Hospitalidade, calor e natureza: o país é um dos melhores lugares para se visitar no Caribe

Aruba pode ser resumida em: lugar dos sonhos, afinal, com mais dias ensolarados do que qualquer outra ilha caribenha, praias paradisíacas, clima perfeito e natureza exuberante fica, praticamente, impossível encontrar uma pessoa no mundo que não queira conhecer esse lugar, mesmo que seja para passar apenas um dia. Separamos algumas das cidades mais impressionantes de lá para te ajudar a começar o planejamento das próximas férias.

Cidades mais bonitas para visitar em Aruba

Savaneta

Foto: Turismo de Aruba

Até o século XVIII, Savaneta era a capital de Aruba e, por isso, é uma cidade que ainda mantém sua importância – e beleza – quando o assunto é visitar a ilha caribenha. Procurada especialmente por quem prefere ficar longe de todo o agito para apenas descansar e relaxar em meio a natureza, a região é uma verdadeira pérola para quem não dispensa passar as férias com os pés na água.

A praia de Mangel Alto é completamente diferente de todas as outras da ilha. Com um mar que tem uma cor que varia entre os tons de azul e verde, a grande da atração do local é quando a maré está calma, pois surge uma faixa de areia cercada de vegetação típica de mangue que causa a impressão de se tratar de uma praia deserta e selvagem. Por ser um lugar muito visitado pelos moradores locais, também é um ótimo passeio para os viajantes que querem entender, de verdade, como é a vida de quem vive por ali. Seja para apreciar todas as cores deste maravilhoso mar caribenho, fazer um piquenique ou praticar mergulho e snorkel – que é a melhor maneira de apreciar a vida marinha -, vale à pena incluir essa visita no roteiro.

No centro histórico de Savaneta está um dos lugares mais impressionantes da cidade: a cas di torto (também conhecida como casa de barco); a construção chama a atenção por ser a mais antiga de toda a ilha – data dos anos 150. Com certeza, um lugar que ficará registrado na memória do visitante para sempre.

Aproveitando o passeio pela região, o melhor lugar para o viajante provar os sabores de Aruba é o Zeerovers, uma doca de pescadores que vendem peixes frescos – e recém pescados – deliciosos. O melhor é que, para aproveitar a visita, é possível pedir o pescado e apreciá-lo no deck à beira-mar (onde os locais jogam sinuca, dominó e se refrescam com cervejas geladas).

San Nicolas

Foto: via 10Best.com

Conhecida como Cidade Ensolarada, San Nicolas é o lugar ideal para quem procura diversão durante os dias de descanso. Isso porque a região tem muito a oferecer, como praias, restaurantes e construções incríveis que agradam os viajantes mais exigentes quando o assunto são as férias perfeitas.

É na segunda maior cidade da ilha que está localizado o bar mais famoso do país, o Charlie’s Bar, um lugar cheio de charme que se tornou um verdadeiro museu depois que, com o passar dos anos, muitos mergulhadores começaram a pendurar os tesouros que encontravam no fundo do mar em suas paredes em meados de 1940. Aliás, esses personagens são tão importantes para a história da região que a principal rua comercial é localizada onde eles desembarcavam para curtir a hospitalidade dos moradores locais.

A melhor maneira de conhecer e entender o estilo de vida e cultura de Aruba é conhecer o festival Carubbian, um evento que antes acontecia toda semana, mas que agora acontece mensalmente em San Nicolas. Com música ao vivo, apresentações de dança, venda de artesanatos e o que há de melhor na gastronomia tradicional da ilha, os viajantes podem viver a experiência de mergulhar de cabeça nessa viagem e, claro, conhecer melhor seu povo.

Uma viagem ao Caribe só é completa com praia, certo? Neste caso, a Baby Beach, uma das praias mais lindas de todo o país, não vai decepcionar. O lugar é deserto, dono de um mar azul bastante calmo com águas quentes e areia branquinha, e possui estrutura preparada para quem quiser passar um dia inteiro por lá (há quiosques para comprar comida e bebida, restaurante, cadeiras, espreguiçadeiras, aluguel de equipamentos, etc). Como possui uma barreira de pedras para proteger a praia do mar aberto, dá para mergulhar sem medo – e até aproveitar para praticar snorkeling.

