Bonito e Pantanal Sul Matogrossense na mesma viagem

É possível conhecer Bonito e o Bonito e o Pantanal Sul Matogrossense na mesma viagem e contemplar dois dos mais belos cenários do Brasil de uma só vez, descubra como!

Você sabia que a cidade de Bonito não fica tão distante do Pantanal Sul Matogrossense? Se você está planejando montar um roteiro para conhecer a região, deve considerar visitar Bonito e Pantanal na mesma viagem. Essa “esticadinha” leva menos de 150 quilômetros e compensa pelas belezas naturais únicas que os dois locais apresentam.

Leia também:

Conheça as belezas do Parque das Cachoeiras em Bonito
Passeio de Flutuação no Aquário Natural de Bonito
10 lugares imperdíveis para conhecer em Bonito
Conheça as trilhas e cachoeiras da Estância Mimosa em Bonito

De Bonito ao Pantanal Sul Matogrossense

O município de Bonito é um dos mais famosos destinos para a prática do ecoturismo no Brasil. Reunindo cachoeiras, lagos cristalinos, muita biodiversidade e cenários deslumbrantes, a região possui diversos atrativos para quem aprecia contemplar um verdadeiro paraíso em meio à natureza.

A cidade possui atrações bem variadas que vão desde flutuações em águas cristalinas, como no Rio da Prata, Sucuri e Aquário Natural, até programas para quem curte adrenalina, como um rapel de mais de 70 metros no Abismo Anhumas. Não deixe de visitar a Gruta do Lago Azul, onde é possível observar as formações de estalagmites e estalactites em um lago com mais de 90 metros de profundidade.

Já o Pantanal é a maior planície inundável do mundo. Localizada no meio do caminho entre Campo Grande e Corumbá, a cidade de Miranda, considerada porta de entrada do Pantanal, fica a cerca de 150 quilômetros de Bonito – ou seja, em praticamente duas horas você pode partir de Bonito e chegar ao Pantanal. A grande planície alagadiça, típica da região pantaneira, começa praticamente dentro da cidade.

No entorno de Miranda, que pertence a Bacia do Paraguai e que é banhada pelo rio que leva o mesmo nome, há fazendas que combinam opções de hospedagem com passeios típicos. Entre as atrações estão passeios de safári, onde é possível percorrer reservas de matas nativas e avistar e conhecer a flora e fauna do Pantanal, conseguindo avistar cervos, capivaras, jacarés, antas e até a majestosa onça pintada.  

No Pantanal, o visitante pode realizar um passeio de canoa pelos rios, participar da famosa pesca artesanal de piranhas, contemplar um pôr do sol em uma linda cavalgada pelo cerrado e, no fim do dia, se divertir em uma apresentação de dança típica da região.

Foto: Gregory Smith

Foto: Patty Ho / Flickr

Foto: Flávio André Mtur

Um paraíso pouco conhecido chamado Serra da Bodoquena

Acompanhando o trajeto entre Bonito e Miranda, no Sudoeste do Mato Grosso do Sul, está a Serra da Bodoquena. Localizada a aproximadamente 70 quilômetros de Bonito, a cidade de Bodoquena é a porta de entrada para um verdadeiro paraíso.

A Bodoquena reserva paisagens únicas no mundo, reunindo grutas, cachoeiras, lagos submersos com águas cristalinas e muita biodiversidade, um cenário ainda não muito conhecido pelos turistas e que merece ser contemplado.

Uma opção de passeio são as Cachoeiras da Bodoquena, 8 belíssimas quedas d’água acessadas por uma trilha onde é possível observar as características da Mata Atlântica e cerrado que se confundem, além de várias espécies de animais. Um passeio imperdível!

Foto: Flávio André Mtur

Foto: Flávio André Mtur

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.