Shows, exposições, espetáculos de dança, caminhadas, festivais e bolo gigante estão entre as atrações gratuitas em comemoração ao aniversário de São Paulo

Como não amar São Paulo? A maior cidade da América Latina é uma grande mescla de estilos, cultura e entretenimento. Neste 25 de janeiro, a capital que nunca dorme completa seus 465 anos em ritmo de festa e muitas atrações.

Serão eventos com programação especial para agradar todos os perfis ocupando espaços em diversas regiões da cidade. E o melhor: tem muita coisa para curtir de graça. São shows, festivais, exposições, caminhadas culturais e apresentações emocionantes para celebrar essa data tão importante.

Separamos 20 atrações gratuitas para você aproveitar o melhor que São Paulo tem a oferecer neste feriado.

Shows no Anhangabaú


A Prefeitura de São Paulo organizou uma programação especial e gratuita com shows que vão rolar em três palcos na região central da cidade, próximos ao Vale do Anhangabaú. As apresentações acontecem no dia 25 de janeiro a partir do meio dia. Entre os destaques estão Ludmilla, Pablo Vittar, Paulinho da ViolaRael e o retorno da banda Charlie Brown Jr. 

Museus com programação especial


Os Museus de São Paulo (MIS, Casa das Rosas, Museu do Catavento, Museu da Imigração, Museu da Casa Brasileira, Museu de Arte Sacra, Museu da Diversidade Sexual,  Museu do Futebol e a Pinacoteca) terão entrada gratuita durante o aniversário de São Paulo, além de uma programação especial. Os espaços também vão estender o horário e ficarão abertos até a meia noite. Para conferir a programação completa clique aqui.

Festival do Pastel e do Açaí


Do dia 25 a 27 de janeiro o Memorial da América Latina recebe dois festivais: do Pastel e do Açaí.  Com entrada gratuita, os eventos acontecem a partir das 11h. O espaço ainda contará com shows, feirinha de artesanato e atividades para crianças.

Tour pelo centro da cidade 


Em comemoração ao aniversário de São Paulo, o Shopping Light promove um walking tour guiado e gratuito pelo centro da cidade no dia 25, a partir das 9h. Os participantes vão percorrer pontos históricos da capital e encerrar o passeio no topo do Edifício Alexandre Mackenzie, com vista especial para o Vale do Anhangabaú.

Para participar, interessados devem realizar a inscrição pelo telefone (11) 3154-2299 ou pelo e-mail recepcao.light@gazitbrasil.com. As vagas são limitadas.

Show de luzes na Fonte do Ibirapuera


Para celebrar o aniversário de São Paulo, a Fonte do Ibirapuera recebe uma celebração especial. Com um show de luzes e cores, o espetáculo vai apresentar a história da cidade passando por alguns pontos icônicos da capital. O evento é gratuito e acontece de 25 de janeiro a 3 de fevereiro em duas sessões, às 20h30 e às 21h.

Foto: Divulgação

Bolo gigante da Carlos Bakery


A famosa casa de bolos Carlo’s Bakery comemora o aniversário da capital distribuindo gratuitamente 465 pedaços de um bolo de 50kg ao público. A festa acontecerá na unidade da loja na Rua Bela Cintra, às 11 do dia 25, e contará com a presença do prefeito Bruno Covas.

Foto: Divulgação

Festival do Queijo da Canastra 


A Rua Joaquim Távora, na altura do número 605, na Vila Mariana, receberá ao mesmo tempo o Festival do Queijo Canastra, do Doce de Leite, da  Comida de Boteco e da Cerveja Artesanal, nos dias 26 e 27 de janeiro, das 12h às 19h. A entrada é gratuita.

Festival do Surf na Avenida Paulista


A praia dos paulistanos, a Av. Paulista, receberá um festival de cultura surf. O evento ocupará diversos espaços do Centro Cultural Fiesp entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro com uma programação completa.

O público poderá conferir a tradicional Mostra Internacional de Arte e Cultura do Surf, assistir à seleção de filmes do Festival Almasurf de Cinema e curtir dois dias de shows musicais, com apresentações da Nômade Orquestra, Black Alien, Bixiga 70 e Cynthia Luz – tudo gratuitamente.

Foto: Divulgação

Orquestra e dança no Municipal


No dia 25 de janeiro, o Theatro Municipal de São Paulo comemora o aniversário da cidade em grande estilo. A partir das 14h, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sobe ao palco para realizar um concerto com peças de Antônio Carlos Gomes, John Williams, entre outros. Já às 19h, o Balé da Cidade apresenta o espetáculo “Das Tripas…Coração”.

Para encerrar a comemoração de 25 horas, no dia 26, ao meio dia, a Orquestra Experimental de Repertório também realiza um concerto na sala de espetáculos. O programa traz obras de Giuseppe Verdi, Alberto Nepomuceno, entre outros compositores. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos duas horas antes de cada evento.

