História e muito charme podem ser encontrados em cidades históricas no Estado de São Paulo

Construídas durante o período colonial, algumas cidades históricas espalhadas pelo Estado de São Paulo conservam um patrimônio rico e muito charme por suas ruas de paralelepípedo. São casarões, fazendas, igrejas e edificações bem conservadas que resgatam  características da época e revelam-se verdadeiros museus a céu aberto.

Algumas dessas cidades ficam bem próximas à capital e são opções perfeitas de passeio cultural para curtir em um fim de semana. Confira cidades históricas bem próximas a São Paulo para conhecer:

Cidades históricas no Estado de São Paulo

Santana do Parnaíba 

Foto: Heitor1977dc/ Wikimedia Commons

Passear pelo centro histórico de Santana do Parnaíba, no vale do Rio Tietê, é como voltar ao passado. A cidade que faz parte da importante Rota Histórica dos Bandeirantes, possui mais de 200 antigas edificações construídas entre os séculos XII e XIX. Uma delas é a Igreja Matriz de Santa Ana, um dos símbolos da cidade. Também é possível visitar o Museu Anhanguera, único remanescente de uma casa bandeirista urbana do século XVII.

São Luiz do Paraitinga

Foto: Divulgação

Conhecido por seu carnaval repleto de marchinhas tradicionais, São Luiz do Paraitinga teve que se reerguer após uma devastadora enchente que atingiu a cidade em 2010. Nada, porém, abalou o charme do encantador município, que é repleto de ruazinhas estreitas e casarões coloniais do século XVII. A Igreja Matriz e a Capela das Mercês são visitas imperdíveis em um passeio pelo centro histórico.

Bananal

Foto: Foto Alesp

Localizada no extremo leste do estado de São Paulo, Bananal mantém um preservado centro histórico com ruas estreitas de paralelepípedos e lugares como a Igreja do Senhor do Bonfim, do século XIX, uma antiga Estação Ferroviária e uma das farmácias mais antigas do Brasil em atividade. No município é possível ainda visitar ainda antigas fazendas cafeeiras com seus imensos casarões em estilo colonial.

Santos 

Foto: Hotel Chácara do Mosteiro

O Centro Histórico de Santos reúne uma série de edifícios e monumentos que testemunharam várias fases da história do Brasil, principalmente relacionados à chegada do café ao Estado de São Paulo. O Museu do Café, por exemplo, apresenta aos visitantes dados e informações sobre a história da bebida no Brasil e no mundo. Vale também percorrer as ruas antigas da cidade a bordo do Bondinho de Santos, uma verdadeira viagem ao passado.

Cunha

Foto: Divulgação

Conhecida por concentrar diversos atrativos naturais, a cidade de Cunhano Vale do Paraíba paulista, também guarda um charmoso centro histórico. Apesar de pequeno, o espaço apresenta diversas construções bem preservadas que revelam um pouco do passado do município. Uma dica é sair caminhando pelo calçadão para curtir a atmosfera local, tomar um cafezinho e visitar a Igreja Matriz.

Guaratinguetá

Foto: Zééh.mané/ Wikimedia Commons

Terra de Frei Galvão, Guaratinguetá possui um centro histórico que merece ser visitado. Marco da cidade, a Catedral de Santo Antonio possui altares e imagens no estilo barroco datadas do século XVIII. Com grande valor arquitetônico, foi nesta igreja que Frei Galvão foi batizado e que cumpriu sua vida religiosa. No centro histórico ainda é possível visitar o Museu Frei Galvão e a Casa de Frei Galvão.

Itatiba 

Foto: Divulgação

Itatiba, a pouco mais de 90 km de São Paulo, possui sua história ligada à produção cafeeira do estado. Antigas fazendas produtoras de café abrem suas portas para turistas e oferecem até mesmo hospedagem, onde os visitantes podem se encantar com os gigantes casarões do início século XIX, residência dos barões do café. Não deixe de conhecer a Fazenda Vila Rica, de 1860, e a Fazenda Dona Carolina, de 1872.

Itu 

Foto: Divulgação

A cidade de Itu também teve um papel importantíssimo no comércio cafeeiro do estado de São Paulo e abriga diversas fazendas que são verdadeiros museus a céu aberto. Esses lugares revivem memórias e apresentam a história dos tempos áureos da bebida na região junto a belas paisagens. Algumas delas, como a Chácara do Rosário e a Fazenda Capoava, oferecem muita hospitalidade e almoço caseiro preparado no forno à lenha.

Monte Alegre do Sul

Foto: Chsalgado/ Wikimedia Commons

Charmoso e agradável, o preservado centro histórico de Monte Alegre do Sul, que fica a menos de duas horas de carro da capital, concentra edificações históricas construídas na segunda metade do século XIX até o início do século XX. Em uma caminhada é possível observar casarões antigos construídos em taipa de pilão e tijolos de barro, além de lugares como a Praça Bom Jesus e o Santuário Bom Jesus, com destaque para sua beleza arquitetônica.  

Cananéia

Foto: Manufaturadeideias/ Wikimedia Commons

Bem próxima da divisa de São Paulo com o Paraná, no extremo sul do litoral paulista, está Cananéia. Considerada uma das vilas mais antigas do Brasil, reserva uma densa área de natureza intocada e um charmoso e colorido centro histórico. São diversas casinhas do final do século XVIII construídas com areia, cal de ostras e óleo de baleia. Ainda no cenário colonial está a Igreja de São João Batista, erguida pelos jesuítas em 1577.

Leia também:

» 7 cidades históricas para curtir no sul do Brasil
» Aplicativo mapeia trilhas em áreas protegidas de São Paulo
» Olímpia, no interior de São Paulo, ganhará Parque dos Dinossauros
» 30 trilhas para fazer no Estado de São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Praia, sol e folia: confira a programação completa do carnaval 2019 no Recife

Artigo anterior

Ferramenta disponibiliza tour virtual por museus de Portugal

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.