Castelos e palácios para visitar em Portugal

Descubra alguns castelos e palácios para visitar em Portugal e não deixe de inclui-los em sua próxima viagem a esse país

Os castelos e palácios para visitar em Portugal são apenas algumas das construções históricas que tornam o país tão rico. Muitos deles remontam à Idade Média, não sendo difícil entender por que atraem e encantam milhares de turistas todos os anos. Afinal, não é em qualquer lugar que podemos ver de perto a moradia de reis e fortalezas que ainda hoje estão de pé.

São mais de 200 castelos e palácios para conhecer em Portugal, incluindo os que infelizmente estão em ruínas e outros que não estão abertos à visitação, mas antes de apresentarmos alguns dos mais importantes, vale a pena explicar a diferença entre um e outro.

Quando falamos de castelos, estamos basicamente nos referindo às construções erguidas como forma de proteção e que possuem elementos como fossos e muralhas. Os palácios, por outro lado, tinham a função de abrigar famílias nobres, por isso ao visitar alguns deles nos deparamos com o luxo ainda mantido na arquitetura e no mobiliário.

Leia também:
12 locais para visitar em Lisboa
Melhores hotéis no centro de Lisboa
Lugares para conhecer no Porto
14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal

Castelos para visitar em Portugal:

Castelo de Marvão

Foto: Inacio Pires / Wikimedia Commons

O imponente Castelo de Marvão está no Alentejo, sendo considerado um dos castelos mais belos de toda essa região. Sua localização, que antes privilegiava a vista da fronteira entre Portugal e Espanha, hoje permite que os turistas possam admirar uma vista sem igual, além de caminhar pelas muralhas e por jardins impecáveis.

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge sem dúvidas está entre os principais castelos para visitar em Portugal. Localizado em Lisboa, sua construção data do século XI, quando tinha por objetivo servir como defesa aos ataques inimigos, e hoje recebe turistas do mundo todo, oferecendo diversas atividades e um pôr do sol incrível com vista para toda a cidade.

 

Castelo de Leiria

Leiria nasceu ao redor do Castelo de Leiria, sendo esse um de seus principais pontos turísticos. Como não poderia deixar de ser, a construção se encontra em um morro, permitindo que de sua muralha possamos ver toda a região.

Castelo de Almourol

Outro castelo para conhecer em Portugal é o Castelo de Almourol. Embora não tão conhecido, ele foi essencial para proteger Tomar e, por se localizar em uma pequena ilha no rio Tejo, deixa a visita ainda mais especial.

Palácios para conhecer em Portugal:

Palácio de Mafra

Foto: Alvesgaspar

A imponência do Palácio de Mafra não se encontra somente em sua beleza, mas também em seu tamanho, considerando que ali há uma antiga igreja e um convento. Deve ser visitado durante uma viagem para Portugal principalmente por quem ama livros, uma vez que guarda uma das bibliotecas mais importantes do país.

Palácio da Pena

O estilo romântico alemão empregado na construção do Palácio da Pena lhe conferiu uma beleza única, tão imponente quanto a encontrada no Parque da Pena, que está localizado em seus arredores. Entre outros pontos que atraem os turistas está a vista que se tem de Sintra ao visitar o palácio.

Palácio da Ajuda

O Palácio da Ajuda está entre os principais palácios para visitar em Portugal, tendo sido residência da família real desde D. Luís I. Hoje o espaço recebe exposições diversas, conservando ainda a decoração e os detalhes do século XIX.

 

Casa de Mateus

Embora seu nome possa gerar dúvidas, a Casa de Mateus também é um dos importantes palácios portugueses. Em uma visita, conheça os verdes jardins, a adega e a capela que compõem a propriedade. Dentro da casa, admire o estilo barroco e a biblioteca, onde está um exemplar da primeira edição do clássico Lusíadas.

Lembrando mais uma vez que esses são apenas alguns castelos e palácios para visitar em Portugal. O país conta com centenas de construções desse tipo, além de outras importantes historicamente, e em sua viagem será praticamente impossível não conhecer ao menos uma delas.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.