16 cidades bonitas para visitar no Chile

Cheio de paisagens naturais, cidades modernas e destinos de inverno, o Chile está entre os países da América do Sul mais visitados. Conheça os destinos mais charmosos para visitar no país

Os cenários chilenos surpreendem com suas características bem particulares, são desertos, montanhas, praias, dunas e diferentes formações rochosas que compõem algumas das paisagens mais bonitas das Américas. Apesar de não ter um território tão grande, ele fica ao longo da costa do Oceano Pacífico, na América do Sul, e sua extensão vai desde o frio da Patagônia até as paisagens desérticas do Atacama.

O resultado disso é um país cheio de pontos turísticos, não sendo difícil encontrar o que fazer no Chile. Viajando pelo Chile você talvez perceba que sua população, em geral, é gentil e amistosa, principalmente em sua região central.

O Chile é um país rico em cultura, ótimo para ecoturismo e você pode explorar o país de avião ou mesmo fazer uma viagem de carro, passando pela Argentina A lista abaixo traz os 12 lugares para conhecer no Chile que são imperdíveis.

Leia também:
Essas fotos vão deixar você morrendo de vontade de conhecer a Patagônia chilena
Vale a pena fazer compras no Chile?

Navegação aos glaciares Balmaceda e Serrano
O que fazer em Santiago: roteiro de 2 dias

Cidades mais bonitas para visitar no Chile:

Puerto Varas

Bem ao lado de Puerto Montt, encostado a região dos lagos chileno, encontra-se a charmosa Puerto Varas. Essa charmosa cidade fica às margens do Lago Llanquihue e possui forte influência suíça e alemã. Um dos seus passeios mais buscados é a visita a área do vulcão Osorno. Outro destino indicado é a Igreja Sagrado Corazón de Jesus, um monumento histórico de arquitetura alemã. O Parque Nacional del Alerce Andino também é uma das atrações daquela região e que faz de Puerto Varas uma das mais importantes cidades turísticas do país, que não pode faltar no roteiro dos turistas das cidades bonitas para conhecer no Chile.

Foto: Murray Foubister / Flickr Wikimedia Commons

Pucón

Pucón é uma das cidades mais visitadas do Chile e uma das principais para quem busca turismo de aventura e esportes outdoor. Seus principais interesses são as visitas guiadas ao vulcão Villarica e vulcão Quetrupillán, e suas dezenas de águas termais. Quem gosta de atividades envolvendo água não pode deixar de conhecer essa cidade, ainda mais por conta de suas praias e lindas vistas de montanhas ao horizonte. A cidade é ótima para passeios de bicicleta, trekking e trilhas, rafting, escalada e da para esquiar durante o inverno.

Foto: Stephen Colebourne / Wikimedia Commons

 

Valparaíso

Entre duas colinas, a cidade é a segunda mais visitada entre as chilenas, encantando turistas nacionais e estrangeiros devido suas casas coloridas, suas centenas de grafites, cultura, poesia e arte urbana. Destaque para o centenário Ascensor Artilleria e a casa do escritor Pablo Neruda em Isla Negra. Valparaíso sem duvidas esta na lista de lugares para visitar no Chile de qualquer viajante.

Foto: Dgo96 / Wikimedia Commons

Santiago

A capital do país é a queridinha dos turistas quando se trata de lugares para visitar no Chile. Museus, parques, bons restaurantes, agito de cidade grande e uma vista incrível da Cordilheira do Andes são algumas das atrações que você vai encontrar em Santiago do Chile .Os turista que que ali passarem poderão almoçar no belo Mercado Central, conhecer os museus dos Direitos Humanos e o Pré-Colombiano e desfrutar de uma bela paisagem no alto do Cerro San Cristóbal.

Foto: MonicaVolpin / Pixabay

Viña del Mar

A Cidade Jardim, como também é conhecida por conta das flores fazem parte de todo o cenário da encantadora cidadezinha e pelo Reloj de Flores de Viña del Mar, um relógio feito com flores, no centro da cidade, é famosa por suas ótimas praias, grandes resorts e diversos shoppings centers. A vida noturna desta cidade é bem ativa com diversos bares, baladas e cassinos. Dentre suas principais praias estão, a playa Las Salinas, mais próxima do centro e conhecida como a “praia de los desportos” , a playa Reñaca, a playa Caleta Abarca e a playa Concon, onde também estão as  famosas dunas de Concon.

Foto: Roberto Araya Barckhahn / Wikimedia Commons

Valdivia

Localizada a cerca de 830 km ao sul de Santiago, Valdivia, está relativamente próxima do Oceano Pacífico, fica no encontro dos rios Calle Calle, Cau Cau e Valdivia. Entre as atrações da cidade, podem se destacar os passeios de barco, o mercado fluvial com seus leões marinhos, o Forte Niebla e a arquitetura de suas construções com influência da colonização alemã. Dona de uma maravilhosa flora que tem sido denominada “bosque valdiviano”, por lá você encontra atividades como trekking, cavalgadas, canoa, passeios de bicicleta, esqui aquático, caiaque de rio, remo, velerismo, windsurfe e pesca recreativa.

Foto: Vicpablo11 / Wikimedia Commons

Ilha de Páscoa

Um dos destinos mais fascinantes do mundo, a Ilha de páscoa, está em uma região isolada do globo. A ilha está a aproximadamente 3500 km de distância do continente e é repleta de paisagens surpreendentes e mistérios que intrigam cientistas e curiosos até hoje. Conhecida principalmente pelas gigantescas estátuas de pedra vulcânicas espalhadas por toda a ilha, Rapa Nui (no idioma nativo) está repleta de enormes construções que variam de 1 a 10 metros de altura e chegam até 80 toneladas.

