Elaboramos um guia de lugares para conhecer na região noroeste da Argentina, com certeza o país sul-americano vai te surpreender

A Argentina, assim como muitos países latino americanos, possui uma imensa beleza natural, esbanjando sua própria fauna e flora. Similar aos seus vizinhos, também contém um forte traço indígena na cultura, no entanto, a região NOA – Noroeste Argentino é a que esbanja mais os traços dessa influência.

A região do noroeste argentino é composto por seis províncias, mas as mais famosas são Salta e Jujuy. O local faz fronteira com o Chile e com a Bolívia, por isso, muitos viajantes decidem explorar os três países de uma vez só. Como está muito próximo do deserto do Atacama, essa parte da Argentina recebe muita influência do clima subtropical e seco.

Uma parte do mundo que consegue mesclar dois tipos opostos de paisagens é o noroeste argentino. Ali é possível encontrar influência da cordilheiras dos andes e ao mesmo tempo mostrar cactos com um toque de clima de deserto, se você gostou deste contraste leia nossas dicas sobre o que fazer em Salta e em Jujuy.

Província de Salta


Cidade de Salta

A cidade de Salta conta com vários pontos turísticos como a Plaza 9 de Julio, a principal praça da cidade, que oferece monumentos históricos e muita arborização. Além disso, outro lugar para visitar na cidade é a Catedral Basílica de Salta, que é aberta ao público e possui uma arquitetura deslumbrante.

Se você curte viajar e conhecer mais sobre a história do país, no seu roteiro pela cidade de Salta não pode faltar o Museu Güemes. O local conta a história do líder argentino General Martín Miguel de Güemes, que tomou a frente na guerra de independência do país. Para contar essa história, o museu mistura sons e imagens, tornando a experiência mais lúdica.

Outro ponto turístico que vale a pena conhecer em Salta é o Parque San Martín, que contém passeios do Teleférico San Bernardo até o topo de uma colina. No topo, é possível ter uma vista panorâmica da cidade, além de descobrir uma cachoeira artificial que desce o morro.

Teleférico de Salta. Foto: informatesalta

Cidade de Chachi

Cachi é mais um lugar para conhecer na Argentina. Mas o caminho da cidade de Salta até Chachi também é algo que vale a pena viver, a estrada passa por lugares como a Cuesta Del Obispo, que proporciona uma bela visão da natureza e das montanhas ao redor. Além disso, a Piedra Del Molino é um dos pontos mais altos da região e oferece uma bela vista da Quebrada de Escoipe, outra região montanhosa.

Ainda no caminho, o Parque Nacional Los Cardones também está presente, é uma área protegida na Argentina que contém uma imensidão de cactos, com montanhas e muita terra. Nesse clima desértico também se encontra a Recta Del Tin Tin, onde é possível ver uma parte da trilha dos Incas no país argentino.

Chegando em Chachi, os lugares para visitar também são vários. Como na cidade de Salta, Chachi tem a Plaza 9 de Julio, onde se encontra a Iglesia San José, que é considerada uma paróquia de bairro, o que acaba atraindo visitantes para descobrir mais dos costumes do povo. Além disso, mais um museu na província que vale uma visita é o Museo de Arqueología Pio Pablo Diaz, em que seus itens são patrimônios históricos.

Parque Nacional Los Cardones. Foto: Bpierreb / Wikimedia Commons

Cidade de Cafayate

Pensando em aproveitar ao máximo a viagem, uma dica é ir parando para visitar os lugares na estrada. Saíndo de Chachi e seguindo caminho para a cidade de Cafayate, se encontra os Valles Calchaquíes, conhecido pelo seu contraste de cores na paisagem além de possuir o Camino de Los Artesanos, com várias lojas de obras locais. O último ponto que vale uma parada é a famosa Quebrada de Las Flechas, com relevos surpreendentes.

Chegando em Cafayate, é importante lembrar que a cidade é uma grande produtora de vinhos, por isso, quando for sair para almoçar ou jantar, não esqueça de provar o máximo possível. Dito isso, uma visita no Museo de La Vid y el Vino é necessária, já que conta a história da produção de vinho na região, incluindo o vinho branco Torrontes, produzido principalmente pela região.

