Conheça as praias paradisíacas do litoral sul da Bahia

Atualizada em:

Praias extensas, e paradisíacas, piscinas naturais em meio a corais, falésias gigantescas e multicoloridas, vilarejos de pescadores e cidades históricas, são essas as características que fazem com o que o litoral sul da Bahia, esteja entre os principais destinos turísticos do país.

Além de toda beleza natural, esse pedacinho do estado também conta com uma ótima infraestrutura de hotéis, restaurantes, bares e casas noturnas que agitam ainda mais as ferias de quem decide escolher o litoral sul da Bahia como próximo destino. Conheça as principais atrações da região:

Praia do Espelho (BA)

Considerada por muitos especialistas uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho encanta pela variação de cores de suas águas cristalinas nos dias ensolarados, que podem ser admiradas da areia ou, melhor, do alto das falésias. Na maré baixa, piscinas naturais se revelam – prepare o snorkel. Toda essa beleza é preservada por causa do acesso ao local, que não é muito fácil. Quem vai de carro, precisa encarar 20 quilômetros de estrada de terra, que pode ficar intransitável em dias de chuva.

Foto: trancosoconsult
Foto: trancosoconsult

Praia do Rio da Barra – Trancoso (BA)

A partir da praia dos Nativos, siga caminhando em direção a Arraial da Ajuda. Após 40 minutos, você chegará na Praia do Rio da Barra, ótimo lugar para curtir o sossego. Escolha uma barraca e admire o belo cenário: de um lado, você terá a foz de um rio, de outro as falésias.

Foto: Rodrigo Soldon
Foto: Rodrigo Soldon

Praia de Ponta de Itaquena – Trancoso (BA)

Para chegar à Praia de Ponta de Itaquena, é preciso caminhar bastante – cerca de 1h30 a partir da Praia do Rio Verde. Este é preço para chegar a uma praia quase deserta, extensa e cheia de coqueiros. Na maré baixa, forma piscinas naturais.

Foto: Ricardo Junior
Foto: Ricardo Junior

Praia de Taipu de Fora – Barra Grande (BA)

Chegar nesta praia não é fácil. É preciso pegar um barco ou lancha a partir de Camamu até a Vila de Barra Grande. A partir de Itacaré, são 55 quilômetros, 30 deles em estrada de terra, intransitáveis em dias de chuva. Encare o caminho difícil, pois quando você estiver mergulhando nas melhores piscinas naturais da região, cheias de vida marinha, não irá se lembrar do perrengue.

Foto: Flickr - emcrawford
Foto: Flickr – emcrawford

Praia Havaizinho – Itacaré (BA)

A pequena praia é alcançada por uma trilha de 15 minutos no meio da Mata Atlântica, a partir do km 12 da rodovia BA-001.

Foto: Turismo BA
Foto: Turismo BA

Praia Engenhoca – Itacaré (BA)

Point de surfistas, tem boas ondas. Chega-se a ela com a mesma trilha (cerca de 30 minutos) que leva até a praia de Havaizinho, que está na metade do caminho.

Foto: Tom Alves
Foto: Tom Alves

Praia Itacarézinho – Itacaré (BA)

Linda e de fácil acesso, tem uma faixa extensa de areia, boa para caminhadas. Há um restaurante no local, com estacionamento pago.

Foto: Rosiméri Carvalho
Foto: Rosiméri Carvalho

Prainha – Itacaré (BA)

Uma das preferidas pelos surfistas, a Prainha tem acesso por trilha de 50 minutos – melhor contratar um guia para acompanhar. Se o seu negócio não é surfe, vá para aproveitar a faixa plana de areia, boa para caminhadas e para jogar frescobol.

Foto: Itacare.com
Foto: Itacare.com

Praia Satu – Caraíva (BA)

Satu é o nome de um morador desta praia preservada e isolada. O acesso é complicado: da ponta esquerda da Praia de Csraíva, é preciso cruzar o rio de barco e caminhar pela orla por cerca de uma hora – ou fazer o trajeto de barco. Além de curtir o mar, você pode mergulhar em uma lagoa de água doce.

Foto: Marcelino Dias
Foto: Marcelino Dias

Ponta do Corumbau (BA)

Mesmo na alta temporada, a tranquilidade reina na Ponta do Corumbau. Há poucas pousadas e o acesso é difícil: para chegar aqui, os visitantes chegam em passeios de barco, a partir de Caraíva ou Cumuruxatiba, ou por 57 quilômetros de estrada de terra. A praia de Corumbau, a mais bonita da região, estende-se pela foz do Rio Corumbau, com águas calmas e esverdeadas.

Foto: Kitty Padovani
Foto: Kitty Padovani

Praia do Encanto (Quinta Praia) – Morro de São Paulo (BA)

Chegar aqui a pé é um desafio para os fortes, são mais de duas horas de caminhada a partir da vila. É por isso que a Praia do Encanto é a mais isolada (e a mais bela) de Morro de São Paulo. Melhor escolher algum meio de transporte como as jardineiras que circulam entre as praias.

Foto: Flickr - Luciola2008
Foto: Flickr – Luciola2008

Praia da Cueira – Boipeba (BA)

Na Ilha de Boipeba não entram carros, o que colabora para o sossego – e exige que os visitantes caminhem até chegar às praias. Com mar tranquilo, a Praia da Cueira é a melhor para banho. Lá está a barraca do Seu Guido, famosa por suas lagostas.

Foto: FLickr - Nianim
Foto: FLickr – Nianim

Praia Moreré – Boipeba (BA)

Na praia da vila de Moreré, as amendoeiras formam sombra para você estender a canga na areia e relaxar na sombra. Na maré baixa, o mar recua bastante, encalha alguns barcos e forma várias pisninas naturais. A partir da Boca da Barra, o trajeto até Moreré leva 40 minutos de barco ou 1h30 a pé.

Foto: Leonardo Teles
Foto: Leonardo Teles

» Ilha Grande um paraíso no Rio de Janeiro
» Melhores cidades para curtir o inverno no Brasil
» 100 destinos brasileiros que você precisa conhecer
» 50 destinos com águas absolutamente cristalinas no Brasil
» Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima