As praias mais lindas do Litoral Sul de São Paulo

Areia fofa, águas claras, vegetação nativa, golfinhos e dunas intocadas escondem verdadeiros paraísos no Litoral Sul de São Paulo

O Litoral Sul de São Paulo é conhecido por receber milhares de turistas que partem da capital aos finais de semana para renovar as energias em muitas praias da região.

Sempre associada a multidões, poucos sabem que a região, que contempla municípios litorâneos que vão da baixada santista à divisa com o Estado do Paraná, reserva verdadeiros paraísos naturais.

São praias com areias brancas, águas cristalinas, muito verde e vegetação nativa. É possível nadar próximo a golfinhos, conhecer belas dunas e visitar lugares praticamente intocados pelo homem.

Reserve um tempo para visitar as praias mais lindas do litoral sul de São Paulo e se surpreender com sua beleza incrível.

Ilha do Cardoso – Cananéia

Bem próxima da divisa de São Paulo com o Paraná, no extremo sul do litoral paulista, está a Ilha do Cardoso. Praticamente intocada pelo homem, a ilha é um cenário paradisíaco formada por praias desertas, cachoeiras, trilhas e 90% de mata nativa que fazem parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

O contato com a natureza já começa no acesso à ilha, realizado por embarcações que partem de Cananéia. No trajeto, é praticamente impossível deixar de avistar diversos botos-cinza – uma espécie de golfinho – saltando entre os barcos. O caminho já indica a imensa biodiversidade de flora e fauna presentes no local.

A Ilha é dividida em duas partes, Perequê, com incríveis trilhas sobre o mangue que levam a cachoeiras, e Marujá, uma vila de pescadores tranquila que oferece opções de hospedagem. Há diversas praias que podem ser acessadas, todas com ambiente selvagem e quase inabitadas.

Na Praia do Pereirinha, não é preciso muita sorte para nadar com os golfinhos a menos de dez metros dos visitantes. Já na Praia da Laje, cujo acesso é realizado por uma trilha de 1,5 quilômetros, o cenário é puro deslumbre.

Foto: Yuri Cruvinel Ribeiro / Wikimedia COmmons

Prainha Branca – Guarujá

A Prainha Branca é o destino ideal para quem quer fugir da correria e relaxar em um verdadeiro paraíso isolado. Distante apenas 116 quilômetros da capital, o acesso é realizado por uma trilha leve de aproximadamente 20 minutos, bem próxima da divisa entre Guarujá e Bertioga, na Serra do Guaruru.

O ambiente roots, a simplicidade e a energia boa que circulam no ar atraem muitas pessoas que se hospedam nos campings e pequenas pousadas da região. Não há nada de luxo, muito pelo contrário, a Prainha Branca ainda preserva suas tradições caiçaras e rústicas.

O mar calmo, a natureza exuberante e o clima aconchegante são grandes atrativos deste lugar encantador. Durante a noite, festas ao som de reggae e forró deixam tudo mais alegre e divertido.

Nos dias de verão e em alguns feriados, o local costuma receber muitos visitantes e o clima fica bem mais agitado.

Foto: Rafael Ramos/ Flickr

Praia do Sangava – Guarujá

Uma praia remota, cercada por pedras e muita natureza. A Praia do Sangava – também conhecida como Congava – no Guarujá, possui apenas 170 metros de extensão, mas o cenário faz valer a pena.

Para chegar é necessário fazer uma trilha que começa na Praia do Góes, no Guarujá. O trajeto segue em direção ao Morro dos Limões e a subida exige disposição, mas as vistas panorâmicas no caminho compensam todo o esforço. Deu preguiça? Tudo bem, para um acesso mais rápido há embarcações que partem da Ponte dos Práticos, em Santos, até a Praia do Sangava.

Chegando lá, é hora de desfrutar a calmaria de suas águas claras e tranquilas, perfeitas para relaxar. A maré cheia forma uma piscina natural encantadora, ideal também para a prática de mergulho e de SUP.

A Praia do Sangava ainda conta duas pequenas praias vizinhas, a Cheira Limão e a Praia do Góes, ambas encantadoras e repletas de natureza.

Foto: via Masterfade / Flickr

Praia da Juréia – Iguape

A Praia da Juréia fica no município de Iguape, a aproximadamente 20 quilômetros de Peruíbe. A praia faz parte da Reserva Ecológica da Juréia-Itatins, e é o local ideal para quem aprecia um contato mais próximo com a natureza.

Além de um imenso costão rochoso e muita mata nativa, a praia dá acesso a diversas cachoeiras, rios e manguezais. Habitada por moradores locais que preservam a cultura caiçara da região, há pousadas, campings e restaurantes próximos à praia.

A larga faixa de areia é acompanhada por uma extensa planície de restinga, ideal para longas caminhadas.  Aliás, para quem gosta de trekking, há trilhas que levam a outras praias, como a Barra do Una, em Peruíbe, outra opção imperdível para conhecer na região.

Em dias mais chuvosos, o acesso de carro na estrada até a Praia da Juréia pode ficar mais complicado, por isso redobre a atenção ao volante.

Foto: Luciano Faustino / Wikimedia Commons

Praia do Arpoador – Peruíbe

Um verdadeiro paraíso se esconde na Reserva Ecológica Juréia-Itatins, no município de Peruíbe. Uma das praias mais lindas do litoral sul, a Praia do Arpoador fica isolada e seu acesso só é possível a partir de barcos que partem da Praia do Guaraú ou por meio de uma trilha.

Por se tratar de uma reserva ambiental, sua extensão é toda monitorada e não é possível permanecer no local por mais de algumas horas. Mas esse tempo é suficiente para se deslumbrar com os rochedos, a mata preservada em seu entorno e duas belíssimas cachoeiras que desaguam na praia.

O cenário é totalmente selvagem e inabitado e as águas são muito limpas. O pôr do sol, refletindo as montanhas no mar, é imperdível.  

Foto: via Loucos por Praia

Praia do Gonzaga – Santos

Detentora de um dos maiores jardins de praia do mundo, a orla santista não poderia ficar de fora das mais belas praias do litoral sul. A Praia do Gonzaga conta com uma longa extensão arborizada, ciclovia, muitos quiosques e toda a infraestrutura necessária para curtir o mar e um pôr do sol encantador, com vista para as embarcações que partem e chegam ao Porto de Santos.

À noite, a praia reúne jovens nos quiosques e bares agitados. Toda iluminada, a praia é uma ótima opção para uma caminhada tranquila, sentindo a brisa do mar.  

Foto: Rafael Rodrigues / Wikimedia Commons

Dunas do Araçá/Juruvaúva – Ilha Comprida

Com 74 quilômetros de belas praias, Ilha Comprida é um paraíso para novas descobertas. O município, que fica entre Cananéia e Iguape, mantém as últimas dunas de areia ainda intocadas do Estado de São Paulo.

Do alto das dunas é possível ter uma visão do mar, de lagos e da vegetação exuberante do local. As Dunas do Araçá estão localizadas no Balneário do Araçá, ao sentido norte da ilha.

Já as Dunas de Juruvaúva estão localizadas no sentido sul da ilha, próximas ao Boqueirão Norte. Elas são as mais altas do município, podendo atingir até 10 metros de altura.

Apesar de não serem tão grandes como as dunas do nordeste brasileiro, o cenário é surpreendente e proporciona uma bela visão panorâmica do entorno, seja olhando para o mar ou para o continente.

Foto: Monica Novaes / Wikimedia Commons

E aí, você conhece outra praia linda no Litoral Sul de São Paulo? Compartilhe sua dica!


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.