Foto: Divulgação

Homenagem a Tom Jobim


Dia 25 não só é aniversário de São Paulo como seria também a data em que Tom Jobim completaria 92 anos. Em uma homenagem ao compositor, a Caixa Cultural apresenta “Tom Jobim Instrumental”, com diversos concertos interpretados por grandes instrumentistas brasileiros. As apresentações acontecem nos dias 24, 25, 26 e 27, às 19h45 com entrada gratuita.

Aula de pilates no Villa Lobos


A Kero Coco promove atividades saudáveis gratuitas durante o verão no Parque Villa Lobos. No dia 27, haverá aula de ioga das 9h às 12h. Serão três aulas em meio à natureza com duração de 45 minutos cada, ministradas pela professora Juliana Tabet. Para participar, basta realiza a inscrição no local, mas as vagas são limitadas.

Música na Catedral da Sé


A Orquestra Instituto GPA realiza uma apresentação no dia 25, a partir das 10h30, na Catedral da Sé em comemoração ao aniversário da cidade. O repertório traz ‘Sampa’ de Caetano Veloso, ‘Sinfonia Paulistana’ de Billy Blanco, ‘Suite St. Paul’s’ de Gustav Holst,  entre outras obras.

Foto: MTUR

Show do Lenine


O Sesc Itaquera promove no dia 25 de janeiro, a partir das 15h30 um show do cantor Lenine “Em Trânsito: O Tom é Grave; o Tempo é Breve”. Além da entrada ser gratuita não há necessidade de retirar ingressos.

Programação especial no Mercadão 


No dia em que São Paulo completa 465 anos, o Mercado Municipal Paulistano também faz aniversário e oferece diversas atrações especiais para os visitantes.

Na sexta-feira de feriado, um bolo com mais de meia tonelada e diversos tipos
de frutas será finalizado sob o comando do professor Ricardo Magalhães. O parabéns (às 11h45) será sob a apresentação especial dos Trovadores Urbanos. Após cerimônia oficial, a partir das 14h será oferecido o bolo para o público. Alem disso, haverá ainda apresentações artísticas de rua em diferentes pontos do Mercadão. No dia 26 as apresentações artísticas continuam acontecendo o dia todo.

Foto: Felix Tansil

Passeio poético na Avenida Paulista

No dia 25, a rede de Museus-Casas Literários faz um passeio especial com base nas obras dos poetas Haroldo de Campos, Mário de Andrade e Guilherme Almeida. O objetivo é vivenciar aspectos da capital pela ótica dos três grandes escritores. A caminhada começa às 10h na Casa das Rosas com um café da manhã de boas vindas.

Cafezinho no Farol Santander


O Café do Farol, localizado no topo do edifício Farol Santander, distribuirá 465 cafezinhos na faixa para os visitantes por ordem de chegada. Apesar do café gratuito, vale lembrar que o ingresso para acesso ao edifício custa R$ 20. Além de exposições, lá do alto é possível ter uma vista privilegiada da cidade.

Foto: Divugação

Caminhada Fotográfica


O Museu Ema Klabin realizará, no dia 25, uma caminhada fotográfica gratuita pelo bairro Jardim Europa. Não é necessário equipamento profissional, os participantes poderão utilizar até mesmo o celular. O ponto de encontro será na às 14h30 no próprio museu, que fica na Rua Portugal, 43.

Exposições no MASP


MASP  também está com uma programação exclusiva para comemorar o aniversário de São Paulo. Durante o dia 25, além de suas exposições permanentes, o museu apresenta também as que passaram por sua programação em 2018 como parte do ciclo “Histórias afro-atlânticas”. Além da entrada gratuita o horário será ampliado até as 22h.

Música no Museu da Casa Brasileira


O Museu da Casa Brasileira recebe o sambista Anderson Chocolatte e a Velha Guarda da Vila Maria para apresentar o melhor do samba raiz paulistano no projeto Música no MCB. A atração começa às 11h, mas o museu também terá outros shows no decorrer do dia.

Voo de wingsuit na Avenida Paulista


No dia 25 de janeiro, a partir da 1h da manhã, três atletas brasileiros de wingsuit – Flávio Jordão, Lucas de Zorzi e Rick Fragnani – vão sobrevoar a Avenida Paulista. Com as asas do macacão iluminadas, eles saltarão de um helicóptero e pousarão na própria avenida. Quem estiver por lá poderá conferir gratuitamente o espetáculo nos céus.

Foto: Richard Schneider/ Wikimedia

» Bar suspenso a 35 metros de altura é atração no Carnaval em São Paulo
» 30 trilhas para fazer no Estado de São Paulo
» Programação – Blocos de Carnaval de rua em São Paulo 2019
» Aniversário de São Paulo: programação especial de resorts e hotéis para o feriado

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Destinos no Brasil para quem é apaixonado por chocolate

Artigo anterior

Roteiro de 48 horas em Belém e Ilha do Combu

Artigo seguinte

Você pode gostar