecido pelas clínicas da região.

Salzheilstollen, é um spa debaixo da terra, em uma mina de sal. Um trenzinho leva os visitantes para as profundezas da montanha até uma impressionante “catedral de sal”.

Alemanha de Trem

Roteiro de trem pela Alemanha: Berchtesgaden. Foto: Andreas Mordhorst

Leia também:

» Descubra a Rota Romântica na Alemanha
» Guia Alemanha: 24 cidades para visitar quando estiver no país
» 4 cidades brasileiras que vão fazer você se sentir na Alemanha
» Fotos que vão fazer você se apaixonar pela Rota Romântica na Alemanha

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Éfeso, a história fascinante da cidade turca do século X a.C.

Artigo anterior

É seguro viajar para Turquia atualmente?

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.