8 cidades bonitas para visitar na Bolívia

Deserto de sal, montanhas gigantescas, florestas, cidades históricas e o lago mais alto do mundo. Conheça as cidades mais bonitas para visitar na Bolívia

A Bolívia já é um destino tradicional entre os mochileiros. O país vizinho possui diversos atrativos totalmente diferentes dos outros lugares da América do Sul, o que o torna ainda mais atraente e exótico. Com um território diverso, a Bolívia concentra desertos de sal próximos da divisa com o Chile e montanhas gigantescas entrecortadas pela Cordilheira dos Andes, com mais de 5.000 metros de altura. Vulcões, lagunas coloridas, florestas e até sítios arqueológicos com pegadas de dinossauros também fazem parte da viagem.

Desconhecida de grande parte da população, o país possui destinos muito interessantes e realmente baratos para viajar. A Bolívia também coleciona recordes, ostentando o lago, a cidade e o teleférico mais altos do mundo. Um bom momento para conhecer o país e entre os meses de maio a outubro, ideal para visitar as cidades da Bolívia e pontos turísticos, pois essa época é mais seca, com os dias ensolarados (mas com um pouco de frio) e sem chuvas.

É interessante conhecer a Bolívia, porque além do país ter uma natureza exuberante e diversa, o povo é gentil e, ainda nos dias de hoje, preservam sua cultura andina, com religiosidades próprias e costumes diferentes, fora que, os preços são baixíssimos. Este país é encantador e cheio de atrações incríveis e inesperadas, nessa seleção tivemos a ousadia de separar algumas das cidades mais bonitas para conhecer na Bolívia.

Leia também:
Salar de Uyuni na Bolívia, o lugar onde o céu e a terra se encontram
Lugares para conhecer em La Paz
Atrações imperdíveis para conhecer na Bolívia
Lugares para conhecer em Sucre

Cidades para visitar na Bolívia:

La Paz

Foto: StockSnap / / Pixabay

La Paz tem um centro moderno, com jardins bem cuidados e um dos principais pontos turísticos da cidade é uma região com relevo muito característico que é chamada de Vale da Lua, que impressiona por suas formações rochosas que lembram o solo da lunar. O sítio arqueológico Tiwanaku e a sua mística Porta do Sol, bem próximos do famoso lago Titicaca, atraem turistas do mundo inteiro por ser um dos cartões postais da Bolívia.  Além dos museus de arte pré-colombiana e das igrejas do século XIX, vale a pena visitar o Mercado de Las Brujas. La Paz é sem dúvidas umas das cidades bonitas para conhecer na Bolívia, e não pode faltar no seu roteiro.

Uyuni

Foto: flyingmozart / Pixabay

Esse é um dos lugares mais incríveis da Bolívia! O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, a planície branca ocupa uma imensidão de mais de 10 mil km². No meio do deserto de sal há uma “ilha”, chamada de Ilha do Pescado e cheia de cactos gigantes que chegam a 10 metros de altura. Pelo caminho, vão surgindo lagoas coloridas, bandos de flamingos, gêiseres soltando fumaça e formações rochosas impressionantes como em Arbol de Piedra. Para conhecer o deserto, é preciso embarcar em tours de 3 a 4 dias, com início no povoado de Uyuni. Sem dúvidas essa uma das cidades mais bonitas da Bolívia, justamente por ser a porta de entrada para o deserto.

Sucre

Foto: Dan Lundberg / Flickr Wikimedia Commons

Essa cidade de casinhas coloniais brancas, outro patrimônio da humanidade pela UNESCO, é conhecida como “Cidade Branca”, pois a maioria das suas construções levam essa cor. O clima é ensolarado e ameno e as praças arborizadas são ótimas para um people watching de turistas. Suas principais atrações são o Parque Cretáceo, onde estão pegadas de dinossauros conservadas, isso mesmo que você leu, o Mirador de la Recoleta que proporciona uma vista incrível da cidade e o Parque Bolívar.  Vá também à Casa de la Libertad e à bela catedral do século XVI para saber um pouco sobre a história do país. Sucre é outra cidade que não poderia faltar na lista dos lugares para visitar na Bolívia nesse guia de viagem pelo país.

Potosí

Foto: Danielle Pereira / Flickr Wikimedia Commons

Com quase 4 mil metros de altitude, Potosí é a cidade mais alta da Bolívia e uma das cidades mais altas do mundo. A cidade que vive da mineração desde a época da colônia, possui igrejas, conventos e construções antigas com dezenas de prédios históricos. As várias relíquias existem nessa região, deram à cidade o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Não pode faltar uma visita às minas da montanha de Cerro Rico, no passeio você irá conhecer o local por dentro, andando pelos longos túneis e tendo a experiência de como é fazer parte de uma mineração.

Copacabana

Foto: Poswiecie / Pixabay

Assim como a praia brasileira, a Bolívia também tem a sua Copacabana, mas nada de mar. Nesta cidade é onde saem os barcos para a Isla del Sol e Isla de la Lua, localizados no Lago Titicaca, esse que é o lago navegável mais alto do mundo. De lá também saem as trutas fresquinhas que abastecem os restaurantes da região. Vale a pena conhecer esse  lago por causa da geografia, da história e das lendas que cercam o local, além da bela paisagem de um lago que se assemelha ao mar, rodeado por grandiosas montanhas. A catedral de Copacabana e o Mirante do Calvário são dois pontos importante que vale a pena uma visita.

Oruro

Foto: Elemaki / Wikimedia Commons

Oruro fica a apenas 225 km de La Paz, a capital boliviana, e é famosa pelo seu carnaval folclórico, com um misto de tradições andinas com católicas. Por esses dias várias pessoas usam trajes típicos variados e coloridos, caminhando em direção ao Santuário de la Virgen del Socavón, que é um dos pontos turísticos mais concorridos da cidade. Oruro também tem outros lugares legais para serem visitados na cidade, como o Parque Nacional Sajama, as Minas De São José, a Catedral De Oruro e a Plaza 10 de Febrero.

Coroico

Foto: Phil Whitehouse / Flickr Wikimedia Commons

Coroico é uma pequena cidade na montanha localizada no Cerro Uchumachi, lá dá para fazer passeio de bike, trilhas e visitar algumas cachoeiras cercadas de mata fechada. A energia que emana a cidade de Coroico é incrível, as florestas são bastante parecidas com a Mata Atlântica. Para os mochileiros e viajantes que adoram uma adrenalina, uma passeio bem tradicional pela cidade de Coroico é o downhill de bike, que sai de um local chamado La Cumbre a 4700 m de altitude e desce, a 70 km por hora, até chegar nos 1200 m de altitude, por um lugar que costumam chamar de La Carretera mas Peligrosa del Mundo (a estrada mais perigosa do mundo) ou popularmente conhecida como a “Estrada da Morte”. Tem coragem?

Santa Cruz de la Sierra

Foto: Ruateatro / Wikimedia Commons

Santa Cruz de la Sierra é a segunda cidade mais importante da Bolívia e uma das principais portas de entradas de turistas no país. Apesar de ser uma cidade mais cosmopolita e não carregar tanto as herança indígena como as cidades mais próximas aos Andes, Floresta Amazônica e aos desertos presentes em outras regiões do país, a cidade respira cultura e possuí um impressionante patrimônio arquitetônico que podem ser conferidos em uma caminhada pelo centro histórica da cidade.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.