De norte a sul do Estado, confira cachoeiras perfeitas para mergulhar em território capixaba

Quando se trata de natureza, o Espírito Santo é abundante. Além de belas praias com águas cristalinas e visual cenográfico, o estado concentra montanhas, regiões repletas de Mata Atlântica preservada e, como não poderiam faltar, cachoeiras incríveis com água geladinha e grandes quedas d’água.

Das mais tranquilas até as mais imponentes, separamos 5 cachoeiras que você precisa conhecer em uma visita ao Espírito Santo.

Cachoeira de Matilde, Alfredo Chaves


Foto: Divulgação SETUR – ES

A apenas 90 km de Vitória, na cidade de Alfredo Chaves, está o distrito de Matilde e a famosa cachoeira que leva o mesmo nome, também conhecida como Cachoeira Engenheiro Reeve. O caminho até a cachoeira é todo calçado, com uma passarela de acesso em um trecho de mata preservada. Ao chegar, a imponente queda d’água impressiona pelos seus 70 metros, ficando entre uma das maiores cachoeiras do estado.

Apesar de não ter acesso para banho, os mais corajosos aproveitam suas paredes rochosas para a prática de rapel. Antes da cachoeira, um pequeno rio forma uma espécie de praia de água doce, conhecida como “prainha”.

Além da Cachoeira de Matilde e da prainha, no mesmo circuito, conhecido como Caminho das Águas, é possível visitar também a Estação Ferroviária de Matilde, o túnel encantado, um mirante que dá vista para um vale, assim como outras cachoeiras.

Cachoeira Véu de Noiva, Santa Leopoldina


O parque Cachoeira Véu de Noiva, em Santa Leopoldina, a menos de uma hora de Vitória, é um complexo turístico ideal para passar um dia divertido com a família. Muito bem estruturado, o local conta com sistema day use (com um valor fixo por pessoa) e também possui área de camping para quem quiser se hospedar por lá. Além disso, o parque concentra piscinas naturais para crianças e adultos, trilhas, restaurantes e, é claro, a bela cachoeira que leva o mesmo nome.

Para acessá-la, basta atravessar uma trilha fácil pelo meio da mata. A cachoeira, além de um ótimo poço para banho, também permite a prática de rapel. Há um toboágua que termina dentro da área de banho da cachoeira, atração que empolga especialmente as crianças.

Cachoeira Alta, Cachoeiro de Itapemirim


Foto: Yuri Barichivich

Situado a aproximadamente 140 quilômetros de Vitória, o município de Cachoeiro do Itapemirim abriga uma das mais incríveis cachoeiras para visitar no Espírito Santo. A Cachoeira Alta conta com uma imponente queda de mais de 100 metros de altura, além de um poço para banho raso e um entorno cercado por muita natureza.

Com águas cristalinas, a cachoeira ainda esconde uma surpresa: por entre suas fendas e rochas habitam diversas andorinhas que, por vezes, voam e encantam a todos os visitantes. Por ficar dentro de uma propriedade particular, é cobrada uma taxa para visitação que pode ser alterada conforme os períodos mais ou menos movimentados.

O local possui um bar que abre aos finais de semana e feriados e oferece algumas opções de salgados e bebidas. Durante o verão, a Cachoeira Alta costuma receber um grande número de pessoas, por isso a dica é chegar bem cedo para aproveitar suas águas com tranquilidade.

Cachoeira do Turco, Guarapari


Guarapari, a 55 quilômetros capital Vitória, concentra algumas das mais belas praias do Espírito Santo. Como um “brinde” da natureza, ainda reserva cachoeiras belíssimas, como a Cachoeira do Turco. Conhecida também como Cachoeira de Buenos Aires ou Cachoeira do Barbudo, é uma ótima pedida para renovar as energias e para se refrescar nos dias de calor intenso.

A queda d’água fica em uma propriedade particular que aceita visitações mediante uma taxa voluntária. Para chegar até o local, é necessário seguir por uma estrada bem sinuosa e percorrer mais um trecho de terra. O acesso à cachoeira, no entanto, é bem tranquilo.

Durante o trajeto, vários poços para banho e, por fim, a queda d’água, que além poço para banho também conta com um paredão não muito alto para a prática de rapel, ideal para quem está começando.

Cachoeira da Fumaça, Alegre


Foto: Divulgação SETUR – ES

Localizada dentro do parque Estadual Cachoeira da Fumaça, na cidade de Alegre, a pouco mais 200 quilômetros da capital capixaba, a Cachoeira da Fumaça possui imponentes 140 metros de altura. O nome foi dado porque sua queda forma uma espécie de “fumaça” de gotículas de água que caem nas pedras.

O acesso à cachoeira é realizado em um trajeto bem simples e sem grandes dificuldades. Suas águas são geladas e refrescantes, por isso o local é muito procurado em dias de calor. O parque também possui banheiros e estrutura para piquenique, com várias mesas garantindo um lanche após a diversão.

» Lugares para conhecer em Vitória
» Melhor época para visitar Vitória
» 7 passeios bate volta saindo de Vitória
» 9 lugares no Espírito Santo que você não vai acreditar que existem

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Melhores hotéis e pousadas para se hospedar no Nordeste

Artigo anterior

3 cidades incríveis na serra capixaba

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.