Caminho dos Cânions, conheça uma das regiões mais belas de Santa Catarina

O Caminho dos Cânios é o nome de uma impressionante região turística catarinense localizada no extremo sul do estado famosa por abrigar uma parte do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral, essa região é considerada um paraíso para amantes do ecoturismo.

Os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Municípios como Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande são os melhores lugares para começar a explorar as atrações turísticas do local, como os cânions Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz e Amola Foca.

A região do Caminho dos Cânions também conta com duas cidades no litoral catarinense: Araranguá e Sombrio, ambas localizadas em uma parte bem preservada do estado om boa infraestrutura de comércio e serviços, além de praias, dunas, furnas e um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina: o Morro dos Conventos.

O município de Praia Grande está localizado na parte baixa dos cânions protegidos pelo parque nacional. Cachoeiras, piscinas naturais, rios e penhascos gigantescos fazem do destino um paraíso ecoturístico por excelência. A cidade oferece boa estrutura turística, com hotéis, pousadas e operadoras receptivas que fazem oferecem diversos passeios para os turistas.

Leia também:
As melhores praias de Santa Catarina
Turismo na Guarda do Embaú: o que ver e fazer

Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
Conhecendo a Serra Catarinense: principais cidades para visitar

Praia Grande Praia Grande2 Praia Grande3 Praia Grande5

Ecoturismo e esportes de aventura são as atividades mais comuns dessa região, como o trekking pelo Cânion do Itaimbezinho que dura aproximadamente 9 km (ida e volta), passando pelo interior de um dos cânions mais famosos dos Aparados da Serra. O caminho cruza o leito do Rio do Boi cerca de 30 vezes e há diversas cascatas e piscinas naturais. O acompanhamento de guia credenciado é obrigatório. Acesso pelo Posto de Informações e Controle do Parque Nacional Aparados da Serra.

O município de Jacinto Machado fica mais próximo do Cânion Fortaleza, o maior da região e um dos maiores do Brasil, chegando até 1.157 metros de altura. rilhas centenárias utilizadas pelos tropeiros, cachoeiras, piscinas naturais, rios pedregosos e vegetação exuberante são encontradas em toda localidade.

Jacinto Machado1 Jacinto Machado2

Atrações:

– Cânion Fortaleza

Trilha de aproximadamente 6 horas pelo interior do Cânion Fortaleza, atravessando a exuberante mata nativa e o leito do Rio da Pedra, passando por trechos de alto grau de dificuldade. Acesso na comunidade Costão da Pedra.

– Mirante do Fortaleza

Trilha de fácil acesso, mas de longa duração, percorrendo as bordas do cânion até o mirante, de onde se avista o litoral e a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Acesso na comunidade Costão da Pedra.

– Cachoeira do Tigre Preto

A partir do Mirante do Fortaleza há uma trilha levando a várias quedas-d’água (algumas com mais de 400 m de altura) e à Pedra do Segredo, uma emblemática formação rochosa. Acesso na comunidade Costão da Pedra.

– Morro Carasal

Elevação em frente ao Cânion Fortaleza com magnífica vista panorâmica da região. O trekking pelo morro é feito por trilha íngreme, de alto grau de dificuldade, passando por campos e florestas. Situado na localidade de Engenho Velho, numa propriedade rural. As visitas devem ser agendadas com os condutores de ecoturismo locais.

– Cânion da Pedra

Rapel e canyoning são ótimas opções para explorar as belezas naturais do lugar, também conhecido como Cânion do Fundo das Bonecas. O trekking pelo leito do Rio Pai José, ao longo dos 4.000 m de extensão do cânion, revela agradáveis surpresas como as cascatas Tobogã e Anna Schiratta. Acesso na comunidade Costão da Pedra.

No extremo sul do litoral catarinense, a cidade de Araranguá tem como os principais atrativos as belas praias da região, lagoas, dunas, restingas, furnas e a foz do Rio Araranguá.

slider1 slider2

Morro dos Conventos, o principal cartão postal da região.

Morro-Dos-Conventos-Dunas_sandboard-Ararangua-2540

As dunas do Morro dos Conventos formam uma rampa de 30 m de altura, possibilitando descidas que atingem até 35 km/h. No local há também um farol de 1953 e um mirante com vista panorâmica da região. Voo livre e sandboard são algumas das opções para se aventurar nesses cenários. O trekking também é uma boa dica para quem quer conhecer o morro e explorar as grutas, dunas e trilhas do local.

A cidade de Balneário Gaivota possuí praias interligadas, e zonas de Mata Atlântica, o destino é considerado como tranquilo a maior parte do ano. Apenas no verão, turistas vindos principalmente do Rio Grande do Sul mudam a rotina da cidade, ocupando os hotéis, pousadas e casas de veraneio. Surfe, pesca e motonáutica são praticados em toda a orla de cerca de 23 km. A movimentada Praia da Gaivota, no Centro, e a sossegada Lagoa Cortada, próxima à Praia da Janaína, são os principais atrativos do balneário.

slider14 slider24

Além das atrações naturai que cercam o município de Sombrio, a indústrias calçadistas, moveleiras e artesanais são outro ponto forte do crescimento do turismo local. Não deixe também de fazer um passeio pela Lagoa do Sombrio – a maior lagoa de água doce do estado – o Morro da Moça e o complexo Furnas de Sombrio, conjunto de quatro grutas localizado às margens da BR-101.

slider13 slider23 slider33

 

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.