O ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, Roma, do diretor Alfonso Cuarón, tem como pano de fundo a bela Cidade do México

Antes mesmo de ser lançado oficialmente o filme Roma era um do mais comentados pela crítica cinematográfica. No Festival de Veneza ganhou o prêmio de Melhor Filme, um dos festivais mais renomados da sétima arte.

O filme narra a história de Cleo (Yalitza Aparicio), uma jovem babá que trabalha no interior da casa de uma família de classe média alta. No período de um ano a vida desse núcleo familiar  se abala – a própria gravidez de Cleo, a separação dos patrões – e isso é presenciado pela protagonista da história.

Apesar do nome, o filme se passa no bairro da maravilhosa Cidade do México: Roma, local onde o próprio diretor cresceu. E você precisa conhecer a capital mexicana!

Cidade do México


Foto: Carlos Alvz / Flickr

Poucos sabem, mas Cidade do México é uma das maiores cidades do mundo e a terceira mais populosa com quase 9 milhões de habitantes. O principal centro urbano, econômico e cultural do país reserva uma série de atrações para quem quer conhecer um pouco mais do passado no continente americano.

Zócalo e o Centro Histórico


Foto: Jeff Kramer / Wikimedia Commons

Plaza de la Constitución, ou popularmente conhecida como Zócalo, é o ponto de partida para àqueles que chegam à capital mexicana e um dos locais mais importantes. Estão abrigados ali o Palácio Nacional, local que concentra os grandes painéis do pintor Diego Rivera, marido de Frida Kahlo, e a Catedral Metropolitana de la Asunción de Maria. A praça foi construída sobre o que era anteriormente a principal região da antiga cidade Tenochtitlan, a maior civilização mexicana antes da colonização espanhola.

Museus de Arte e Museus Históricos

Foto: Rod Waddington / Wikimedia Commons

A Cidade do México reserva também diversos passeios por museus de arte e histórico. Começando pelo Museu Frida Kahlo, como o próprio nome já diz, guarda obras da principal artista plástica espanhola. Nele é possível conhecer mais afundo sua vida conturbada, além da sua vasta produção artística.

A zona arqueológica do Museu del Templo, onde estão as pirâmides de Teotihuacán, sem dúvida é umas das atrações mais importantes para quem visita a cidade. Ali reside a principal conservação da antiga civilização asteca. Visitar o Museu Nacional de História, Museu Memória e Tolerância, Museu Nacional de La Revolución e o Museu de La Ciudad de México são necessários para quem quer conhecer mais sobre a chegado dos espanhóis na América.

As tradições mexicanas

Foto: Dorotea Kraatz / Wikimedia Commons

A cidade pulsa suas tradições cotidianamente. Na Praça Garibaldi, por exemplo, é comum apreciar os Mariachi e seus violões entoando suas animadas músicas. Vale a pena pagar por uma música e se divertir. O Balé Folclórico acontece no Palácio de Bellas Artes, um evento excelente que chama a atenção de muitos turistas.

Os canais de Xochimilco leva consigo o colorido da tradição mexicana embelezando ainda mais a cidade. Ali é possível passear nas traineiras ao som dos mariachi enquanto se aproveita para contemplar a vista dessa cidade animada.

A Cidade do México é um local para se visitar certamente. É também necessário ter tempo para conhecer outros encantos que a capital reserva. Mas, se o filme já inspira uma vontade em conhecer a Cidade do México, certamente essas atrações citadas acima vão fazer dessa viagem uma experiência única.

» Lugares para conhecer em Tulum
» Cancún: tudo o que você precisa saber antes de ir
» Mansão de Pablo Escobar vira hotel de luxo no México
» Playa del Amor: a maravilhosa praia escondida do México

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Daiso Brasil oferece linha de produtos práticos para quem deseja acampar

Artigo anterior

Dicas de turismo em Washington

Artigo seguinte

Você pode gostar