Descubra como funciona e como tirar o IRP (antigo GNIB), o visto de estudante na Irlanda

O antigo visto irlandês, o GNIB, foi substituído pelo IRP (Irish Residency Permit) no final de 2017, mas continua funcionando como o anterior. O IRP é o visto de estudante mais comum na Irlanda, sendo uma opção escolhida graças à facilidade que brasileiros têm para conseguirem a permanência para estudar, aperfeiçoar o inglês e trabalhar na Europa por mais tempo.

Esse documento é uma exigência necessária que o país pede para o estrangeiro que quer viver legalmente na Irlanda. Vale lembrar que o documento é exigido apenas para quem for fazer cursos com duração maior que três meses. Se o seu caso for um intercâmbio de até 90 dias, você pode utilizar apenas o visto de turista retirado logo na sua chegada.

Com o IRP, visto de estudante da Irlanda dedicado ao intercambista que escolheu fazer inglês no país, o estrangeiro tem a permissão legal de permanecer no país e trabalhar até 20 horas por semana (ou 40 horas durante as férias). Caso sua ideia seja ficar mais tempo, existe a possibilidade de renovar o visto de estudante em até duas vezes.

No geral, o caminho mais seguro para conseguir o visto de estudante na Europa é através de agências de intercâmbio. No Brasil temos algumas marcas grandes que são confiáveis, como a World Study que tem mais de 40 lojas espalhadas pelo país. Na hora de buscar uma agência de intercâmbio confiável, certifique-se de que se trata de uma empresa grande, pois elas conseguem valores mais competitivos com as escolas, além de evitar problemas com o intercambista.

Foto: Divulgação

O que é o IRP e para que funciona?

O IRP é o documento exigido para que o estrangeiro possa permanecer na Irlanda em um período superior a 90 dias. Todo estudante que pretende ficar no país para fazer um curso de inglês na Irlanda com duração de 25 semanas, por exemplo, é obrigado a fazer o agendamento para retirada do documento.

O cartão IRP prova que o imigrante registrou legalmente a sua permissão de estar na Irlanda. Em outras palavras, ele prova que você não está vivendo ilegalmente no país.

O Irish Residence Permit (IRP) indica que sua permissão de imigração na Irlanda foi registrada, mostrando também qual é o tipo de permissão de imigração que você possui, ou seja, o número do seu ‘Stamp’ 

O documento não é um cartão de identidade. É apenas um certificado de registro. Não é válido por qualquer outro motivo, exceto para certificar que você está registrado com imigração na Irlanda com direito de viver no país por este período.

Como fazer o IRP?

Ao desembarcar na Irlanda, os alunos recebem um visto provisório de turista que varia entre 1 a 3 meses. Esse será o tempo que você terá disponível para providenciar a documentação necessária para receber visto irlandês de estudante. 

Primeiramente você deverá acessar o site oficial da imigração, para poder agendar online a sua visita. O recomendado é começar a agendar o seu horário com cerca de 30 dias antes de chegar no país, deixando para pegar a carta na escola na mesma semana que fizer o registro do documento na data que você agendou. Isso é extremamente importante, pois além das vagas para o registro serem super disputadas, você já precisará comprovar um endereço fixo para receber o seu cartão pelo correio. 

Passo a passo para fazer o agendamento do seu IRP

Foto: Divulgação

  1. Acesse o site da imigração e clicar no botão verde Make Appointment;
  2. Escolha o tipo de visto na aba “Category”; 
  3. Escolha o tipo de curso na aba “Sub Category”; 
  4. Preencha o restante dos seus dados pessoais e clique em “Look for Appointment”;
  5. Escolha a data por “data mais próxima” ou “data específica”;
  6. O sistema vai gerar uma confirmação com a data marcada e será enviada para seu e-mail. 

Para quem mora em Dublin, a imigração irá enviar o IRP para sua residência assim que ele estiver pronto. Para isso, é preciso confirmar seu endereço e o Eircode (CEP Irlandês). O tempo de entrega varia de 5 a 10 dias.

Documentos necessários para tirar o IRP

Para um estudante de línguas matriculado em um curso de 25 semanas ou mais, os documentos necessários são: 

» Passaporte válido
» Carta da Escola (curso fulltime, em horário diurno -entre 9h e 17h- e duração semanal mínima de 15h)
» Comprovação de no mínimo 3 mil euros em conta bancária
» Comprovação do Seguro Saúde Governamental/ Seguro Privado
» 300 euros – valor pago por meio de cartão de débito/crédito no ato da emissão do cartão.

Atendimento: Cadastro e verificação de documentos

Uma vez realizado o agendamento é só se dirigir ao endereço indicado com apenas 15 minutos de antecedência. Ele custa 300 euros e pode ser pago com cartão de débito e crédito. 

Entrega do IRP 

A entrega do IRP será enviado entre 5 e 10 dias para sua residência em Dublin. Para quem não mora na cidade, o oficial de imigração irá dizer um dia para você retirar seu IRP direto na imigração.

Dicas para agendar o IRP

  • Atente-se a diferença de fuso horário. É comum o site liberar vagas entre 6h e 7h da manhã no Brasil (entre 10 e 11h da manhã na Irlanda);
  • Acontecem algumas desistências, então, é sempre bom ficar de olho tanto em “specific date” como “closest to day”, sempre cheque as duas opções;
  • Existem aplicativos que te avisam quando aparecem vagas disponíveis: Procure por GNIB no App Store do seu celular e por GNIBot no Facebook;

+ Info:

Imigração em Dublin
13-14 Burgh Quay Dublin 2 

Cork 
Anglesea Street Garda Station –  Anglesea Street
Cork City T12 K244
Tel: +353 (0)21 452 2000 

Galway
Galway Garda Station – Mill Street
H91 FX61
Tel: +353 (0)91 538000 

Limerick
Henry Street Garda Station – Henry Street
V94 VY64
Tel: +353 (0)61 212400

Leia também:

» Qual é o custo de vida na Irlanda para estudantes?
» Dicas de turismo em Dublin
» Intercâmbio na Irlanda com trabalho e estudo
» Belmond lança seu mais novo trem de luxo com viagens na Irlanda

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

São Paulo Oktoberfest terá cerveja, música e mais de 150 pratos alemães

Artigo anterior

Leap Card: descubra as vantagens e como funciona o serviço

Artigo seguinte

Você pode gostar