Outro lugar que você não pode perder é a Catedral Nuestra Senhora Del Rosario, localizada na praça central. Depois dessa visita, um ótimo passeio é dar uma cavalgada na região de Los Medanos, que muitos anos atrás já foi um oceano e atualmente conta com pequenas dunas. Por fim, por que não passar no Mercado Municipal de Artesanías de Cafayate e levar uma lembrancinha para casa?

Quebrada de Las Flechas. Foto: Fercosquin / Wikimedia Commons

Quebrada De las Conchas

Não importa para onde você queira seguir viagem, o importante é incluir no seu tour a Rota Nacional Nº 68. Essa estrada é considerada uma das mais belas do mundo e é um lugar que vale a pena conhecer em Salta. Primeiro se encontra a reserva natural Quebrada de Las Conchas, uma região marcada pela movimentação das placas tectônicas, formando um relevo diferenciado e uma mescla de cores avermelhadas e alaranjadas.

Só nessa região se encontram três pontos imperdíveis. O primeiro é a famosa Garganta del Diablo argentina, que forma espaços entre as paredes das rochas. O segundo é o Anfiteatro, que possui detalhes acústicos em seu interior com formato de concha. E por fim, o mirante Tres Cruces, conhecido pela sua bela visão dos Valles Calchaquíes.

Quebrada del Rio de las Conchas. Foto: Ralf Steinberger / Wikimedia Commons

Salinas Grandes

As Salinas Grandes são o ponto de ligação entre as províncias de Salta e Jujuy. Saindo da cidade de Salta, você vai passar pela Quebrada de Las Cuevas, mais uma região montanhosa e turística que se encontra em meio às estradas. Seguindo nesse sentido, você também vai se depara com San Antonio de los Cobres, que oferece um passeio de trem até o Viaducto La Polvorilla, uma das obras mais imponentes de engenharia já feita.

Há 90Km de San Antonio de Los Cobres, está localizada as Salinas Grandes, que é considerada a terceira maior salina do mundo. Em épocas de chuva, o local produz uma visão quase de “espelho” sobre si próprio, além de disponibilizar uma visão toda esbranquiçada do horizonte.

Salinas Grandes. Foto: Kevin Jones / Wikimedia Commons

Província de Jujuy

Cidade de Purmamarca

A cidade de Purmamarca é um dos lugares que merece uma visita em Jujuy. O primeiro lugar para conhecer em Purmamarca é a Iglesia Santa Rosa de Lima, que é uma pérola do século XVII e carrega muito da história regional. Com o mesmo pensamento histórico, seguindo pelo Rio Purmamarca, se encontra o Paseo de Los Colorados, local que conta com figuras antigas talhadas nas montanhas.

Mas depois de tudo isso, não pode faltar a visitação no Cerro de los Siete Colores, principal ponto turístico da cidade. Essa atração na verdade é um morro, que possui diversas tonalidades de cores, mas muito bem definidas, se assemelham a traços de um pincel.

Purmamarca. Foto: Marianocecowski / Wikimedia Commons

Cidade de Tilcara

Em Tilcara, se localiza o sítio arqueológico mais importante de toda Argentina. O Pucará de Tilcara, é uma região de grande importância histórica para os argentinos, já que no passado era considerada uma área com fácil defesa pelos povos Incas. O local oferece construções antigas de pedras feitas pelos próprios povos indígenas.

Pumamarca. Foto: Marianocecowski / Wikimedia Commons

Cidade de Humahuaca

A cidade de Humahuaca é muito famosa por conta da Quebrada de Humahuaca. Antigamente o local fazia parte das rotas indígenas dos Incas e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados, já que oferece a Serrania de Hornocal, um local com várias montanhas que possuem traços de mais de 14 cores diferentes.

Quebrada de Humahuaca. Foto: Lahi / Wikimedia Commons

» Roteiro de 5 dias em Buenos Aires
» 6 passeios para fazer em Buenos Aires
» Vinícolas para visitar em Mendoza, na Argentina
» Lugares para conhecer em Bariloche

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Hotéis de luxo no Centro de Portugal

Artigo anterior

10 lugares em São Paulo para quem ama fotografia e arte

Artigo seguinte

Você pode gostar