As cachoeiras mais volumosas do Parque Nacional da Chapada dos Mesas, tem acesso apenas por veículos 4×4, o que torna o passeio uma aventura ainda mais emocionante

Foto: GOVMA

Denominado parque nacional em 1995, a Chapada das Mesas acolhe um cenário surreal composta de diversos morros com formatos pitorescos, inúmeras nascentes de água potável e uma fauna e flora bem diversificada, mas os destaques ficam por conta das magníficas quedas d’água, que desatacam essa região ainda pouco desbravada pelos turistas como um verdadeiro santuário para os amantes da natureza.

A Cachoeira do Prata e do São Romão estão localizadas dentro da reserva e são alguns dos destaques da Chapada das Mesas. Por terem difícil acesso, essas duas atrações fazem parte de um circuito que é realizado em apenas um dia.

Para chegar até as cachoeiras é necessário percorrer 30 km de asfalto na estrada que leva até Balsas, e um percurso de 50km de estrada de areia fofa onde apenas veículos 4×4 conseguem seguir o trecho.

No caminho os visitando se deparam com as mais belas serras do parque nacional, passando por alguns povoados com uma grande quantidade de buritis, árvore que indica a presença de água em um determinado local. Com sorte é possível avistar alguns pássaros da região como tucanos, araras e siriemas.

A primeira cachoeira do roteiro é a Cachoeira do Prata, a queda d’água fica dentro de uma área privada que cobra uma pequena taxa de preservação do espaço. O terreno conta com áreas de lazer, redário e uma lanchonete simples.

Uma pequena trilha de fácil acesso, leva até uma ponte pênsil onde nos deparamos com a magnífica cachoeira de 26 metros de altura. A Cachoeira do Prata pode mudar de acordo com a época, nos períodos mais secos a queda diminui seu fluxo de água e se transforma em duas quedas, na época de chuva as duas quedas se encontram formando um enorme véu.

Leia mais:
Guia completo da Chapada das Mesas
Chapada das Mesas: conheça a Cachoeira do Santuário
Poço Azul encanta turistas na Chapada das Mesas no Maranhão
Chapada das Mesas: conheça a Cachoeira do Itapecuru

Foto: Otávio Nogueira

Foto: Otávio Nogueira

Foto: Otávio Nogueira

A Cachoeira de São Romão é uma das maiores e mais fascinantes do destino, saindo da Cachoeira do Prata é preciso pegar mais uma hora de estrada até a segunda queda que tem 35 metros de altura. O grande destaque é o caminho fascinante que leva o visitante atrás da queda d’água, em uma enorme gruta fechada pela cortina de água despejada pela cachoeira.

Foto: Otávio Nogueira

Foto: Otávio Nogueira

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Cachoeira Santa Bárbara tem formato de santa e atraí curiosos na Chapada das Mesas

Artigo anterior

30 filmes sobre viagem para assistir no Netflix

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Aventura