Paisagens deslumbrantes, curvas sinuosas e muita beleza: descubra as melhores viagens de trem para fazer no continente sul-americano

Que a América do Sul concentra algumas das mais belas paisagens do planeta não é novidade. Se você busca olhar esses cenários espetaculares por um outro ângulo, sem pressa e com algumas doses de adrenalina, que tal incluir em seu roteiro uma viagem de trem?

Montanhas geladas, desertos, sítios históricos, vinhedos e pontes a mais de 4 mil metros de altitude são alguns lugares que podem ser admirados ao longo de uma viagem de trem inesquecível pela América do Sul.

Conheça agora 9 delas para incluir em sua próxima viagem pelo continente sul-americano.

Tren Crucero – Equador

Foto: Divulgação

Passando por belos cenários equatorianos, o Tren Crucero percorre o trajeto Quito e Guayaquil ou vice-versa. A viagem, com duração de 4 dias, oferece um café-bar e um salão panorâmico que permite ao viajante admirar desde montanhas nevadas ao imponente Cotopaxi, o terceiro maior vulcão ativo do mundo. O trem também possibilita se aproximar da cultura do país que se revela em meio às paisagens, gastronomia e artesanato.

Trem do Fim do Mundo – Argentina

Foto: Transmundi operadora

O Trem do Fim do Mundo é uma das atrações imperdíveis de Ushuaia e percorre uma rota que tem início na Estação do Fim do Mundo, com início na cidade de Buenos Aires e término no extremo sul do país, na Terra do Fogo. O trajeto passa por alguns dos lugares mais belos da Argentina, como campos, florestas e cenários de neve, que vão se alterando conforme as estações do ano.

Belmond Andean Explorer – Peru

Foto: Divulgação/Belmond

O Belmond Andean Explorer revela ao passageiro algumas das mais incríveis belezas naturais e históricas do Peru. Considerado o primeiro trem com cabines dormitório da América do Sul, o trajeto vai de Cusco, capital do antigo Império Inca, até a cidade branca, Arequipa. Pelo caminho, é possível admirar lugares como o Lago Titicaca, o mais alto do mundo, e o Canhão de Colca, um dos mais impressionantes e profundos precipícios do mundo

Trem Para as Nuvens – Argentina

Foto: Divulgação

O Trem para as Nuvens (Tren a las Nubes) não tem esse nome à toa, já que é um dos mais altos do mundo e percorre os sinuosos ziguezagues das Cordilheiras dos Andes. O trajeto de 200 quilômetros (só de ida) sai de Salta, ao norte da Argentina, passa pelo Viaducto La Polvorilla, que fica a 4200 metros acima do nível do mar, para alcançar a Quebrada del Toro e chegar até a Puna. Apesar do frio da barriga, a experiência proporciona uma das vistas mais impressionantes do mundo, enfrentando túneis, pontes e, claro, muitas curvas.

Trem da Serra do Mar – Brasil

Foto: Divulgação

O passeio de trem Serra Verde Express, que parte de Curitiba em direção a cidade histórica de Morretes, corta mais de 150 quilômetros pela Serra do Mar paranaense, passando por cenários naturais belíssimos. O trem atravessa 30 pontes e 14 túneis cavados na serra. Há rotas especiais, como um passeio ao pôr do sol, uma parada extra na cidade de Antonina e uma experiência com degustações de vinho.

Expreso del Sur – Bolívia

Foto: Empresa Ferroviária Andina

O Expreso del Sur, também conhecido como Wara Wara del Sur, oferece uma linha direta entre as cidades de Oruro e Villazon, na Bolívia, distantes em 655 quilômetros. Pelo caminho, belas paisagens de fundem a ótimas acomodações, com opções executivas, vagão de jantar, entre outras comodidades. A viagem total leva treze horas e passa por lugares onde é possível parar ao longo do caminho, como Uyuni, onde está situado o incrível deserto de sal Salar de Uyuni, além de outros pontos de interesse.

Trem Turístico de la Sabana – Colômbia

Foto: Divulgação

O Trem Turístico de la Sabana é uma das melhores formas de conhecer os pontos turísticos de Bogotá, na Colômbia. A bordo de um modelo clássico, que funciona aos finais de semana, é possível conhecer as cidades de Zipaquira e Cajica. Além disso, a rota contempla um tour adicional a um dos lugares mais impressionantes do país, a Catedral de Sal de Zipaquira, uma igreja construída dentro de uma mina de sal a 2.600 metros acima do nível do mar.

Sabores del Valle – Chile

Foto VisitChile.com

Sem dúvidas, esta é uma viagem de trem inesquecível pela América do Sul para quem aprecia um bom vinho. No trajeto que parte de Santiago, no Chile, a proposta é levar os visitantes até a Rota do Vinho do Valle do Colchagua, uma das mais notáveis do país. Com música típica ao vivo e muitas degustações, o passeio também contempla visitas guiadas a vinhedos da região, além da charmosa cidade de Santa Cruz e o Museu de Colchagua, que apresenta mais de 7 mil peças que retratam a história do país.

Trem da Morte – Bolívia

Foto: Divulgação/FERROVIA ORIENTAL

Conhecido como um dos meios de transporte mais baratos de chegar a Bolívia, o Trem da Morte parte de Puerto Quijarro, na fronteira com o Mato Grosso do Sul, até a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Apesar do nome que indica um percurso perigoso, o trajeto é bem tranquilo – o apelido veio do século passado, quando a rota foi usada para transportar pessoas afetadas pela febre amarela. O Trem da Morte, cuja ferrovia possui mais de 600 km de extensão, é indicado para pessoas desapegadas a luxo, uma vez que a viagem pode ser cansativa e lenta, mas é também uma experiência muito autêntica.

Leia também:

» Viagem de trem: veja os 15 roteiros mais espetaculares do mundo
» Trem turístico ligará Belo Horizonte ao Instituto Inhotim
» México constrói trem que fará tour na Rota Maya
» Excursão de trem visita à fábrica de tequilas mais conhecida no mundo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Feira promoverá Black Friday de viagens em São Paulo

Artigo anterior

Conheça o encantador parque na França inspirado em “O Pequeno Príncipe”

Artigo seguinte

Você pode gostar