Base submarina construída na década de 40 em Bordeaux, na França, agora vai agora vai receber exposições imersivas, concertos e shows em suas galerias subterrâneas

No próximo ano, a cidade de Bordeaux, ao sudoeste da França, receberá o maior museu imersivo no mundo. No entanto, o local onde o novo espaço será inaugurado chamou a atenção: trata-se uma antiga base submarina da Segunda Guerra Mundial.

Conhecida como BETASOM, a base foi construída em 1940, onde os submarinos italianos participaram da Batalha do Atlântico. Agora, o antigo espaço de guerra se transformará Les Bassins de Lumières. Isso porque, seguindo a mesma linha das galerias Carréres des Lumières, na Provence, e do Atelier des Lumières, em Paris, o centro cultural será dedicado focado em exposições imersivas.

frança

Foto: Divulgação

Museu imersivo: água, aço e arte

Para se ter uma ideia, o museu Les Bassins de Lumières será cinco vezes maior que o centro cultural de Paris. Concreto, aço, água e espaços escuros da antiga construção de 42 mil metros quadrados e 20 metros de profundidade agora vão receber exposições temporárias, concertos e shows em uma atmosfera subterrânea. 

museu

Foto: Divulgação/ FRANCOIS GUILLOT

Serão mais de 100 projetores de vídeo e milhares de imagens digitalizadas que darão vida a grandes obras. As exposições do museu imersivo serão acompanhadas por música, para aumentar ainda mais a contemplação. Além disso, algumas obras ainda vão refletir nas águas das enormes piscinas, adicionando ainda mais experiências imersivas ao público.

Cada ala vai apresentar uma exposição, artista ou movimento específico, mas haverá também um espaço museológico dedicado à  história da Base Submarina de Bordeaux. Desta forma, o antigo cenário monumental arquitetônico se juntará à moderna arte multimídia, proporcionando um verdadeiro deleite cultural aos visitantes.

museu frança

Foto: Divulgação

Leia também:

» Exposição imersiva em Paris permite “entrar” nas obras de Van Gogh
» Casarão na Avenida Paulista será transformado em museu em 2022
» São Paulo: megaexposição de Leonardo da Vinci começa amanhã
» Saiba como é a primeira loja da KitKat em São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Como funciona o seguro viagem para a América do Norte

Artigo anterior

Quanto custa estudar e trabalhar no Canadá?

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.