10 cidades bonitas para visitar no Peru

O país que guarda encantos em cada pedacinho dos seus mais de 1.2 milhões de Km². Conheça as 10 cidades mais bonitas para conhecer no Peru

Este é o mais exótico país sul-americano, é um dos destinos mais populares para os turistas do mundo, como outros países da América do Sul tem diversos atrativos que o tornam um destino turístico muito completo e atraente.

Muitas pessoas cometem o erro de pensar que Peru é só Machu Picchu,  o país tem muito mais a oferecer. Esse país guarda encantos em cada pedacinho dos seus mais de 1.2 milhões de km2. Sua história e cultura fascinam todos que sonham em viajar para esse mundo de imensa beleza natural e memórias de uma grande civilização.

Peru é um lugar onde a diversidade e a autenticidade de sua cultura, sua natureza e sua gastronomia conservam a essência da própria vida. A seguir separamos uma lista das 10 cidades bonitas para conhecer no Peru.

Leia também:
Roteiro: 48 horas em Cusco, no Peru
7 lugares poucos conhecidos que você precisa visitar no Peru
Trilha de Salkantay a Machu Picchu, um dos trekkings mais belos do Peru
Hotel no Peru oferece quartos transparentes pendurados em montanha

Cidades mais bonitas para visitar no Peru:

Cusco

Foto: Rod Waddington / Flickr Wikimedia Commons

A cidade de Cusco serve como ponto de partida para quem vai conhecer Machu Picchu, tem muitos passeios ao ar livre, museus, bares etc. Na cidade, ainda resistem traços da cultura inca, o que oferece um ar místico e especial às ruas e pontos turísticos do local. Seus principais pontos turísticos são Plaza de Armas, o Templo de São Brás e sítios arqueológicos. Em Cusco também está o Vale Sagrado, onde é possível ver ruínas de outras cidades incas. Sem dúvidas esta cidade é parada obrigatória nos lugares para visitar no Peru.

Ollantaytambo

Foto: Kenneth Moore / Flickr Wikimedia Commons

É a única cidade da era inca no Peru ainda habitada. Ollantaytambo está localizada a 80 km de Cusco e a 40 km de Machu Picchu. Esta cidade é, sem dúvida, um dos maiores tesouros de engenharia e arquitetura antiga do país. Muitos cometem o erro de apenas passarem por essa cidade quando estão indo para Machu Picchu, mas para os viajantes que tiverem a oportunidade de passar uns dias por esta incrível cidade, não deixem de conhecer o Templo de Ollantaytambo, a Pinkuylluna, Mountain Granaries, Patacancha Valley e o Pumamarca Ruins que são os pontos turísticos mais importante da cidade.

Huaraz

Foto: Christian Cruzado / Flickr Wikimedia Commons

Huaraz, é uma charmosa cidade com alguns atrativos especiais. É a cidade base para se explorar a Cordillera Blanca, que tem alguns dos trekkings mais lindos do Peru. O parque nacional de Huaraz é o lugar certo para quem gosta de natureza e de paisagens paradisíacas, este parque é repleto de belos visuais, com lagos, montanhas e muito verde. Para quem gosta de fazer trilhas é uma excelente opção incluir este local no roteiro. As três principais lagunas são: Lhanganuco, Laguna Parón e Laguna 69.

Lima

Foto: Yves Picq / Wikimedia Commons

Localizada na costa centro-oeste do país, Lima oferece uma série de atrativos para turistas que desejam mergulhar no cenário local. A capital do país, é uma cidade grande mas o destaque especial vai para o parque das águas, com seus shows luminosos e muito verde! O centro desta capital é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Entre os pontos turísticos, estão o Parque del Amor, em Miraflores, a Casa da Gastronomia Peruana, que abriga registros de mais de meio século de uma trajetória culinária, a Plaza Mayor, onde ficam atrações como o Palácio do Governo e a Catedral de Lima. E é claro que a capital não pode faltar no roteiro de viagem dos destinos para visitar no Peru.

Arequipa

Foto: locoterrolr / Pixabay

Arequipa é uma pequena e charmosa cidade no sul do Peru é conhecida como a “Cidade Branca”, por conta do silhar (pedra vulcânica também de cor branca) presente em suas construções e vias, e da neve que encobre os vulcões Misti e Chachani. Para os turistas, Arequipa é um prato cheio. Valem visitas à Catedral da cidade, ao Monastério de Santa Catalina, ao Museu Histórico Municipal, às nobres casas coloniais, como a Casa do Moral e a Casa Goyeneche.

Cajamarca

Foto: Pete Cable / Wikimedia Commons

Situada a 2.750m de altitude, no norte do país, Cajamarca, tem um clima agradável, é um importante centro cultural e comercial e é uma cidade raramente visitada por brasileiros. O grande atrativo da cidade é os famosos Banhos Incas onde se toma um banho maravilhoso com água natural e medicinal. Mas além desses banhos, Cajamarca oferecem atrações turísticas como: Plaza de Armas, El Cuarto del Rescate, Ventanillas de Otuzco e o Cumbemayo. Uma cidade com bela ímpar merece um espaço no roteiro de qualquer turista que quer conhecer as cidades bonitas para conhecer no Peru.

Trujillo

Foto: Bernard Gagnon / Wikimedia Commons

Trujillo é uma cidade que encanta, tanto por suas inúmeras ruínas pré-incas quanto pela bela e muito bem conservada cidade colonial. Quem chega em Trujillo logo se surpreende com a beleza de seu centro histórico, que se compara a poucas outras cidades peruanas, por essas e outras que esta cidade está entre os lugares para visitar no Peru, que não pode faltar. Em Trujillo, visite as pirâmides do sol e da lua da civilização Mochica e o templo Arco Íris da civilização Chimú. Também vale a visita ao Museo de Arqueologia  Calle Junin.

Tarapoto

Foto: Josue Hermoza / Wikimedia Commons

Tarapoto é uma pequena cidade localizada no meio da selva amazônica peruana, no departamento de San Martín. É considerada a capital turística da região. A área em que se encontra é cheia de cachoeiras, belas paisagens naturais e uma grande variedade de animais exóticos. Os principais pontos turísticos de Tarapoto são: Cachoeira Ahuashiyacu, Naciente del Tio Yacu, La isla Bonita e Lagoa azul.

Iquitos

Foto: Sascha Grabow / Wikimedia Commons

Um fato interessante de Iquitos é que não há estradas para lá – se quiser chegar a esta cidade, somente de avião ou barco. As principais atrações turísticas de Iquitos estão relacionadas com o Ecoturismo. Ela é, também, o destino ideal para quem quer conhecer a selva amazônica sem gastar muito dinheiro esses são um dos motivos para Iquitos ser um dos destinos para visitar no Peru. Um dos destaques de Iquitos é a Igreja Matriz e  a Reserva Nacional Pacaya-Samiria.

Puno

Foto: Jpduchesneau / Wikimedia Commons

Localizada a 4 mil metros de altitude, Puno é conhecida como a “cidade folclórica do Peru”, esta cidade está situada às margens do Rio Titicaca. Nas vestimentas, na comida, nos costumes e até no idioma, as tradições indígenas são mantidas firmemente no Titicaca. As atrações mais importantes são a Catedral, o Museu Municipal Dreyer e os complexos arqueológicos de Kalasaya e Sillustani. Mas quem vai a Puno não pode deixar de conhecer as Ilhas flutuantes de Uros, Museo Carlos Dreyer e o Museo Carlos Dreyer.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.