Um dos símbolos de Aruba, as árvores conhecidas como “divi-divi” pode ser encontrada por toda a ilha, e também pela Baby Beach. Com seus troncos retorcidos e inclinados por causa dos fortes ventos que sopram sempre na mesma direção, são ótimos cenários para fazer as fotos perfeitas da viagem.

Paradera

Foto: via The Seversons

Quem visita Paradera se impressiona com as paisagens da cidade e suas misteriosas formações de pedras. Hooiberg, o maior morro do país, é apenas um dos motivos pelos quais vale à pena colocar a região no roteiro de viagem.

A formação vulcânica icônica tem 165 metros de altura em formato de cone (por isso o nome, que significa “palheiro”) e para chegar a seu topo é preciso encarar uma subida de 562 degraus de concreto – muitas pessoas que curtem esportes radicais usam a montanha como “treinamento”.

Hooiberg é coberta por cactos, flores e árvores, o que deixam o cenário ainda mais belo. Apesar de não ser a montanha mais alta de Aruba (o título é de Jamanota, localizada no Parque Nacional Arikok a 189 metros acima do nível do mar), de seu topo é possível ter uma vista panorâmica privilegiada de toda a ilha e seus arredores. Com certeza, uma experiência única e indispensável aos turistas apaixonados por natureza.

Santa Filomena Catholic Parish é outro ponto turístico da região que não pode ser ignorado pelos visitantes. Em relação ao restante das construções de Paradera, a igreja se sobressai por sua altura.

Noord

Foto: Ariel Vega Valenzuela

Destino mais populoso de Aruba, Noord é o tipo de lugar em que nunca faltam aventuras, pois é a cidade mais turística de toda ilha – cheia de hotéis de todos os tipos, restaurantes variados, cassinos, shoppings, baladas e praias – e, como não poderia ser diferente, uma região perfeita para os viajantes que querem aproveitar as férias em estilo bastante caribenho.

A região de Palm Beach, a mais famosa do país, é uma das mais procuradas para hospedagem e como a maioria dos hotéis são “pé na areia”, não é preciso se preocupar com deslocamento, pois basta alguns passos e o viajante já está na praia. Com água calma, cristalina e areia branca, fica até difícil sentir vontade de fazer outros passeios, mas para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais os arredores, basta colocar um calçado confortável e prontinho, pois é possível fazer tudo caminhando. O centro de Palm Beach é um ótimo lugar para comprar lembranças das férias.

Construído para evitar acidentes em alto mar – isso somente depois que um navio americano, cujo nome era Califórnia, naufragou na ilha há cerca de 100 anos -, o Farol Califórnia possui uma localização privilegiada e precisa fazer parte do roteiro. Como está acima do nível do mar, de lá é possível conferir um pôr-do-sol belíssimo e conhecer um pouco mais sobre sua história em duas placas que existem no local.

Outro lugar que vale à pena visitar é a Capela da Alta Vista, uma igreja localizada no topo de uma colina, que é o ponto mais alto da ilha. A pequena capela é rústica e com design bastante modesto, mas não se engane: sua estrutura é muito bonita e de lá também é possível ter uma vista incrível de toda a cidade. Os visitantes podem assistir às missas, mas é preciso se planejar, pois a igreja é pequena e comporta um número limitado de pessoas.

Palm Beach

Foto: Turismo de Aruba

Noord engloba geograficamente a região de Palm Beach, que está localizada na parte norte de Aruba, mas ela é tão procurada que seria impossível não fazer uma descrição mais detalhada sobre tudo que ela tem a oferecer aos turistas.

Para quem se hospeda na região, o ideal é aproveitar o dia para curtir a praia e deixar a noite para explorar os restaurantes e bares espalhados por lá para aproveitar o agito noturno.

Os turistas que não querem gastar muito durante a viagem não precisam se preocupar, pois Palm Beach possui opções para todos os gostos e bolsos. Na área residencial, um pouco mais longe da praia e dos pontos badalados da cidade, é possível encontrar hospedagens mais baratas, entretanto, é preciso levar em consideração a opção de alugar um carro para facilitar o deslocamento para outros lugares.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

6 cidades mais bonitas para visitar na Escócia

Artigo anterior

Palácio de Versalhes sediará festival de música eletrônica pela primeira vez

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.