Cenotes: conheça a beleza dessas cavidades naturais do México

Atualizada em:

A Península de Yucatán é palco de alguma das mais belas paisagens do México e do mundo. Além das maravilhosas praias espalhadas pelo litoral caribenho, a região, surpreendentemente, possuí uma outra atração muito popular entre os visitantes que passam pelo destino: os cenotes.

Os cenotes são poços naturais resultados de formações geológicas derivadas de corrosões de terrenos próximo ao mar, ou de lençóis freáticos formando uma grande piscina clara e muito limpa. Além disso, em alguns cenotes, as águas podem chegar a superfície, enquanto em outros fica com o nível bem abaixo. Alguns cientistas e mergulhadores tentaram explorá-los, mas até hoje não conseguiram fazer o mapeamento completo devido a grande profundidade.

Por isso, atualmente, os cenotes são um dos principais pontos turísticos do México e, apesar de serem acessíveis ao público, estão em lugares privados e é necessário pagar uma taxa para visitação.

Cenote Ik-Kil

Conhecido como “cenote sagrado azul”, Ik-Kil está localizado em Chichén Itzá e é o mais conhecido da região. Com formato circular e aproximadamente 130 metros de profundidade, possui águas cristalinas e, por isso, é muito procurado por mergulhadores.

Cenote Ik-Kil
Foto: Boris G

Parque Dzitnup

No interior da Península de Yucatán, o Parque Dzitnup fica próximo da cidade de Valladolid e a menos de 60 km de Chichén Itzá. E para chegar até o cenote de águas cristalinas é preciso fazer um pequeno tour pelas impressionantes cavernas presentes na região.

Parque Dzitnup
Foto: Anatoli Plotnicov

Cenote Samula

O Cenote Samula está a poucos quilômetros da cidade de Diznup e surpreende os visitantes pela beleza natural da caverna que abriga o incrível poço. Nesse caso, para chegar até a piscina natural é necessário descer alguns degraus esculpidos nas próprias pedras.

Cenote Samula
Foto: via Flickr – atomicgirlnyc

Gran Cenote

O Gran Cenote é um dos mais populares da Península de Yucatán e está localizado ao norte de Tulum, na estrada que leva para Coba. O acesso é fácil e a atração é recomendada para todas as idades.

Gran Cenote
Foto: Seth Patterson

Cenote dos Ojos

Por fim, o Cenote dos Ojos é muito procurado por conta de suas águas transparentes, o que permite ótimos mergulhos. Ao mesmo tempo, possibilita a prática de snorkeling. Além disso, a atração fica próxima de Tulum e também tem fácil acesso.

Cenote dos Ojos
Foto: via Flickr – wujasavik

» Tulum a maravilhosa cidade Maia construída à beira-mar
» 13 imagens para você arrumar as malas e aproveitar o Caribe!
» Melhores resorts para se hospedar no Caribe
» 5 destinos para conhecer no Caribe gastando pouco

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima