Já pensou em estudar nos Estados Unidos de graça? Selecionamos algumas dicas e tipos de bolsas de estudo para facilitar seu planejamento

Estudar fora do país é o grande diferencial no currículo dos profissionais. Primeiro porque mostra a sua habilidade de adaptação e segundo porque é um grande mérito ser aceito em universidades estrangeiras. Além disso, também expressa seu domínio em outro idioma e traz oportunidades de carreiras internacionais.

Isso tudo somado a uma bolsa de estudos é tudo que um acadêmico precisa. Os Estados Unidos traz muitas opções para facilitar a vida de quem pensa em se mudar, por isso, é um dos principais destinos de intercambistas. O local além de oferecer faculdades renomadas e de peso, também disponibiliza passeios e novas aventuras para os estudantes.

O país norte americano oferece cursos em praticamente todas as áreas de estudo, sendo que os alunos podem aprender com grandes especialistas e realizar atividades extracurriculares para enriquecer suas vivências. Com isso, separamos aqui algumas dicas para quem está procurando bolsa de estudo nos Estados Unidos.

Brasileiros podem conseguir bolsa de estudos nos EUA

Todo mundo pode conseguir uma bolsa de estudos nos EUA desde que tenha um bom background, o brasileiro não é exceção. O requisito básico para conseguir se aplicar é ter pelo menos um nível médio de inglês, já que você vai precisar fazer algum teste de proficiência como TOEFL ou IELTS. Não se preocupe, é só refazer algumas provas e treinar bastante que você vai pegar o jeito dos testes.

Outra dica sobre as bolsas é procurar em plataformas de pesquisa, quais são as universidades que te interessam, por exemplo a BigFuture, onde você pode selecionar o que está buscando em cada instituição de ensino e filtrar as que mais te interessam. Além disso, também é importante entrar em contato com o Education USA, uma organização do governo americano preparada para auxiliar estudantes estrangeiros em suas escolhas.

Como conseguir bolsa de estudos nos EUA?

Foto: Divulgação

Logo depois de ter uma base das instituições que mais te agradam, é importante entrar no site de cada uma e procurar a parte de estudantes estrangeiros, porque cada universidade compõe seu processo seletivo para bolsas de sua própria maneira. Você pode mandar um email para a universidade caso esteja com dúvida em alguma coisa, não tenha medo.

Para se aplicar, você pode se inscrever sozinho quando as vagas estiverem abertas ou pode buscar auxílio de uma agência. As agências, como a World Study, normalmente são responsáveis por intermediar o processo, já que uma série de documentos são necessários como: carta de recomendação de algum professor, histórico escolar, carta de motivação, teste de proficiência e visto de estudante.

Para conseguir uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, seu background é importante, muitas universidades podem cobrar trabalhos voluntários além de atividades extracurriculares, como cursos de idioma ou artes. Os três formatos de bolsa mais conhecidos são por: baixa renda, excelente histórico acadêmico e  grande habilidade em esportes ou artes.

Tipos de bolsas de estudos nos EUA

Como mencionado anteriormente, as universidades americanas analisam o potencial do aluno para ingressar, mas é importante lembrar que elas também se beneficiam com essa troca, já que podem aumentar a diversidade entre seu corpo estudantil. Por isso, criaram um programa chamado BE USA, agências de intercâmbio como a World Study oferecem auxílio neste plano .

Esse programa, na verdade, é uma porta de entrada para todos que desejam ingressar em uma universidade americana. O BE USA oferece três tipos de bolsas: BE USA Acadêmico, para aqueles que desejam requisitar a bolsa levando em consideração o desempenho acadêmico; o BE USA Master, para as pessoas que desejam pós-graduação, e por fim, o BE USA Atlético, para aqueles que possuem habilidades no esporte.

Uma das maneiras mais conhecidas de conseguir bolsa de estudos nos EUA é através do esporte. Os pré- requisitos para o BE USA Atlético incluem bom desempenho acadêmico além de ser um atleta amador. O programa funciona com um showcase de nove dias, ou seja, os estudantes vão para os Estados Unidos jogar alguns jogos enquanto estão na vista garantida de olheiros.

» Cresce o número de brasileiros fazendo intercâmbio
» Intercâmbio no Canadá: Toronto, Quebec ou Vancouver?
» Intercâmbio na Coréia do Sul: dicas e informações para estudar no país
» Pesquisa mostra os destinos mais procurados por brasileiros para intercâmbio

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Saiba quais são os 3 destinos nacionais mais desejados por brasileiros

Artigo anterior

4 passeios culturais para fazer em São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar