Conheça as cavernas do PETAR em São Paulo

O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. O parque abriga a maior fração de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO. O parque está localizado no extremo sul do Estado de SP, entre as cidades de Iporanga e Apiaí. Fica perto de outras cidades como Registro e de grandes parques, como o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Cananéia), o Parque Estadual de Intervales (Ribeirão Grande) e o Parque Estadual de Jacupiranga (Eldorado).

Dentro do parque existem mais de 250 cavernas catalogadas, o maior número em uma única área na América Latina, além de vales, montanhas, rios e cachoeiras.

O parque é dividido em quatro núcleos: Santana, Ouro Grosso, Casa de Pedra e Caboclos. Até agosto de 2013, doze cavernas estavam abertas para visitação. No núcleo Casa de Pedra funciona apenas a trilha até a entrada da gruta, que tem um portal de 250 m de altura (um dos maiores do mundo).

Além das inúmeras cavernas e cachoeiras existem no PETAR outros atrativos como os “mirantes”, trilhas ecológicas, visita ao Centro Histórico em Iporanga, artesanato em barro e a Casa do Artesão na cidade de Apiaí, passeios de canoas no Rio Ribeira em Iguape e luais com fogueiras na beira do Rio Betari.

Foto: Roberval Koura

Foto: Mayara Moreira Souza

Foto: Marcelo Brandão Cardilo

Foto: Guilherme Netto

Foto: Carlos Eduardo Silva

Qual a melhor época para visitar o PETAR?

A melhor época para visitar o Parque é entre abril e novembro, devido à estabilidade do clima. Entre dezembro e março chove muito e as estradas se tornam de difícil acesso. Apenas algumas cavernas são abertas á visitação, as que são abertas possuem áreas de uso intensivo (qualquer visitante pode ir), uso extensivo (nem todos podem ir, somente com uma prévia autorização da direção do parque) e uso restrito (totalmente fechadas à visitação). Isso faz com que o número excessivo de visitas não degradem esse rico e frágil ambiente.


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.