Cinque Terre na Itália: conheça a beleza particular das cinco vilas da costa da Ligúria

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, as vilas de Cinque Terre encantam pelas paisagens naturais, construções históricas e autêntica gastronomia.  

Cinque Terre é o nome dado ao famoso conjunto de cinco charmosos vilarejos localizados na costa italiana da Ligúria, ao sul de Gênova. As belíssimas paisagens montanhosas, somada com o mar mediterrâneo e as apaixonantes casinhas coloridas amontoadas fez de Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore uns dos grandes pontos turísticos da Itália.

Declarada em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura – UNESCO, as vilas de Cinque Terre encantam a todos que as visitam, principalmente pela paisagem bucólica e a preservada arquitetura histórica. Ao longo da história, os moradores das vilas adaptaram-se ao terreno rochoso e acidentado da região, sem que a intervenção humana agredisse as suas características naturais.

Em outubro de 2011 a região foi vítima de uma violenta tempestade que ocasionou vários deslizamentos de terra, o que danificou boa parte das construções das cinco vilas, principalmente em Vernazza. Aos poucos Cinque Terre se reergueu e reparou os estragos causados, porém ainda guarda muitas marcas da tragédia.

Leia também:
Itália: Costa Amalfitana e Ilha de Capri na mesma viagem
Dicas para planejar sua primeira viagem à Itália
Viagens de trem pela Itália: como ir e outras dicas
10 cidades românticas para visitar na Itália

Vilas de Cinque Terre:

As vilas que formam Cinque Terre foram construídas em harmonia, conforme os padrões da região e da época, porém cada uma possui as suas particularidades que torna indispensável conhecer uma por uma.

Corniglia

Corniglia. Foto: Mariamichelle / Pixabay

Localizada no centro de Cinque Terre, é a menor vila da região. A 100 metros do nível do mar, não faz barreira diretamente com o litoral, logo é a única dos cinco vilarejos que não é acessível a barco. É a vila com maior aspecto rural; composta por algumas ruelas estreitas e construções históricas, como a Igreja de São Pedro, construída em 1334. Há duas opções de acesso a Corniglia; através de trem que sai da estação da região ou então subir cerca de 360 degraus até o centro da vila. Repleta de estabelecimentos comerciais como lanchonetes, restaurantes, gelaterias e lojinhas de souvenir, é um bom local para passeios  em família.

Vernazza

Vernazza. Foto: Djedj / Pixabay

Vernazza é uma das vilas de Cinque Terre preferidas entre os turistas. Sua arquitetura remete a época romana; além do colorido clássico da região, também possui construções mais refinadas como pórticos, portais decorados e loggias. O Castelo Doria, construção mais antiga de Cinque Terre, é uma de suas atrações principais.  A quantidade considerável de degraus que leva até o topo do castelo é compensada pela esplêndida paisagem vista lá de cima. Outro ponto alto de Vernazza são os bares e restaurantes com a culinária típica local.

Ao passar por Vernazza, também é indispensável a visita na Igreja de Santa Margherita. Construída em  1334 com um campanário de 40 metros de altura, apresenta em detalhes a arquitetura gótica predominante da época.

Monterrosso al mare

Monterosso Al Mare. Foto: kirkandmimi / Pixabay

Os apaixonados pelo clima litorâneo vão adorar Monterrosso. Tomar um sol e mergulhar no refrescante mar das praias Vila Antiga e Fegina é um dos programas preferidos de quem visita a região. As paisagens naturais da vila já é motivo suficiente para conhecer-lá, porém, além das praias e da flora da região, Monterroso também guarda tesouros históricos. A Igreja de San Giovanni Battista, construída em meados de 1244, é uma das construções mais antigas de Cinque Terre. Mesmo bastante danificada pela enchente de 2011, ainda apresenta sutilmente o mistério e a estética arquitetônica da época. Os restaurantes da vila também se destacam pela variedade  de opções de pratos da cozinha italiana.

Riomaggiore

Riomaggiore. Foto: kirkandmimi / Pixabay

Riomaggiore é a vila mais próxima da estação de trem da região. Segundo dados históricos, ela foi fundada no século 7 por um grupo de refugiados da Grécia. A Via Colombo, principal rua da cidade, é recheada de bons restaurantes, bares e gelaterias com preços acessíveis. O topo do  Castello di Riomagiore proporciona uma paisagem inesquecível para quem o visita. Logo ao lado, também há a basílica San Giovanni Battista, famoso templo religioso construído em 1343 no qual vale a pena conferir de perto.  A marina de Riomaggiore atiça um mergulho no mar; muitos turistas estendem a toalha nas pedras da baía para assistir o espetáculo do pôr do sol, acompanhados de um bom vinho.

Manarola

Manarola. Foto: blandineschillinger / Pixabay

Manarola pode ser acessada a pé de Riomaggiore, através da trilha 531 via Becarra. A cidade foi erguida em torno do vale do Rio di Groppo, construída em agrupamento e adaptadas ao solo rochoso e montanhoso. Manarola é conhecida pelas vinícolas produtoras dos famosos vinhos região, como o vinho Sciacchetrà. Algumas vinícolas disponibilizam uma tour para o público degustar e conhecer a fundo a produção dos vinhos. Um grande ponto turístico da cidade é a Basílica di San Lorenzo, construída em 1338 com fachada gótica e decoração interior barroquinha.

Como chegar em Cinque Terre:

A rota mais recomendável para chegar a Cinque Terre é saindo de trem de Gênova, cidade mais próxima do destino, com percurso em média de uma hora. Também é possível visitar-lá saindo de trem de outras localidades, como Florença (duas horas e meia) e La Spezia (uma hora e meia), cidade com aeroportos mais próximos da região.

Para quem não abre mão do conforto do carro, também é possível chegar na região pela estrada, porém é necessário estacionar o veículos em estacionamentos especiais a beira das vilas visto que a entrada de carros é proibida. Os vilarejos de Cinque Terre podem ser acessados entre si por trem, barco ou até mesmo a pé, através dos 12 km de trilhas que, além do deslocamento, trazem paisagens encantadoras. Para quem prefere trem, ainda há a opção de comprar o bilhete Cinque Terre Treno Card, que dá direito a passagens de ida e volta por todas as vilas da região. O valor do bilhete varia de acordo com a idade e a quantidade de dias que será utilizado.

Época recomendada para visitar Cinque Terre:

A época recomendada para visitar a região depende do roteiro turístico que procura. Se deseja uma viagem mais calma, sem grandes multidões e com clima mais fresco, é recomendável conhecer Cinque Terre entre maio até meados de junho. Para os que procuram agito e calor, os meses de julho e agosto são a aposta certa. Porém, não se iluda se está pensando em pegar um sol em qualquer parte das praias da região. Boa parte do litoral de Cinque Terre é formado por rochas invés da convencional areia e exige calçados adequados para não ferir os pés. Por ser uma temporada que atrai um maior número de turistas, viajar em julho ou agosto também acaba saindo mais caro.  Então, se deseja conhecer Cinque Terre nesses meses, programe-se com bastante antecedência.

Se a aventura faz parte dos seus planos, não é recomendável visitar a região entre outubro a janeiro. A baixa temperatura e o aumento da frequência de chuvas dificulta explorar as atrações naturais e ao ar livre; algumas trilhas são até mesmo fechadas por segurança.

Para não errar no roteiro da viagem e não perder nenhuma atração, A Elmocar, agência de Roma especializada em receber brasileiros, traz guias em português, motoristas e tours personalizados para Cinque Terre.

+Info
Elmocar 
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.