Como tirar um passaporte com urgência

Empresas oferecem o serviço de assessoria para emissão de passaportes com urgência

Infelizmente não é permitido que o passaporte de urgência seja emitido para viagens de turismo, mas algumas alternativas podem ser enquadradas no seu processo para agilizar os tramites da emissão. Segundo informado pela Polícia Federal, passagens compradas também não caracterizam como motivo para pedir a emissão de emergência, apesar de que se já as comprou aconselha-se a levá-las na hora da solicitação, pois isso poderá agilizar o processo. Porém alguns casos são previstos, e pedir a emissão de tal documento pode ser bem simples.

Agora se o seu caso é emitir com urgência, algumas empresas são especializadas em agilizar passaportes e vistos. Empresas como a Netvistos conseguem agilizar todo o processo, desde o preenchimento do formulário até o agendamento para recolher as digitais, fotos e retirada o passaporte. Em alguns casos, dependendo da sua região, todo esse processo pode ser feito em até 6 dias úteis, enquanto de forma particular pode tardar o triplo desse prazo.

Como solicitar um passaporte com urgência

Alguns pré-requisitos permitem a solicitar passaportes com maior agilidade. As situações de emergência já descritas e que serão aceitas na solicitação do passaporte são:

– Catástrofes Naturais
– Conflitos Armados
– Necessidade de viagem imediata por motivos de saúde do requerente, cônjuge ou parente até segundo grau
– Proteção de patrimônio (perda do valor da passagem ou hospedagem não contam)
– Por necessidade do trabalho
– Por motivo de ajuda humanitária
– Interesse da Administração Pública
– Ou outra situação em que o adiantamento da viagem cause grave transtorno ao requerente

Quem analisa se o caso é motivo de emissão do passaporte de emergência é o Chefe do Posto do Departamento da Polícia Federal para onde for levada a solicitação. O protocolo para solicitar o passaporte de emergência é basicamente o mesmo do normal:

1 – O requerente deve preencher o formulário de solicitação no site da polícia federal em “emissão de passaporte”. Lembre-se de possuir toda a documentação necessária para realizá-lo.

2 – Ir ao posto mais próximo que emite o passaporte de emergência. Atenção: nem todos os postos realizam esse serviço. Pode checar os postos que realizam a emissão do passaporte de emergência aqui.
* Não é necessário fazer agendamento ou pagar a GRU. Ela será gerada no próprio posto

3 – Leve consigo o Protocolo de Solicitação, documentação pessoal original (mesma do item 1) e o documento que comprove o motivo de urgência (ofício, atestado médico, etc…)

4 – A autoridade do posto fará a avaliação se o caso caracteriza motivo para o documento de emergência. Sendo o motivo válido, gerará a guia de pagãmente (GRU) própria do passaporte de emergência. A taxa de emissão do documento de emergência é maior do que a do documento normal. Para emitir o passaporte comum a taxa atual* é de R$257,25 enquanto que para o passaporte de emergência é cobrada uma taxa de R$334,42.

5 – Após a verificação da documentação, coleta da digital, captura da foto e pagamento da taxa o passaporte será emitido em até 24 horas úteis.

A entrega do passaporte de urgência só será realizada ao titular pessoalmente e munido de documento original com foto e em bom estado.

A dica para quem não tem nem um minuto a perder para tirar o documento é não ir aos fins de semana e EVITAR horários próximos ao fim do expediente pois é proibida a emissão de qualquer passaporte fora do horário de funcionamento do posto, independentemente da situação emergencial.

*os valores foram conferidos em novembro de 2017

+ Info
Netvistos 
Tel: 4020-0186 custo de ligação local
contato@netvistos.com.br
www.netvistos.com.br


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