Confira algumas possibilidades para fazer um bate e volta partindo de Vitória

Se você está planejando uma viagem para Vitória e quer aproveitar para conhecer outros destinos próximos, saiba que há muitas possibilidades. Do calor das praias paradisíacas ao friozinho charmoso da serra capixaba, separamos 7 passeios bate e volta saindo de Vitória.

Vila Velha


Foto: Marcelo Moryan / MTur

Esse é, sem dúvida, o bate e volta mais famoso para quem parte de Vitória. Basta atravessar uma das pontes que ligam as duas cidades e, pronto, em alguns minutos você chegará até Vila Velha. Por lá, você poderá curtir praias incríveis, além de atrações para todas as idades e gostos.

A Praia da Costa é a mais badalada e famosa da cidade. Com ciclovias, quiosques, prédios, coqueiral, calçadão e muitos outros elementos, o tédio vai passar longe por lá – seja de manhã ou à noite. Para quem prefere um local mais sossegado, a Barra do Jacu tem boas ondas para surf, além de um clima rústico. Já a Praia da Sereia é preferida pelas famílias com crianças, já que suas águas calmas e rasas são convidativas para um bom banho de mar.

É em Vila Velha que está um dos cartões postais mais famosos do Espírito Santo, o Convento de Nossa Senhora da Penha. A construção é de 1558 e de lá você terá uma das vistas panorâmicas mais incríveis da sua viagem, a 154 metros de altura. E, para finalizar, quem gosta de chocolate não pode perder a oportunidade de visitar a fábrica da Garoto. No tour pela fábrica é apresentado cada processo de produção com direito, é claro, a diversas degustações.

Anchieta


Foto: Fernando Madeira / MTur

Que tal passar um dia tranquilo e com uma atmosfera sossegada em uma cidade charmosa bem pertinho de Vitória? A apenas pouco mais de uma hora e meia da capital, Anchieta concentra ótimos balneários, praias limpas e uma ótima estrutura de hotéis e restaurantes.

Em seus quase 30 quilômetros de extensão litorânea, as praias que se destacam são as dos Castelhanos e de Maimbá. A primeira possui um mar bastante calmo, com águas azuis e refrescantes, além de estrutura de quiosques. Já a segunda é bem menos conhecida por turistas e possui uma beleza praticamente intocada, ideal para quem quer fugir do agito.

Para quem aprecia o contato com a cultura local, não deixe de visitar o Museu Anchieta, onde é possível conferir móveis antigos que pertenceram ao padre Anchieta, peças arqueológicas, entre outros objetos. O museu, que fica anexo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, funciona todos os dias, de segunda a domingo, das 8 às 17 horas.

Domingo Martins


Foto: Marcio Malacarne / Wikimedia Commons

Para quem prefere curtir um ar puro e o friozinho das montanhas, Domingos Martins é uma ótima opção de passeio bate e volta partindo de Vitória. A pouco mais de 50 km da capital, o município é uma das cidades da região serrana do Espírito Santo.

Domingos Martins carrega uma forte influência de imigrantes alemães, pomeranos e italianos, que chegaram à cidade em por volta de 1847. Isso se revela em suas atrações, festivais que acontecem anualmente e, sobretudo, na culinária. Um passeio imperdível na cidade é o do Trem das Montanhas Capixabas, de onde é possível fazer o trajeto até Viana, Marechal Floriano e Araguaia.

O vilarejo de Pedra Azul pertence a Domingos Martins e tem como ponto turístico a famosa pedra que dá nome ao lugar, uma formação rochosa que conta que, por conta da incidência solar, pode mudar de cor até 36 vezes por dia. A pedra fica no Parque Estadual da Pedra Azul que tem, ao todo, 1240 hectares, dos quais uma área fica aberta para visitação em trilhas autoguiadas.