Foto: myeviajes / Pixabay

Puerto Natales

A cidade quase sempre é vista apenas como um ponto de parada estratégico. Mas se engana e perde oportunidade quem não inclui esta cidade nos lugares para visitar no Chile. Isso acontece porque Puerto Natales é a cidade mais próxima do Parque Nacional Torres del Paine, um dos locais mais lindos da região sul do Chile. Excursões pela cidade colocam o viajante em contato com a população local, sua vida e história, desde os indígenas Aónikenk e Kawésqar. O Museu Frigorífico, o Fisherman’s Pier, o Museu Municipal e as greenhouses da Señora Rosalba são paradas obrigatórias nesta cidade.

Foto: Miguel Vieira / Wikimedia Commons

Coyhaique

Com pouco mais de 50 mil habitantes, Coyhaique é sem dúvida uma boa opção de porta de entrada para quem quer explorar as belezas mais incríveis da Carretera Austral. Além disso, Coyhaique é também uma cidade cercada por montanhas, lagos e rios, sendo inegavelmente um destino repleto de belas paisagens e opções de atividades ao ar livre. Suas maiores pontos turicos  são os morros Ccinchao, Divisadero e Mackay, e os rios Coyhaique e Simpson.

Foto: Jorge Pacheco / Wikimedia Commons

San Pedro de Atacama

Localizada no meio do famoso Deserto do Atacama, essa é uma cidade pequena, mas que atraí muitos turistas. Ali nos arredores ficam lugares lindíssimos para visitar, como lagoas, gêiseres, vulcões, montanhas, desertos Além das vistas incríveis, em San Pedro de Atacama existem alguns pontos turísticos interessantes nas áreas rurais da região, como o Vale da Lua e outras ruínas históricas.

Foto: myeviajes / Pixabay

Punta Arenas

Bem em frente ao Estreito de Magalhães, a pequena e bucólica cidade de Punta Arenas é uma das bases dos aventureiros que chegam na Patagônia chilena. A grande quantidade de atrações disponíveis na região, permite com que os visitantes possam se hospedar no destino durante um tempo longo e não se tornar um destino monótono. Muitas agências oferecem passeios para o Parque Nacional Torres del Paine e para o arquipélago da Tierra del Fuego, onde encontra-se a Isla Magdalena, um verdadeiro santuário que recebe anualmente milhares de pinguins magalhânicos.

Foto: denisbin / Flickr Wikimedia Commons

Caleta Tortel

Em Caleta Tortel nada é parecido ao que os turistas já viram em terras chilenas. Neste vilarejo, carros não entram e visitantes contam com 7,5 km de plataformas e pontes interligadas. O destino é declarado Monumento Nacional por sua arquitetura e pelo inusitado estilo de vida local. Entre as atrações a mais famosas é a misteriosa Isla de Los Muertos, uma ilha de 39 hectares que abriga túmulos de trabalhadores da Ilha que ali morreram misteriosamente. Uma cidade tão ilusitada como esta não pode faltar na lista de lugares para visitar no Chile.

Foto: Negrorodrigo / Wikimedia Commons

Algarrobo

A cidade litorânea de Algarrobo é conhecida por possuir a maior piscina do mundo, que foi construída em um grande complexo residencial chamado San Alfonso del Mar e que agora também é considerada um ponto turístico do Chile. Além das dimensões, a piscina gigante de Algarrobo também impressiona pela cor da água, um intenso azul turquesa, conseguido graças a uma tecnologia de tratamento. Outra atração turística é o aquário de mais de 25 metros de comprimento que contem mais de 42 especies marinhas, é o maior aquerio do chile.  Obvio que essa cidade tem que estar presente no roteiro das cidades bonitas para conhecer no Chile.

Foto: Kyle Pearce / Flickr Wikimedia Commons

Osorno

Foto: Srikanth Jandhyala / Flickr Wikimedia Commons

Com forte artesanato e um povo acolhedor, Osorno é uma cidade localizada no sul do Chile. Para repassar a história regional, uma boa alternativa é o Museu Histórico Municipal. Uma parada obrigatória é o Parque Nacional Puyehue e suas sofisticadas termas, onde iram explorar as matas de coigüe, ulmo, tepa e mañio, observar mais de cem espécies de aves, percorrer as fraldas dos vulcões Puyehue e Casablanca. Dentre diversos atrativos para visitar Osorno, está o museu de Investigação Paleontológica de Osorno, o Gonfoteiro.

Puerto Montt

Foto: Maciej Bledowski / Shutterstock

capital da região dos lagos andinos, Puerto Montt é uma cidade de negócios que praticamente separa a região mais inóspita da Patagônia chilena sul com o resto do país. De lá é possível fazer as maravilhosas navegações pelas fiordes chilenas até a cidade de Puerto Natales.

Castro

Ffoto: Christian Córdova / Flickr Wikimedia Commons

Castro é a maior comuna dentro do arquipélago de Chiloé. São 30 ilhas localizadas na Província de los Lagos, ao norte da Patagônia Chilena e bem perto de Puerto Montt. Quem fica na cidade pode percorrer as trilhas naturais d Parque Nacional Chiloé e do Parque Tantauco, é na cidade que encontram alguns dos bairros construídos sob palafitas. Essas casinhas coloridas se tornaram um dos grandes cartões-postais do arquipélago.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.