Guarapari


Foto: Marcelo Moryan / MTur

Guarapari é, digamos, o paraíso das praias do Espírito Santo. São mais de 50 praias para todas as idades e gostos, desde as mais tranquilas e desertas até as mais agitadas e com uma superestrutura. E o melhor é a cidade fica bem pertinho da capital Vitória: são apenas 60 km que separam os dois municípios. Outra vantagem da cidade é que é uma das mais preparadas para receber os turistas, com diversas atrações e ótimos restaurantes.

Para quem quer dar um mergulho tranquilo, uma das mais bonitas é a Praia dos Padres. Muito tranquila e remota, seu acesso é realizado por meio de uma plataforma de madeira. O mar é bem azul e a faixa de areia conta com uma sombrinha boa formada pelos cajueiros. Já quem está em busca de agito deve procurar a Praia de Bacutia, um ponto de encontro que reúne muitos jovens, mas ainda assim sem perder seu encanto natural. Quando a fome bater, a dica é seguir para a Praia de Meaípe e experimentar a típica moqueca capixaba.

Linhares


Foto: Gustavo Louzada / MTur

Já deu para perceber que o Espírito Santo concentra algumas das mais belas praias do Brasil, certo? A verdade é que o estado também é repleto de lagoas, compondo verdadeiros cenários cênicos e perfeitos para um mergulho e para a prática de stand up paddle, windsurf, kindsurf, entre outros.

A cidade de Linhares possui nada menos que 60 lagoas. Ela também é uma ótima opção de bate e volta partindo de Vitória, ficando a pouco mais de 130 km da capital capixaba. Uma das mais famosas lagoas da cidade é a Lagoa Nova que, apesar de não ser das maiores, possui uma água que varia entre tons verdes e azuis.

Já a Lagoa Jupanã é gigante: são mais de 26 quilômetros de extensão. Por conta disso, ela forma diversas “prainhas” de água doce em sua margem. O lugar ainda oferece restaurantes, bares e até campings para quem deseja passar a noite por lá. Você também pode realizar passeios de barco na lagoa.

Santa Teresa


Foto: IFES

Outra cidade imperdível para conhecer na região serrana do estado e que fica a uma hora e meia da capital é Santa Teresa. O município se destaca como o primeiro do Brasil a ser fundado por imigrantes italianos. Por conta disso, a cidade oferece uma grande variedade de vinhos, queijos, massas, geleias e outras delícias.

Para quem quiser fazer um tour enogastronômico, a dica é percorrer o conhecido “Circuito Caravaggio”, uma estrada que leva a diversos produtores de vinhos, cachaças, licores e muitas delícias regionais.

Com muita natureza ao redor, Santa Teresa recebeu o apelido de “doce Terra dos Colibris”, devido ao grande número de beija-flores que sobrevoam a cidade.  Não deixe de visitar o charmoso centro histórico do município, que apresenta om diversas construções do séc. XIX, incluindo a Igreja Matriz e a Rua do Lazer, que reúne muitas opções de restaurantes.

Marataízes


Foto: Rickiperoza / Wikimedia Commons

Distante aproximadamente 125 quilômetros de Vitória, Marataízes é um ótimo destino para curtir com a família. Com mais de 25 quilômetros de praias com águas calmas, limpas e sossegadas, é um local adequado para crianças. As praias de Cações, Boa Vista e Marobá são bons exemplos de bons lugares para levar os pequenos. Já locais inusitados, como a Praia das Falésias, trazem visuais únicos com paredões íngremes que podem atingir até 40 metros de altura.

Mas Marataízes também mantém seu lado agitado e praias para quem aprecia esportes na água. Na Praia da Barra, os apaixonados por surf se divertem em meio às ondas e quiosques badalados. Há também lagoas, como a do Siri, que fica lotada durante os dias de verão e onde é possível alugar caiaques e pedalinhos.

» Lugares para conhecer em Vitória
» Melhor época para visitar Vitória
» 3 cidades incríveis na serra capixaba
» 15 fotos de Vitória que vão te convencer a viajar pra lá

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Melhor época para visitar Vitória

Artigo anterior

15 fotos de Vitória que vão te convencer a viajar pra lá

Artigo seguinte

Você pode gostar